TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO RURAL E URBANO

Artigo: O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO RURAL E URBANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  4.305 Palavras (18 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 18

Artigo Científico

O Serviço Social no contexto rural e urbano

Resumo: Este artigo buscará esclarecer a importância dos movimentos sociais no processo de luta no processo de luta pela reforma urbana. Pretende-se fazer uma reflexão sobre as principais tendências e temas que estão animando o debate brasileiro recente sobre o tema desenvolvimento rural. A ideia, fundamentalmente, consiste em descrever e caracterizar o contexto histórico em que o debate corrente sobre o desenvolvimento rural emergiu no Brasil, indicando-se alguns elementos das mudanças políticas, sociais e econômicas que estão na sua raiz.

Além disso, buscar-se-á situar as principais perspectivas analíticas que vêm orientando os estudiosos e pesquisadores na interpretação dos processos de mudança social que estão ocorrendo no espaço rural. Durante muito tempo, o desenvolvimento rural foi associado ao conjunto de ações do Estado e dos organismos internacionais destinadas à intervenções nas regiões rurais pobres que não conseguiam se integrar ao processo de modernização agrícola via substituição de fatores de produção considerados atrasados (Navarro, 2001). Esta foi a tônica da intervenção no meio rural do Brasil e de outros países na América Latina no período conhecido pela vigência da ideologia da "revolução verde", que preconizava ações de intervenção dirigidas e orientadas, geralmente de caráter compensatório, que eram vistas como a solução para os agricultores que não conseguiam se modernizar tecnologicamente nem integrar-se ao conjunto da economia através da indústria, comércio e serviços.

No Brasil, as políticas de "desenvolvimento rural integrado" (PDRI) eram apontadas como a solução viável para as regiões atrasadas, sendo exemplos eloquentes as ações de colonização e assentamento humano na Amazônia e as frentes de trabalho de combate a seca no Nordeste.Esta forte identificação do desenvolvimento rural com a agenda das ações de intervenção do Estado ou das agências de desenvolvimento, acabou afastando muitos pesquisadores e estudiosos deste tema, por considerá-lo excessivamente político e normativo. Isto fez com que os estudos rurais brasileiros, especialmente os acadêmicos, deixassem de lado o tema do desenvolvimento rural tout court que passou a ser identificado com políticas de intervenção no meio rural, especialmente em regiões pobres.

Somente a partir da década de 1990, uma mudança de enfoque e de entendimento sobre o desenvolvimento rural passou a ganhar espaço no Brasil, revitalizando o tema e gerando novas abordagens. A partir deste período, as políticas públicas e discussões teóricas sobre desenvolvimento rural reemergiram em bases inteiramente diferentes daquelas da década de 1970. Esta retomada foi fortemente influenciada pelas transformações sociais, políticas e econômicas que se operaram no âmbito do Estado, dos atores da sociedade civil e nos enfoques analíticos dos próprios estudiosos e analistas.

Foram estas mudanças gerais que influenciaram as discussões específicas sobre o tema do desenvolvimento rural, desdobrando-se em políticas governamentais direcionadas para a reforma agrária, o crédito para agricultura familiar, o apoio aos territórios rurais, o estímulo a ações afirmativas para mulheres, jovens, aposentados e negros.

O artigo argumenta que a construção desta nova concepção do desenvolvimento rural no Brasil vem sendo fortemente influenciada por estudiosos, acadêmicos, mediadores políticos e "policy makers".O artigo está dividido em quatro seções. Na primeira apresenta-se o contexto e as principais transformações econômicas e políticas que ocorreram no Brasil desde 1990 que formam o cenário que permitirá a emergência do desenvolvimento rural sob nova configuração. Neste sentido, o período histórico tem uma importância decisiva, razão pela qual a reflexão que se realiza neste texto tem como recorte temporal o período da década de 1990 até os dias atuais. Na segunda seção identifica-se os principais fatores responsáveis pela retomada das discussões sobre o desenvolvimento rural no Brasil. Na terceira, apresenta-se as principais abordagens que tem sido utilizadas e referenciadas pela literatura produzida sobre desenvolvimento rural no Brasil nestes últimos quinze anos. Nas considerações finais são indicados alguns desafios ao debate sobre o desenvolvimento rural no Brasil

Na tentativa de compreender os processos de transformação social e seus impactos na dinâmica das relações sociais, buscamos a compreender a questão urbana e a luta de seus diversos sujeitos sociais no cenário socioeconômico e político do Brasil.

Desta forma procurou-se demonstrar através deste artigo como se deu a trajetória de luta pela reforma urbana no Brasil, quais as dificuldades e os avanços dos movimentos sociais na luta por uma cidade justa e igualitária, onde a população de menor poder aquisitivo possa ter acesso a bens e equipamentos urbano e qualidade de moradia.

II – Movimentos sociais e reforma urbana no Brasil.

A década de 70 foi marcada por uma vida política agitada e os movimentos sociais de mostraram mais fortificados, até mesmo porque já havia resistência contra a ditadura. Esse movimento será acompanhado por intelectuais que tinham como ideário a transformação da cidade e se organiza a partir da visão da Assembléia Nacional Constituinte, onde se “cobra” uma reforma urbana, baseada na justiça de distribuição do espaço urbano.

O processo de luta pela reforma urbana tem início em 1960 onde os segmentos progressistas da sociedade demandavam propostas estruturais na questão fundiária onde o principal objetivo era a realização da reforma agrária. A proposta de uma reforma urbana foi inicialmente formulada em 1963 pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (Observatório Internacional do Direito à Cidade, 2006), contudo o golpe militar de 1964 inviabiliza a realização destas reformas.

Nos anos 70 e 80 os temas pela reforma urbana reaparecem junto aos movimentos populares de luta por moradia, em bairros e regiões de algumas cidades, depois em organizações cada vez mais abrangentes.

A década de 80 caracteriza-se pela consolidação desses movimentos em redes nacionais que seguem novos rumos em função da nova conjuntura política que estava se configurando, onde tais movimentos ganharam mais visibilidade e relevância política na decisão e condução das políticas.

Deste modo podemos considerar que movimento social refere-se a interesses comuns de um grupo que demandam por alguns objetivos, lutas. Há uma realidade em comum entre atores sociais coletivos pertencentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com