TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA DE LUTAS

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  10.858 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: Lutas

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a vivência da capoeira por meio de atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e físico, também visando à interação social entre alunos e professores.

CONTEÚDO:

• Alongamento Inicial

• Atividades Lúdicas

• Alongamento Final

METODOLOGIA: A aula será ministrada na sala de dança da PUC - GO, por meio de explicação verbal e demonstrativa, utilizando os seguintes materiais:

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:

• Alongamento Inicial:

o Alongamento dos membros inferiores e superiores.

• Atividades Lúdicas:

o 1° Atividade: Os alunos formarão um círculo, somente um aluno será escolhido pelo professor para se posicionar dentro deste círculo, com objetivo de tentar pisar no pé de um dos colegas que estão no círculo. Quem estiver no círculo deverá realizar a ginga para que o aluno do centro não pise no seu pé. Caso o aluno do centro pise no pé de alguém, os mesmos deverão trocar de lugar, e assim sucessivamente.

Objetivo Específico: Realizar por meio de atividade lúdica o aprimoramento da ginga.

o 2° Atividade: Os alunos formarão um círculo, ao redor de outro círculo feito por colchonetes, a atividade se parece com a dança da cadeira, com a diferença que ao invés de cadeiras teremos colchonetes, e ao invés de simplesmente darem voltas nas cadeiras, os alunos deverão rodar pelos colchonetes executando a ginga. Ao sinal do professor os alunos deverão ser rápidos e sentar-se em algum colchonete, o aluno que ficar de fora pegará um colchonete e auxiliará o professor.

Objetivo Específico: Realizar por meio de atividade lúdica o aprimoramento da ginga, como também a destreza e a agilidade.

o 3° Atividade: Os alunos deverão estar distribuídos pelo espaço de forma aleatória. Será escolhido um aluno que irá desenvolver o papel de Capitão. Ao sinal do Professor o Capitão deverá perseguir os colegas pelo local indicado e ao ser pego deverá assumir a posição de agachamento (e ficar nesta posição até ser salvo por outro).

A única maneira de ser salvo é outro dar a mão (o toque é fundamental para a integração) e realizar um movimento giratório (Armada, meia lua de frente, meia lua de compasso, queixada, etc.) por cima do colega que que foi pego (que deverá estar abaixado). O mesmo estará salvo e fugirá junto com os outros.OBJETIVO: Integração, socialização, expressão Corporal e realizar por meio lúdico o aprimoramento dos movimentos (Armada, meia lua de frente, meia lua de compasso, queixada, etc).

o 4º Atividade: Foge Capoeira, Atividade consiste em uma pessoa que será o capitão do mato que deverá pegar os capoeira que tentarão passar de um lado ao outro do espaço ao comando de foge capoeira, quando pego o mesmo se torna capitão do mato e também passa a pegar junto, até que sobre apenas um capoeira, os capoeira deveram antes de passar de um lado para o outro realizar um movimento antes de passar para o lado. Objetivo: Vivenciar de forma lúdica alguns dos movimentos da capoeira.

o 5° Atividade: Capitão do mato mandou, atividade consiste em que uma pessoa será escolhida para ser o capitão do mato, e os outros colegas iram ficara espalhados ao comando do capitão eles iram realizar o que ele pedir ele só pode per os movimentos da capoeira, quem errar vai agachar na posição de defesa.

Objetivo: por meio de atividade lúdica proporcionar a vivencia de todos os movimentos e a cooperação de todos.

o 6° Atividade: PIQUE GELO: O professor irá escolher um pegador e o restante da turma irá se espalhar, para não ser pego os alunos deveram se abaixar e ficar parado, para que esse aluno possa sair da posição outro aluno devera salvar utilizando somente a meia lua de frente, o aluno que for o pegador só pode pegar alunos que estiverem de pé.

Objetivo especifico: vivenciar por meio de atividade lúdica a meia lua de frente.

o 7° Atividade: ESTAFETAS: A turma será dividida em duas equipes, cada equipe terá como objetivo, correr até a primeira estafeta e executar a meia lua de frente, deslocar se com uma estrelinha para a segunda estafeta, onde irá executar o movimento da benção, a equipe que termina primeira vence a brincadeira.

Objetivo especifico: vivenciar os movimentos da meia lua de frente, da benção, e da estrelinha, com atividade lúdica.

o 8° Atividade: ATENÇÃO NAS PALMAS: O professor irá pedir para a turma se espalhar na sala, quando começar a música todos os alunos deveram fazer a ginga, e prestar atenção no número de palmas que o professor irá bater. Uma palma os alunos devem executar o movimento da benção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com