TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Habilidades Essenciais Dos Negociadores

Trabalho Escolar: As Habilidades Essenciais Dos Negociadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3: As habilidades essenciais dos Negociadores

Habilidades essenciais

Para ter sucesso em uma negociação é necessário que o negociador seja uma pessoa eficiente e eficaz com objetivos a atingir, para isso todo bom negociador precisa desenvolver habilidades essenciais durante um processo de negociação.

As habilidades essenciais são:

- Concentrar nas ideias focando em pontos para a solução do conflito.

- Discutir as proposições seguindo o plano e cronograma.

- Proporcionar alternativas para outra parte buscando sempre novas oportunidades.

- Ter objetividade nos problemas sendo breve e respondendo um de cada vez.

- Apresentar propostas concretas levantando informações para saber quais são as propostas variáveis, tendo objetivo.

- Saber falar e ouvir.

- Colocar-se no lugar da outra parte, conhecendo o outro e suas necessidades.

- Ter consciência que se negocia o tempo todo obtendo melhorias contínuas.

- Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas.

- Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo, pois pode ser corrompido ou desfeito, podendo comprometer seriamente o relacionamento.

Papel do negociador neste processo

O negociador deve ser consensual, aberto ao diálogo e deve ser preservado o respeito mútuo. Deve ter como princípios: distinguir as pessoas do problema, manter o foco nos interesses, gerando possibilidades e usando critérios objetivos.

Pesquisar e conseguir o maior número de informações possíveis sobre a pessoa, a empresa ou o produto que vai negociar visitar ou entrevistar,

pois estamos na era da informação. Quem tem mais informação tem maiores chances de tomar decisões corretas. O negociador não pode ser ansioso. Os melhores negócios são feitos pelos negociadores mais cautelosos.

Utilize uma das maiores armas da negociação: a habilidade de perguntar e ouvir a resposta atentamente, o negociador sempre conseguirá colher informações que lhe ajudarão a tomar a decisão correta para concluir o negócio com sucesso.

Quem pergunta mais tem mais respostas e tem mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa, porém quem fala menos ganha mais, pois nunca teremos que explicar o que não falamos, ouça e repita o que a outra pessoa disse com as suas palavras para confirmar que realmente entendeu.

Entendendo a necessidade de atingir os resultados da negociação, percebe-se a exigência, em relação aos negociadores, de estabelecer objetivos, o mais importante envolve a preparação de si próprio, e o planejamento, com vista ao resultado a alcançar. Essa preparação e esse planejamento tornam-se fatores efetivos e contributivos do sucesso da ação de negociar, na medida da sua identificação como base de tudo o que se fizer no decorrer do processo da negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com