TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Maiores Fontes De Poluicçao Da Cidade

Trabalho Universitário: As Maiores Fontes De Poluicçao Da Cidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

1. AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO NAS CIDADES

1.1. POLUIÇÃO HÍDRICA

1.2. POLUIÇÃO SONORA

1.3. POLUIÇÃO VISUAL

1.4. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

1.5. POLUIÇÃO DO SOLO

2. AS CIDADES PORTUGUESAS MAIS POLUÍDAS

3. CONSEQUÊNCIAS DAS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO NAS CIDADES PARA A VIDA DO SER HUMANO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina da professora Ana Paulino, foi-me proposta a realização de um trabalho de pesquisa acerca das maiores fontes de poluição das cidades e as consequências dessa poluição para a vida do ser humano.

Defini como objetivo deste trabalho, a aquisição de conhecimentos relativamente às várias fontes de poluição existentes e as consequências das mesmas.

O crescimento económico moderno e a utilização indiscriminada dos recursos tem como consequência o aparecimento de diversas formas de poluição e a diminuição da base dos recursos disponíveis.

A poluição pode ser definida como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, que causem dano à fauna e à flora, que afetem as atividades sociais e económicas e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.

1. AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO NAS CIDADES

1.1. POLUIÇÃO HÍDRICA

A poluição da água é um problema global, que afeta países ricos e pobres, sendo os mais afetados os países subdesenvolvidos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, mais de um bilião de pessoas, ou seja, quase um quinto da população mundial não têm acesso à água potável, e 40 por cento não têm acesso ao saneamento básico. Do ponto de vista económico, a poluição da água é uma alteração da qualidade que afeta, o bem-estar do consumidor e reduz os lucros do produtor, exigindo-se assim o estabelecimento de um nível ótimo de poluição. A classificação de água poluída depende do seu uso, e do equilíbrio que existe entre o meio aquático e a sua fauna e flora, assim sendo, uma água pode ser imprópria para consumo humano, mas estando em equilíbrio com o seu meio não poder ser classificada como poluída. A água pode ser contaminada de muitas formas:

• Pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;

• Pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;

• Através dos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;

• Pelos produtos químicos resultantes da agricultura que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;

• Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;

• Através dos resíduos nucleares radioativos, depositados no fundo do mar;

• Através dos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo e formam as chamadas marés negras.

Exemplo de poluição hídrica

1.2. POLUIÇÃO SONORA

Este tipo de poluição tão comum das cidades é um efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos. Além das fontes de ruídos mais comuns, existe uma grande variedade de fontes sonoras nos centros urbanos, como: sirenes e alarmes, atividades recreativas, Automóveis, Motociclos, Aviação entre outras, que em conjunto denomina-se "Poluição Sonora Urbana". Vivemos rodeados de sons: pessoas que falam, máquinas e eletrodomésticos que trabalham, a música de uma discoteca, automóveis que passam, crianças que brincam. O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou esta nova forma de poluição. A poluição sonora pode surgir de diversas formas:

• Através do barulho dos aviões que passam no ar;

• Pelo funcionamento de motos, automóveis, e outros veículos;

• Através do ruído forte e incomodativo das perfuradoras mecânicas.

Exemplo de Poluição Sonora

1.3. POLUIÇÃO VISUAL

Está relacionada com o excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Além de promover o desconforto no espaço e visual daqueles que transitam por estes locais, cidades modernas, vão se tornando mais desvalorizadas. Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

1.4. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Refere-se às alterações da atmosfera suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão, material biológico ou energia, sendo as fábricas, veículos movidos a energias os que mais contribuem para maior contaminação atmosférica. Existem diferentes causas de contaminação do ar:

• O fumo que sai pelas chaminés das fábricas;

• O fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com