TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Correntes da Ergonomia

Por:   •  8/12/2020  •  Ensaio  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Padilha (2013, p.4) “De acordo com a divulgação da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), no ano de 2000 a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou uma definição oficial, que diz”:

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

Na ergonomia existem duas correntes. A Anglo-Saxônica, primeira corrente e a mais antiga, que utiliza de algumas ciências para melhorar as condições de trabalho, enfocando mais a concepção de dispositivos técnicos (máquinas, utensílios, postos de trabalho, ferramentas, programas etc.). A segunda corrente é a Européia, mais recente, que enfoca o estudo particular do trabalho com o objetivo de tornar se melhor, absorvendo-se menos com os equipamentos e dispositivos e dando mais importância ao conjunto do trabalho e o trabalhador (fadiga, posturas, modo operacional). Analisando as formas e tipos de ergonomia, Padilha (2013, p. 5) conceitua os dois exemplos de ergonomia:

• Ergonomia de Concepção: também chamada de Ergonomia Pró-ativa, inicia-se no planejamento do posto através de um estudo aprofundado do ambiente de trabalho, da prescrição da tarefa, do conforto e postura do trabalhador, das perspectivas de produção durante a concepção do posto, criando assim um posto de trabalho adequado ergonomicamente. • Ergonomia de Correção: é a avaliação do posto já instalado, postura do trabalhador, ambiente de trabalho, mobiliário, ferramentas, modo operacional etc., com o objetivo de adaptá-los ergonomicamente. A ergonomia de correção também pode ser chamada de reativa, pois reage aos problemas detectados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com