TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças De Crescimento Entre Japão E Brasil Na década De 90

Pesquisas Acadêmicas: As Diferenças De Crescimento Entre Japão E Brasil Na década De 90. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Relacione as diferenças do crescimento do Japão após os anos 90 com o crescimento do Brasil na mesma época e faça suas considerações.

O Japão era considerado uma das mais fortes economias mundiais, porém no início dos anos 90 esse cenário havia mudado, pois um período de estagnação parecia ter afundado o país mais gigantesco da economia. Nesse período a economia japonesa perdeu bilhões de dólares com o estourou da bolha dos imóveis e das ações, além de estarem sufocados com a montanha de empréstimos que os bancos haviam concedidos e também pela demissão em massa de funcionários pelas empresas.

Nessa mesma época dos anos 90 o Brasil conseguiu ter um controle inflacionário, a relativa estabilidade econômica, e a abertura e integração da economia brasileira com o mercado externo. Após anos de governos autoritários no início dessa década conseguimos a eleição direta de nossos governantes, o que ajudou na promoção e desenvolvimento brasileiro.

Contudo na ultima década o Japão surpreendentemente vem ressurgindo das cinzas. Sua economia começa a reagir, a deflação começa a chegar ao fim, os investidores começaram a investir novamente e as empresas mesmo que timidamente começaram a contratar.

Essa recuperação da economia japonesa deve-se as reformar econômicas.

“Os bancos se livraram de boa parte dos créditos podres, herança do estouro da bolha, e estão em melhores condições para financiar investimentos produtivos. “ houve muito progresso na reforma de alguns dos mais intratáveis problemas do país. Afirmar Mattew Sherwood, da consultoria inglesas Economist Intelligence Unit.

Sendo assim com a incrível recuperação do Japão na ultima década, todo o resto do mundo pode comemorar, pois o crescimento do comércio mundial é favorecido e novas portas de investimentos são abertas. E dentre desses países favorecidos encontra-se o Brasil, pois o Japão tornou-se um dos principais clientes na compra de minério de ferro e frango congelado. Muitos outros pontos importantes podem ser destacados com essa boa relação entre Brasil e Japão como, a remessa de trabalhadores para o Japão que estimam cerca de 2,5 bilhões de dólares de vendas da Embraer, investimentos nas fabricas instaladas no Brasil como a Nissan e Toyota (fabricas de carros) e investimento na CENIBRA empresa de papel.

Referências bibliográficas:

KOPELKE André Luiz. Caderno de Estudos Economia: Uniasselvi, 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com