TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Aço SAE 15B29

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  2.292 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]


COMPARATIVO DE DEPOSIÇÃO METAL DURO

Autor: Clóvis Raddatz

Prof. Orientador Cristian Bernardi

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso– Estágio

20/06/15

1. INTRODUÇÃO

Hoje a mecanização na agricultura é fundamental, tem a finalidade de reduzir o trabalho manual com enxadas, facões no campo onde exige muita energia do ser humano e animal para pouca produtividade. Quando pequenas e grandes fazendas são mecanizadas há um aumento do nível de produção, competitividade comercial até melhora da situação socioeconômica do país.

Para montar um conjunto mecanizado temos que sincronizar um trator com o implemento rebocado, hoje as potencias dos tratores comercializados mundialmente vão de 55 CV até 620 CV , toda esta combinação de esforços resulta uma configuração onde o implemento de contado direto sofre agressividade em solo seco e duro refletindo condições severas  para desgastes, mas aplicando o material correto não é  problema para o material Metal Duro. Este material é projetado para obter uma estrutura anatômica, onde o implemento pode durar duas a três vezes mais do que o normal evitando o desgaste acentuado e o desvio de fluxo do solo , o consumidor final economiza em tempo de inatividade, combustível e evita custos desnecessários para troca do implemento por desgaste prematuro.

[pic 2]     [pic 3]

Figura 1 – Trabalho Animal                              Figura 2 – Trabalho Mecanizado

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Objetivo desta revisão Bibliográfica é apresentar as características técnicas do aço de baixa liga 15B29 temperado com revenimento e depois Metal Duro OK8358 depositado no método eletrodeposição sob o Material Base analisando suas estruturas e métodos utilizados

2.1 Características do Aço SAE 15B29

2.1.1. Composição química.

A composição química do aço SAE 15B29 é mostrada na tabela I e as características notadas na composição química são:

a) Contém percentual de carbono relativamente baixo assegurando a conformabilidade e boa tenacidade do aço como temperado.

b) A adição de boro aumenta a temperabilidade permitindo que aços com baixa composição química, podem ser temperados.

O Titânio é também adicionado para assegurar que o boro não reage com o nitrogênio reduzindo a temperabilidade. A adição de titânio e alumínio previne o crescimento de grão Austenitico, mantendo boa tenacidade.

Elemento

Faixa Especificada

Elemento

Faixa Especificada

Carbono

0,28 a 0,36

Molibdênio

0,040 máximo

Silício

0,15 a 0,30

Níquel

0,20 máximo

Manganês

1,20 a 1,40

Cobre

0,30 máximo

Fósforo

0,030 máximo

Estanho

0,040 máximo

Enxofre

0,040 máximo

Titânio

0,050 máximo

Cromo

0,20 a 0,65

Boro

0,0020 a 0,0055

Tabela 1 - Composição química do aço SAE 15B29

Local de Medição

Faixa Especificada

Superfície da Peça

440 a 500 HB. – ( 46 a 51 HRc. )

Núcleo ( Centro da Espessura )

440 ( 46 HRc. ) mínimo.

Tabela 2 - Propriedades mecânicas do aço SAE 15B29 sem tratamento térmico.

2.1.2. Tratamento térmico de Têmpera

A temperatura de Austenitização do aço SAE 15B29 é realizada entre 870ºC a 930ºC, utilizando tempo de patamar (“encharque”) resultam no aumento do tamanho de grão Austenítico causando perda de tenacidade do aço. O aço 15B29 pode ser temperado em água ou óleo dependendo da espessura e forma do componente, atingindo dureza próxima a 54 HRc quando resfriado em água e 46 a 50 HRc quando resfriada em óleo.

2.1.3. Tratamento Térmico Revenido.

É definido como um processo de tratamento térmico do aço temperado em Martensita, objetivando o aumento da ductilidade. As principais reações que ocorrem durante o revenido da martensita são: A segregação de carbono para os defeitos da rede e precipitação de carbonetos metaestáveis, transformação da austenita retida, recuperação e recristalização da martensita. Estas reações ocorrem pelo processo de difusão do soluto na matriz, e muitas vezes elas se sobrepõem sendo influenciadas pela adição dos elementos de liga.

2.2. Ensaio de Desgaste

Este método cobre os procedimentos de laboratório para determinar a resistência dos materiais metálicos em arranhaduras de abrasão pelos meios de ensaio de areia seca /instrumento de roda de borracha. É intenção deste método fornecer dados que irão reproduzir a escala de materiais em suas arranhaduras a abrasão sob um conjunto de condições específicas. Não deverá ser usado para prever a resistência exata de um material sugerido em um ambiente específico. Seus valores especiais dependem em prever a escala de materiais em um pedido relativo semelhante ao mérito como ocorre em um ambiente abrasivo. A informação de volume de perda obtido no ensaio de materiais cujas vidas são desconhecidas em um ambiente abrasivo específico talvez possa ser comparada ao ensaio de informação obtido do material cuja vida é desconhecida no mesmo ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (720.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com