TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA OFERECIDOS NO BRASIL

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA OFERECIDOS NO BRASIL

A crescente difusão de conexões de banda larga, particularmente de conexões utilizando tecnologias de TV a cabo e ADSL, tem criado novas possibilidades de uso dos recursos da Internet por parte dos usuários de pequenas instituições e usuários domésticos. A disponibilidade contínua de conexão aliada ao aumento da qualidade de serviço de acesso conduz o usuário ao uso mais intenso dos diferentes serviços disponíveis na Internet atual, em particular, aplicacões de comércio eletrônico, Internet banking e sistemas Peer-to-Peer para compartilhamento de recursos, principalmente arquivos de vídeo e áudio.

As estatísticas de hoje, é difícil saber o número exato de usuários de banda larga no país, as estatísticas apontam para 18,3 milhões de brasileiros com acesso rápido, só que para a empresa responsável pelo realização do ibope, é considerado banda larga tuo que não é conexão discada.

[pic 1]

        No Brasil existem diversas empresas que oferecem o serviço de banda larga, mais existem aquelas que tem maior destaque no cenário nacional, baixo um quando ilustrativo dessas empresas.

[pic 2]

Algumas empresa que trabalham com banda larga no Brasil já aboliram os kbps, como exemplos temos a Telefônica, Net e a GVT. Serão mostrados a seguir, os pacotes de banda larga disponíveis em algumas cidades, com preços, vantagens e desvantagens.

GVT

A GVT atua em 74 cidades brasileiras e trabalha com velocidades de 1,3,5, 10 e 20 Mbps, com preços que variam de 49.90 reais a 449,90 reais, decretou o fim dos kbps em maio, os antigos assinantes receberam proposta de migrar de 256kbps para 1 Mbps. A penetração da banda larga na base de 1,4 milhão de linhas em serviço da GVT é de 58%. Só no primeiro trimestre do ano de 2008, a operadora registrou 292 mil novos assinantes do serviço que chega via Adsl 2+.

Testes realizados revelam que os serviços entre 1 e 8Mbps são indicados para internautas que querem navegar com tranqüilidade, assistir vídeos por streaming e fazer downloads com velocidades razoáveis, a mesma determina cotas de trafego de dados para download e upload nos planos de banda larga, pode variar de 30 GB a 80 GB, o modem é comprado a parte e possui um custo de 135 reais.

TELEFONICA (SPEEDY)

A Speedy possui velocidades que vão de 1 a 30 Mbps, a dois anos a atrás a speedy da telefônica possuía         1,2 milhão de assinantes em 293 cidades paulistas, com o crescente interesse nos acessos de banda larga, hoje a telefônica possui 2,1 milhões de assinantes, espalhados em 407 municípios do estado de São Paulo. Baseado na tecnologia Adsl que utiliza os cabos de rede telefônica, tem maio abrangência geográfica que os sistemas dependentes da infra-estrutura de tv a cabo. O speedy oferece quatro planos de banda larga de ADSL, com as velocidades de 1.0, 2.0, 4.0 e 8.0 Mbps. Possui também os planos chamados trios que oferece aos assinantes telefone fixo, tv por assinatura e acesso à internet e ainda tem o plano Speedy Mega, onde a velocidade é de 30 Mbps, que utiliza a rede de fibra óptica.

        Os planos oferecidos anteriormente pela speedy , a mesma cobrava taxas adicionais com base em limites de transferência de dados, em virtude da competição de internet via cabo os planos atualmente oferecem sem limites de downloads mensais.

        A telefônica normalmente oferece modem Adsl em regime comodata, com o custo no valor de R$ 135,00, taxa de instalação no valor de 59.90. Os preços mensais são 89,90 reais para velocidade de 2.0Mbps e 199,90 reais para velocidade de 8.0Mbps, atualmente através de uma decisão judicial os assinantes não precisam mais contratar provedores.

[pic 3]

        OI VELOX

O Oi velox é o serviço que apresenta maior abrangência geográfica no país, abrangendo 16 estados envolvendo as regiões sudeste, nordeste e norte, devido a isso os planos de conexões, configurações e preços variam em cada região. De uma região para outra observa-se que mesmo sem mudanças nas configurações, os preços são diversificados, por exemplo em Belo Horizonte paga-se pelo mesmo plano cerca de 9% mais que no Rio de Janeiro.

Recentemente foram realizados testes em dois planos do oi velox na cidade do Rio de Janeiro, o de 2 Mbps e o de 4 Mbps, os mesmos apresentaram um bom desempenho tanto nas operações de downloads e uploads como em tarefas de streaming. A seguir uma tabela mostrando o desempenho entre os dois planos testados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com