TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Inorgânicas São Classificadas Em 4 Grupos: Ácidos, Bases, Óxidos E Sais

Por:   •  26/11/2023  •  Abstract  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 5

         FUNÇÕES INORGÂNICAS

- Introdução -

As funções inorgânicas são classificadas em 4 grupos: ácidos, bases, óxidos e sais.

Os ácidos e bases podem ser definidos através da definição de Arrhenius que diz que os ácidos liberam H+, e as bases liberam OH- em água. Porém, esse conceito se torna limitado ao meio aquoso, onde as substancias estarão dissociadas.

Com essa limitação da definição de arrhenius, os químicos J. N. Bronsted e T. M. Lowry caracterizaram os ácidos como a substancias capazes de doar um próton (íon hidrogênio, H+) a uma base, e a base, substancia capaz de aceitar um íon do ácido. Quando há uma reação de equilíbrio onde se tem dois ácidos e duas bases, um em cada lado da seta, o ácido de um lado forma com a base do outro um par ácido-base conjugado. Na definição de Bronsted- Lowry a força de um ácido depende de quanto ele doa prótons ao solvente, portanto um ácido forte é aquele que está totalmente desprotonado em solução, e o ácido fraco está parcialmente desprotonado. Já as bases, são fortes quando estão completamente protonadas em solução, e fracas quando estão parcialmente.

 Porém, essa teoria ainda é limitada pela transferência de prótons. Então, surgiu a definição de Lewis, onde a base é uma substancia que pode doar um par de elétrons para a formação de uma ligação covalente e o ácido é uma substancia que pode aceitar um par de elétrons para formar uma ligação.

Os óxidos são compostos binários, em que um dos elementos é o oxigênio. Ao reagir com água formam ácidos ou bases de bronsted. O óxido ácido são compostos moleculares que reagem com bases para formarem sal e água. Ao contrario, os óxido básicos são compostos iônicos e reagem com ácidos e foram sal e água.

Caracteristicamente, os metais formam os óxidos básicos e os ametais formam os ácidos, porem, os elementos que ficam na fronteira entre os dois formam óxidos anfóteros que reagem tanto com ácidos quanto com bases.

Os sais são formados através da reação de ácido e base, formante também água. Ocorre a substituição total ou parcial dos íons de hidrogênio do ácido por radicais eletropositivos ou, provenientes das bases pela substituição total ou parcial dos íons hidroxila por radicais eletronegativos. Sal pode ser definido por toda susbtancia que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ (ou H3O) e um ânios diferente de OH-.

- Objetivo

Classificar as funções inorgânicas

- Experimental

1. Óxidos

1.1 Óxidos básicos

Em um tubo de ensaio adicionou-se alguns mg de óxido de cálcio (CaO) e 2,0 mL de água destilada e agitou-se. Colocou uma gota da solução em um papel indicador de pH (tornassol) rosa e outra em um papel de tornassol azul. Na solução do tubo de ensaio também se adicionou uma gota do indicador de pH fenolftaleína. Anotou-se os resultados.

1.2 óxido ácidos

Em um tubo de ensaio com saída lateral, que estava com uma borracha nesta saída, até um outro tubo de ensaio com 3,0 mL de agua destilada, adicionou-se algumas gramas de carbonato de cálcio (CaCO3) e após, 3,0 mL de ácido clorídrico (HCl) 2,0 mol L e tampou-se rapidamente. Foi recolhido o gás produzido no segundo tubo de ensaio com agua e mediu o pH com papel de tornassol azul, fenolftaleína e também fita de pH universal.

1.3 óxidos anfóteros

Reação com ácido

Colocou-se alguns mg de oxido de zinco (ZnO) em um tubo de ensaio e em seguida, 2,0 mL de acido clorídrico (HCl) 2,0 mol L. Agitou-se a anotou as observações

Reação com Base

Colocou-se alguns mg de oxido de zinco em um tubo de ensaio e após, 2,0 mL de hidróxido de sódio (NaOH) 6,0 mol L. Agitou-se e anotou as observações.

2 Hidróxidos

Comprovação do caráter anfótero do hidróxido de alumínio

Em dois tubos de ensaios distintos, adicionou-se 1,0 mL de cloreto de alumínio (AlCl3) 1,0 mol L e amônia aquosa (NH4OH) 3 mol para se obter hidróxido de alumínio (Al(OH)3). Em um tubo foi colocado aos poucos solução de acido clorídrico 2,0 mol L e ao outro, solução de hidróxido de sódio 6,0  mol L, até a dissolução dos precipitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com