TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Integrações do Espaço Urbano e Rural na Atualidade

Por:   •  29/8/2016  •  Abstract  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISO

Arquitetura e Urbanismo

As integrações do espaço urbano e rural na atualidade

Mariana Cristina Ribeiro        RA: 002201201317

Rafaela Zanotti Pinto        RA: 002201201322

Profª Valéria Silva Rosa de Almeida

Itatiba

2013

Mariana Cristina Ribeiro        RA: 002201201317

Rafaela Zanotti Pinto        RA: 002201201322

Artigo Acadêmico apresentado à disciplina Leitura e Produção de Textos II, pelo Programa de Graduação do curso de Arquitetura

da Universidade São Franciso, sob a orientação da Profª Valéria Silva Rosa de Almeida, para obtenção de nota parcial do segundo período do segundo semestre do ano letivo de 2013.

Itatiba

2013

PINTO, R.Z. e RIBEIRO, M.C.. As integrações do espaço urbano e rural na atualidade. Arquitetura e Urbanismo. Universidade São Francisco. Campus – Itatiba, 2013.

Este artigo visa conceituar o que é o espaço urbano e o espaço rural, como estes conceitos foram dados ao longo da história e quais as diferenças entre eles. Com base nas definições desses conceitos, o artigo faz um ensaio sobre qual a influência da cidade no campo e do campo na cidade atualmente. A análise inicia uma breve transição de como eram as cidades e como este termo era designado, fazendo com que um povoado passasse a ser chamado de cidade e/ou metrópole.  Em um segundo momento, apresenta o espaço rural, como era conhecido e como o avanço da modernidade, a partir de influências estrangeiras, mudou este cenário. Em seguida trás quais as influências da globalização em ambos os espaços, onde hoje só é possível diferenciá-los com um comparativo da história. Também trata o que cada espaço acrescentou ao outro, quando a globalização passou a interferir. Por fim, o estudo aborda que os espaços urbano e rural não perderam suas identidades, suas características, apenas favoreceram um ao outro, gerando assim benefícios para toda a sociedade e questiona se a globalização pode gerar malefícios para o setor rural.

Palvras-chave: ESPAÇO URBANO, ESPAÇO RURAL, HISTORIOGRAFIA

SUMÁRIO

Introdução        1

1. A história urbana ao longo da história        3

    1.1. Espaço Urbano         5

    1.2. Espaço Rural         7

2. Espaço Urbano versus Espaço Rural        9

3. Considerações Finais        11

4. Crítica Pessoal        12

Referências        13

Anexos        14

Introdução

        Esta pesquisa mostra como os termos espaço urbano e espaço rural foram gerados ao longo da história, como esses conceitos são diferenciados entre si e  ajuda à refletir se hoje essas diferenças ainda existem, mesmo com o processo massacrante da globalização.

A globalização e o capitalismo atualmente exercem vasto poder sobre o desenvolvimento das cidades, e a passos largos começam a alterar o cenário rural do interior do país. A inserção de novas tecnologias, novas formas de cultivo e novas formas de administrar as produções agrícolas exemplificam como o capitalismo cresce a cada dia neste “novo cenário rural”.

Com isso o conceito de urbano, segundo Marques (2002, p. 106) “(...) é o território onde se desdobra modernidade e a cotidianidade no mundo moderno” e rural “(...) corresponde a aquilo que não é urbano, sendo definido a partir de carências e não de suas próprias características”, vem se alterando ao passar do tempo. Esses conceitos que são abordados no ensino e que formulamos, a partir da concepção de vivências próprias, veem sofrendo modificações que não permitem distinguir o limite da área urbana e da área rural. Esta quebra de paradigma nos remete a voltar a analisar as características do espaço urbano e espaço rural, e diferenciá-las para compreender o desenvolvimento de ambas as áreas.

 O objetivo dessa pesquisa é fornecer um comparativo entre o desenvolvimento dessas áreas. A partir desse comparativo, visualizar quais as principais alterações nesses conceitos, em relação ao que era definido como espaço urbano e rural.

Mas qual a influência da cidade no campo e do campo na cidade atualmente? Hoje vivemos uma realidade em que o habitante da cidade, desfruta dos benefícios proporcionados pelo campo, tanto os seus benefícios naturais e locais quanto seus benefícios culturais, estes que cada vez mais vem ultrapassando a barreira do preconceito na cidade, que ajuda a aumentar uma cultura tão diversificada que podemos encontrar em uma cidade. E por sua vez, o homem do campo recebe as influências do espaço urbano e sabe introduzi-la em seu ambiente e se beneficiar dos resultados que esta junção pode gerar.

A partir dessa nova realidade e dessa quebra de paradigma, a pesquisa tem seu foco nos conceitos dos espaços urbano e rural, como surgiram e principalmente suas diferenças, que fazem com que seja possível distinguir essas áreas nas regiões do país. Antes de qualquer comparação dessas diferenças, a pesquisa aborda como surgiram as áreas que mais tarde seriam categorizadas como cidades, a história por de trás dos termos “urbano” e “cidade” e quais as influências, que mais tarde geraram o poder dessas sobre as áreas rurais. Em seguida, é desenvolvido o conceito do que é o “rural”, quais as mudanças sofridas por essas áreas ao longo do tempo, mudanças estas com atuação direta do desenvolvimento urbano. Por fim, estes conceitos e características são comparados, mostrando também a grande influência do desenvolvimento urbano na migração do homem do campo para as cidades, gerando assim uma linha de pensamento e mostrando para onde caminha o desenvolvimento urbano/rural.

  1. A história urbana ao longo da história

Ao longo do tempo e obviamente com a evolução do homem, a criação e o desenvolvimento das cidades sofreram alterações significativas para o convívio da sociedade.

O termo cidade, segundo Aurélio (2009, p. 464), “complexo demográfico formado, social e economicamente, por uma importante concentração populacional não agrícola, dedicada a atividade de caráter mercantil, industrial, financeiro e cultural”. Mas o surgimento do termo “cidade” é elaborado a partir das funções das regiões, ao longo do tempo. Na Antiguidade Oriental, por exemplo, as regiões ocupadas pela população foram organizadas segundo a política, a economia, social e cultural, que mais tarde foram os requisitos principais para delimitar as áreas. Já na Idade Média, as cidades eram determinadas a partir do surgimento das universidades ou grandes centros educacionais tradicionais. E na Idade Moderna, surgem as capitais, onde o trabalho político do Estado foi centralizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com