TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 5 LINGUAGENS DE AMOR A DEUS

Ensaios: AS 5 LINGUAGENS DE AMOR A DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 14

Devocional: AS 5 LINGUAGENS DE AMOR A DEUS (22/ABR/2013)

Cada um de nós tem uma maneira de sentir e expressar amor pelas pessoas ao nosso redor: pode ser através de palavras, toque, presentes, tempo de qualidade e serviço. Alguma vez você já se preocupou em amar a Deus em todas essas linguagens? Sendo feitos à imagem e semelhança de Deus precisamos sentir e expressar o amor e é isso que Deus quer de nós: que o amemos e o obedeçamos. Você tem demonstrado seu amor a Deus?

Meditação 1 – Tema: Palavras – Segunda Feira 22/04/2013

“Cantem louvor a Deus, o Senhor, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe deem graças.” (Salmo 30:4)

► Deus não precisa do nosso louvor, o melhor que podemos fazer não é suficiente para expressar a grandeza e a santidade d’Ele (Is 64:6), mas ainda assim Ele quer que digamos o quanto Ele é importante para nós, e reconheçamos suas qualidades, pois isso é uma maneira de mostrarmos o nosso amor. É isso que Ele quer. Minha filha gosta de me fazer desenhos, e por ter apenas 4 anos de idade seus desenhos são alguns rabiscos com significados que só ela conhece, mas, eu gosto quando ela os faz e os coloco na porta da geladeira, pois aqueles rabiscos são uma expressão dos sentimentos dela – e é isso que é importante para mim. Deus quer o nosso louvor e se alegra quando o fazemos. Quem não gosta de ouvir boas palavras, principalmente quando são verdades? Assim podemos e devemos usar nossas palavras para dizer o quanto amamos a Deus, isto é amor a Ele também. Não seria necessário, mas precisamos dizer que palavras sem ação não significam nada. Se o seu coração e sua vida estão sem Deus, palavras não adiantarão, pois você pode dizer que ama a Deus mesmo não amando. (é muito importante você ler: 1 João 1:6; 2:4; 3:18)

► Podemos usar palavras para amar a Deus de 6 maneiras: (leia os versículos) 1) Elogiando suas qualidades e seus feitos (Sl 145:3-10); 2) Agradecendo (Sl 100:4); 3) Testemunhando (Sl 105:2); 4) Evangelizando (Sl 105:1); 5) Cantando (Ef 5:19); 6) Controlando a língua (Tg 1:26)

► A palavra de Deus dedica muitas passagens falando sobre a língua exatamente porque é algo tão difícil de se controlar, e acarreta tantas conseqüências. Você colocaria sua comida dentro de um penico em uso e almoçaria tranquilamente? Pois fazemos isso mesmo! Com a mesma boca que louvamos a Deus, também xingamos, ofendemos, falamos mal de irmãos e mentimos. Isso não deve ser assim (Tg 3:10). Por isso, quando usamos a língua adequadamente estamos louvando a Deus também.

►Reflita: Conta-se que Gandhi, sempre que viajava de trem pela Índia, comprava passagem de terceira classe. Ali os passageiros, como acontece em alguns outros países, também não cultivavam hábitos de higiene, nem de boas maneiras. Certa ocasião, quando empreendia uma das suas viagens, ele chamou a atenção de um rapaz que viajava junto a ele no mesmo vagão e que de vez em quando cuspia no chão. Diante da advertência recebida, o moço respondeu indelicadamente e repetiu várias outras vezes o gesto. Gandhi calou-se. Depois de um bom tempo de viagem, o rapaz pegou no seu violão, dedilhando-o por uns momentos até afiná-lo, e começou a tocar e também a cantar músicas que exaltavam o grande líder e herói nacional (o próprio Gandhi). Quando, finalmente, o trem parou na estação da cidade para onde Gandhi se dirigia, ele se levantou, preparando-se para descer. O jovem, que também ficaria ali, juntou suas coisas para sair. Na estação, ele percebeu que alguém de certa importância e grande respeito estaria chegando, porque havia uma enorme recepção organizada com músicas instrumentais, fogos de artifício e discursos. Parou para ver… Era Gandhi quem chegava! Quando olhou com mais atenção foi que o rapaz se deu conta de que o passageiro a quem havia respondido de maneira tão descortês e insolente era exatamente aquele que ele havia enaltecido com tanta veemência através das suas canções. Ele não conhecia Gandhi, mas certamente entendeu que para ele nada significaram suas músicas e o seu cântico. Essa experiência pode muito bem ser aplicada em relação a Deus. (…)

►Pense no que tem saído de sua boca e veja se tem sido uma demonstração de amor a Deus. Marque o item que tem que ser trabalhado em você:

( ) Elogios a Deus;

( ) Agradecimentos;

( ) Testemunho;

( ) Cantar louvores;

( ) Evangelismo;

( ) Controle da minha língua.

► Use este momento para elogiar a Deus. Escolha 3 qualidades d’Ele que têm sido presentes em sua vida estes dias e O elogie por isso. Escolha uma música e cante agora, se possível, ou em outro momento hoje, uma sugestão é: Por tudo que tens feito, por tudo o que vais fazer… e decore o Salmo 30:4.

Meditação 2 – Tema: Toque – Terça Feira 23/04/2013

“Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” (1 João 3:18)

► Não podemos tocar Deus, nem sequer vê-lo, mas sabemos que cada um que tem o Espírito Santo O carrega dentro de si (João 13:20). Deus se sente feliz com o amor genuíno entre os irmãos, quando ajudamos, incentivamos, admoestamos, consolamos, ensinamos uns aos outros, enfim, quando praticamos o amor (Sl 133:1-3), por isso, através do que fazemos para as outras pessoas que podemos tocar, estamos amando o Deus que não tocamos. Em outras palavras: podemos tocar em Deus quando tocamos os outros.

► Leia: Mc 9:37; Mt 10:40; 1 Jo 4:20-21; 1 Jo 4:12.

► Reflita: Maria tinha 70 anos e o peso da idade deixara no seu rosto e no seu corpo cansado as marcas do tempo e das experiências (…).Um dia, passeando pela cidade resolvendo alguns problemas, sentiu-se fraquejar e perder a vista numa rua deserta e caiu. Sozinha, e mal conseguindo se levantar, sentiu medo de ser confundida com uma bêbada, quando pára um carro e desce uma moça, que pede para alguns transeuntes que ajudem a levantá-la, colocando-a em seu carro. A desconhecida agradece a ajuda, sorrindo para ela: – Está melhor agora? – Acho que sim, responde Maria, – Senti uma tontura e caí. – Quer que eu a leve ao pronto-socorro?- Não precisa, estou melhor, mente Maria, – Agradeço sua atenção, acho que até já posso ir. E tentou um sorriso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com