TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas em sala de aula

Por:   •  23/11/2015  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

Lutas em sala de aula

As lutas são parte do conteúdo escolar nas aulas de Educação Física, e um dos fatores que restringem a pratica das lutas em sala de aula é a imagem dessa modalidade associada à violência, e outras rotulagens usadas para denegri-las. As lutas e as artes marciais em suas origens estão diretamente ligadas às características de sobrevivência, treinamento militar, exercícios físicos, defesa ataque, alem de tradições culturais e religiosas. A abordagem das lutas nas escolas é um tema recente e normalmente entendido como conhecimento único e exclusivamente, prático.

 A luta como parte da cultura corporal de movimento compreende grandes áreas de conhecimentos, e apresenta grandes possibilidades de ser trabalhadas em sala de aula, sem que o professor tenha o conhecimento completo ou tem praticado algum tipo de luta. O professor de Educação Física pode levar para dentro de suas aulas todo conhecimento, teórico adquirido com pesquisas, e trabalhar curiosidades de como surgiu alguma modalidade de luta, quais os seus objetivos, suas características e vários outros elementos que pertencem a esse universo. Conhecer um pouco da historia e curiosidades sobre lutas nos ajudam a compreender como elas foram fundamentais, na construção de cada povo e também o seu legado. Um exemplo de luta que se originou na cultura japonesa e faz parte da historia e da cultura dos japoneses e de espalhou pelo mundo é sumo. O sumo é uma luta que surgiu a dois mil anos antes de cristo é uma luta que tem um estilo baseado em projeções e contatos de alto impacto, onde seu principal objetivo é jogar o oponente no chão ou pra fora do ringue. Existe uma lenda que conta que o sumo surgiu da observação de duelos entre dois ursos, (O que pode explicar o porte físico da maioria dos lutadores de sumo) e outra parte da lenda defende que essa luta serve para relembrar os desafios entre dois deuses japoneses daquela época. O sumo é uma das varias lutas onde o professor pode trabalhar em suas aulas apresentando todo um conhecimento teórico trabalhar com pesquisas, e pode desenvolver trabalho mais aprofundado sugerindo aos alunos que montem uma peça teatral onde eles possam encenar a historia dessa luta.

Para a Educação Física escolar o conteúdo lutas representa um conjunto de informações altamente valiosas, que tem como objetivos, os valores e conceitos transformadores para os alunos. O judô é uma luta com objetivos construtivos que podem ser utilizados nas aulas de Educação Física por integrar o equilíbrio do corpo e da mente, suas principais características, são velocidade e raciocínio para dominar o oponente. A palavra judô em japonês significa “caminho suave” e essa modalidade foi criada com a ideia de se ter uma luta onde os golpes fossem trabalhados de maneira inteligente, sem uso excessivo da força. Por ser uma das poucas lutas onde os praticantes precisam dosar força e inteligência, o judô é um conteúdo de grande valia nas aulas de Educação Física escolar.

O judô pode ser inserido no ambiente escolar para que os alunos tenham uma ideia onde eles possam compreender. As praticas históricas das lutas, que tinham objetivos de formar guerreiros combatentes, e as transformações sofridas nessas praticas ao longo da historia, conciliar pratica e teoria na obtenção de uma grande transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com