TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bandas no Brasil: Anos 60 a 2000

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

Bandas no Brasil: Anos 60 a 2000

Anos 60:

  • Banda Os Mutantes

Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada no ano de 1966, em São Paulo,durante o Tropicalismo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).

A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irrevêrencia. Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo.

No cenário do rock nacional e internacional a importância dos Mutantes como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música brasileira e mundial.

Músicas mais famosa: Algo mais e Ando Meio Desligado.

  • Banda Os Incríveis

Os Incríveis foi uma banda brasileira de rock e pop dos anos 1960 e 70, formada em São Paulo por Domingos Orlando, ou "Mingo" (voz e guitarra), Waldemar Mozema, "Risonho" (guitarra), Antônio Rosas Seixas, "Manito" (teclados, vocal e sax), Luiz Franco Thomaz, "Netinho" (bateria), Demerval Teixeira Rodrigues, "Neno" (baixo), substituído em 1965 por Lívio Benvenuti Júnior, "Nenê". Ela se chamava The Clevers, tocavam principalmente twist em moda do início da decada de 1960. O sucess nacional veio durante o periodo da Jovem guarda em 1968.

Músicas mais famosas: Eu Te Amo, Meu Brasil, sendo uma canção de exaltação ufanista da pátria brasileira, muito utilizada durante o governo militar. O Milionário.

Anos 70:

Bandas: Ave de Veludo, Barcamarte, A bolha, Casas das Máquinas,Joelho de Porco.

Anos 80

  • Titãs:

É uma banda de rock formada na cidade de São Paulo, Brasil em 1982. Embora originalmente tocassem pop-rock alternativo em seus primórdios, o grupo também já utilizou diversos outros gêneros. As canções eram criativas (misturavam influências que iam da MPB ao rock, passando pelo samba, reggae e new wave) e o visual, extravagante (com direito a roupas com cores fortes, maquiagens e penteados originais).

Membros: Nando Reis(baixista),Arnaldo Antunes(voz),TonyBelloto(guitarra),Paulo(guitarra),Branco Mello(baixista), Sérgio(baixista),Marcelo(guitarra), Charles(bateria), Ciro(voz) e André(bateria)

Músicas mais famosas: Sonífera Ilha, um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil, Flores, Polícia e Epitáfio.

  • Banda Paralamas do Sucesso

É uma banda de rock, formada no município fluminense de Seropédica em 1982. Membros:Herbert Vianna(guitarra e voz), João Barone(bateria e backing vocais), Bi Ribeiro(baixo), Vital Dias(bateria). Gêneros: Rock alternativo, pop rock, reggae rock, ska punk.

Paralamas do Sucesso são uma das bandas de maior sucesso na história do rock brasileiro, abriram portas para outros grupos. Tem 19 álbuns lançados, entre coletâneas e inéditas e é responsável por discos antológicos.

Músicas mais famosas: Meu erro, Lanterna dos afogados e Aonde quer que eu vá.

Anos 90:

  • Banda Skank

É uma banda brasileira de pop rock, formada em março de 1991 em Belo Horizinte no Estdo de MG. Membros: Samuel Rosa(guitarra e voz), Henrique Portugal(teclados), Lelo Zaneti(baixo), Haroldo Ferretti(bateria). Gênero: rock alternativo, reggae rock, ska,indie rock, rock nacinal. Eram uma banda que não ficava quieta em relaçã ao gênero passando a equalizar as origens eletrônicas com novas influências psicolélicas e acústicas. Foram considerados um dos grupos mais criativos dos anos 90, por sinais de evolução, concentração sem sisudenz nem passadismo, canções pop processadas em cuidadosos laboratorios.

Músicas mais famosas: Vamos fugir, Sutilmente , Te ver e Resposta.

  • Banda Charlie Brown

Foi uma banda de rock formada em Santos n ano de 1992.. Membros: Chorão, Champignon(baixista), Marcão(guitarra), Thiago Castanho(guitarra), Bruno Graveto(bateria),Heitor Gomes(baixista), Renato(bateria) e Pinguim(bateria). Os primeiros álbuns da banda traziam músicas que criticavam o sistema capitalista, a classe política e denunciavam as desigualdades sociais e a passividade do povo brasileiro. A sua influência na música nacional foi gigantesca, não apenas para a “cena” rock. A banda moldou seu estilo somando elementos do rock, pop, punk-hardcore, ska, reggae, hip hop e rap, chegando a flertar até mesmo com o samba e a mpb.

Chorão soube traduzir, em letras simples, mas também em momentos trabalhados, a cultura brasileira advinda das ruas, do jovem desvalorizado e desacreditado no Brasil. Vale lembrar que a banda despontou em 1997, três anos após o plano real surgir, ainda vivendo o sentimento de um país abatido pelas crises econômicas, sem futuro, sem expectativas ou esperança. A marca deixada pela banda e pelo seu líder na cultura brasileira é inegável. A musicalidade da banda é de uma qualidade impar, conseguindo misturar estilos diametralmente distantes com maestrias.

Músicas mais famosas: O coro vai comê, Tudo o que ela gosta de escutar, Proibida pra mim.

Anos 2000

  • Banda Pitty

É uma banda brasileira de rock formada em Salvador. Membros: Pitty(voz), Duda(baterista), Martin(guitarra),Joe(baxio). Gênero: Rock alternativo, Hard Ford, metal alternativo. As músicas, assim como as letras da banda são recheadas de personalidade e altitude, além de terem uma vocalista( Pitty), com uma imagem marcante, fazendo a estrelar a maioria dos clipes da banda que costumam ser sucesso de audiência na MTV.

Músicas mais famosas: Na sua estante, Teto de vidro, Equalize.

  • Banda Malta

É uma banda de rock formada na cidade de São Paulo em 2013. Membros: Luana (vocal),Thor(guitarra),Diego(baixo) e Adriano(bateria). A composição de canções é uma marca registrada da banda. Desde a primeira aparição no SuperStar, a Malta impressionou pela qualidade das músicas apresentadas.

Músicas mais famosas: Diz pra mim, Memórias, Dona da Voz.

Bandas nos Estados Unidos. Anos 60 a 2000

Anos 60:

  • Banda The Doors

Foi uma banda de rock psicodélico norte-americana formada em 1965 em Los Angels, na Califórina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com