TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres na liderança, uma conquista merecida

Por:   •  25/8/2018  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Mulheres na liderança, uma conquista merecida

O artigo de Antonio Cincinato Marques no portal Administradores.com.br, joga luz ao grande desafio encontrado pelas mulheres para entrar de vez no comando das empresas. Em pesquisa feita pelo IBGE, no Brasil, as mulheres já são 51,4% da população. Em outro estudo, feito pela consultoria financeira McKinsey mostra que empresas lideradas por elas tem 21% mais rendimentos que os homens. O mundo precisa de mais mulheres na liderança!

Mesmo com o crescimento do número de mulheres em cargos importantes, a diferença para os homens ainda é significante, no Brasil 43,8% dos trabalhadores são mulheres, mas elas ocupam apenas 37% dos cargos de gerência, de acordo com o IBGE. Quando se trata dos comitês executivos das grandes empresas, esse número cai para 10%. Além disso, elas ainda recebem o equivalente a 76% do salário dos homens. Porém o debate tem se ampliado e hoje já enxergamos um futuro promissor para as lideranças femininas. Com a evolução deste debate sobre a importância de uma sociedade com direitos iguais a certeza da inserção da mulher líder no mundo dos negócios fica cada vez mais forte.

Acredito que nas empresas em que se dispõe a discutir e que se adota na prática o discurso da equidade de gêneros, certamente os colaboradores, não somente as mulheres, sentem-se mais encorajados a desejar cargos de direção. Se a empresa pratica tal postura e tem mulheres na liderança fica muito mais fácil enxergar essa aspiração, pois o exemplo é dado na prática incentivado as mulheres na busca pelo crescimento da sua carreira, dessa maneira, a líder terá capacidade de mobilização e desenvolvimento do time e liderará pelo exemplo

Essa diversidade é importante não só para motivar o time, mas também para trazer melhores resultados financeiros para as empresa. De acordo com uma pesquisa do Peterson Institute for International Economics (2016), empresas com pelo menos 30% de presença de mulheres nos cargos executivos têm um lucro 15% maior.

Para concluir percebo que os desafios da área de gestão de gente para promover uma liderança com equidade de gêneros consistem em evidenciar as competências dos colaboradores, criando uma identidade própria de valorização da eficiência e eficácia das competências de sucesso nos projetos realizados na empresa, sejam eles liderados por homens ou mulheres. O fato de quem realizou o o projeto não deve ser mais importante que o bom resultado alcançado.

Essa superação de diferenças deve permear a cultura de toda organização, é um esforço coletivo diário para a rotina da empresa. E, novamente, deve começar pela liderança, pois inspirar pelo exemplo é melhor que realizar vários treinamentos, palestras, manuais e cartilhas. Uma sociedade mais justa exige a igualdade de gênero em todos os seus ambientes, e o mundo corporativo não pode estar isolado da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com