TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cinco Linguagens Do Amor

Exames: As Cinco Linguagens Do Amor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 12

ALVARO MANOEL DE CASTILHO

SILMAR CESCO

TÍTULO:

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

AUTOR:

GARY CHAPMAN

Paper apresentado à Aconselhamento e Orientação Familiar - 1º ano noturno do Curso Livre de Teologia – CLT/ITQ. – ITAJAÍ 2013

Orientadora Pra. Aparecida da Silva

As 5 linguagens do amor / Gary Chapman; traduzido por Emirson Justino. - 3. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2013.

ITAJAÍ/II

2013

RESUMO

Esta obra tem como finalidade de demonstrar após vários anos de estudos as cinco linguagens do amor. É muito raro que tanto o marido quanto a esposa terem a mesma linguagem emocional de amor. Nossa tendência é falarmos a nossa linguagem do amor primária e depois ficarmos confusos quando o cônjuge não entende o que estamos querendo comunicar. Se quisermos que o cônjuge sinta o amor que tentamos comunicar, devemos expressá-lo na linguagem do amor primaria dele. Assim, ao descobrimos as cinco linguagem do amor básicas e entendermos a nossa linguagem do amor primária e a do nosso cônjuge, teremos as informações necessárias para aplicar no casamento as idéias proposto no livro e artigos, crendo que teremos descoberto a chave para um casamento duradouro e amoroso.

Palavras-chave: 1. Amor – Aspectos religiosos – Cristianismo 2. Casamento – Aspectos religiosos – Cristianismo 3. Comunicação no casamento 4. Homem-mulher – Relacionamento

1 CONTEÚDO

A palavra ‘amor’ é a mais importante do nosso idioma. Os psicólogos concluíram que sentir-se amado é uma necessidade emocional primária no ser humano. Somos capazes de rematar de que a palavra ‘amor’ permeia a sociedade humana, tanto na história quanto no presente, devemos deduzir também que é uma palavra bastante confusa. Nós usamos de diversas maneiras. Daí da necessidade de nos sentirmos amados por nosso cônjuge está o cerne de nossos desejos conjugais. As diversas histórias relatadas comprovam de que tanto adultos quanto a crianças possuem ‘tanques de amor’.

Estamos convencidos de que manter o ‘tanque de amor’ emocional do nosso cônjuge abastecido é vital para o casamento. Seguindo a jornada do casamento com o ‘tanque de amor’ vazio pode custar muito caro.

Sendo sabedor de que a maioria de nós opta pelo casamento por meio da experiência da paixão. Quando encontramos alguém cujas características físicas e traços de personalidade geram um choque elétrico forte e suficiente para disparar nosso ‘alerta de amor’. Os sinos começam a tocar, ficamos obcecado pelo outro, desejamos estar sempre ao seu lado. A pessoa apaixonada tem a ilusão de que o seu amado é perfeito. As melhores amigas conseguem enxerga as falas. E, ao iniciamos o processo de conhecer a pessoa. Ás vezes os arrepios desaparecem no primeiro encontro.

Infelizmente, a experiência da paixão eterna é ficção, não um fato. Estudos realizados concluíram que o tempo médio de vida da obsessão romântica é de dois anos. E ao final todos nós descemos das nuvens e colocaremos os pés no chão outra vez e nossos olhos se abrem e vemos os defeitos da outra pessoa. Esses pequenos traços que ignorávamos quando estávamos apaixonados agora se tornam montanhas imensas.

Assim, quando o ‘tanque de amor’ emocional de seu cônjuge estiver cheio e ele se sentir seguro de seu amor, o mundo inteiro brilhara e seu cônjuge saíra em busca do seu mais elevado potencial na vida. Quando, porém, o ‘tanque de amor’ está vazio e ele se sente usado, em vez de amado, o mundo parecerá escuro e ele provavelmente nunca alcançará seu potencial de gerar bem no mundo.

Abaixo explicamos as cinco linguagens emocionais do amor e, como de fato descobrir a linguagem do amor primária de seu cônjuge torna seus esforços de amor muito mais produtivos:

1) Palavras de Afirmação

Uma maneira de expressar o amor emocional é usar palavras que edificam.. Elogios verbais, ou palavras de apreciação, são poderosos comunicadores de amor. São melhores expressos em declarações simples e diretas de afirmação. Tais como:

‘Você fica muito bem com esse terno!’

‘Você fica linda nesse vestido! Uau!’

‘Adoro o fato de você ser tão responsável. Sinto que posso contar com você.’

Não sugerimos usar bajulação para obter o que deseja de seu cônjuge. O objetivo do amor não é conseguir o que você quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem ama. Assim, ao recebermos palavras afirmativas, há uma maior possibilidade de nos motivarmos a retribuir e fazer algo que nosso cônjuge deseja.

Outras possibilidades são Palavras Encorajadoras. A palavra ‘encorajar’ significa ‘inspirar coragem’, pois há áreas em nossa vida nas quais nos sentimos inseguros;.

E ainda, com Palavras Gentis. Isso tem a ver com nossa maneira de falar. A mesma frase pode ter dois significados diferentes, dependendo de como ela é dita. A declaração ‘Eu amo você’ dita com gentileza e ternura, pode ser uma genuína expressão de amor. Mas o que dizer de ‘Eu amo você?’ O ponto de interrogação muda todo o sentido. As vezes as palavras dizem uma coisa, mas o tom da voz diz outra.

Palavras Humildes. O amor faz pedidos, não exigências. Quando exijo coisas de minha esposa, torno-me pai, e ela passa a ser minha filha. Ao fazer um pedido a seu cônjuge, você afirma o valor e as capacidades dele. Em essência, esta indicando que ele tem algo ou pode fazer alguma coisa que é significativa e valiosa para você. Todavia, ao fazer exigências, você deixa de ser um parceiro e se torna um tirano. Seu cônjuge não se sentira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com