TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres de Destaque nas Carreiras Jurídicas: Conquistas e Desafios

Por:   •  26/9/2023  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

Mulheres de Destaque nas Carreiras Jurídicas: Conquistas e Desafios

Aluna: Rakel de Morais Carneiro

RGM: 23629762

O evento "Mulheres de Destaque nas Carreiras Jurídicas: Conquistas e Desafios" foi realizado no dia 20 de setembro com o objetivo de promover a discussão sobre o papel das mulheres no campo jurídico, destacando as conquistas alcançadas e os desafios enfrentados por elas ao longo de suas trajetórias profissionais.

O evento contou com a participação de duas palestrantes de renome: Dra. Lídia Nunes, Defensora Pública do Distrito Federal; Dra. Marília de Ávila Silva Sampaio, Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT); e  tivemos também a participação de nossa ilustre professora mediadora, Dra. Ana Paula Dória.

Dra. Lídia Nunes, Defensora Pública do Distrito Federal, compartilhou sua inspiradora jornada profissional, destacando sua dedicação em tornar a justiça acessível a todos, independentemente de sua condição social. Suas principais contribuições e insights incluíram:

Acesso à Justiça: Dra. Lídia ressaltou a importância da Defensoria Pública no acesso à justiça, especialmente para comunidades vulneráveis. Ela discutiu os desafios enfrentados no trabalho com populações carentes e como sua atuação tem impactado positivamente a vida de muitos.

Desafios e Empoderamento Feminino: Dra. Lídia também discutiu os desafios que as mulheres enfrentam nas carreiras jurídicas e enfatizou a importância do empoderamento feminino e da sororidade no ambiente de trabalho.

A segunda palestrante, Dra. Marília de Ávila Silva Sampaio, compartilhou sua trajetória como Juíza do TJDFT e suas experiências na busca por justiça. Algumas das principais reflexões apresentadas foram:

Igualdade de Gênero no Judiciário: A Dra. Marília destacou a importância da igualdade de gênero no sistema judiciário e como as mulheres têm conquistado espaços importantes, mesmo em uma área tradicionalmente dominada por homens.

Jurisprudência Sensível ao Gênero: A palestrante enfatizou a necessidade de uma jurisprudência sensível ao gênero, que leve em consideração as diferentes realidades e desafios enfrentados por mulheres em processos judiciais.

Educação e Capacitação Contínua: Dra. Marília incentivou a educação e a capacitação contínua como ferramentas essenciais para o sucesso na carreira jurídica, especialmente para mulheres que desejam se destacar.

O evento "Mulheres de Destaque nas Carreiras Jurídicas: Conquistas e Desafios" foi um sucesso, promovendo reflexões importantes sobre o papel das mulheres no campo jurídico. As participações inspiradoras da Dra. Lídia Nunes e da Dra. Marília de Ávila Silva Sampaio ressaltaram a importância do empoderamento feminino e da busca contínua por justiça e igualdade de gênero.

Este evento serve como um lembrete poderoso de que as mulheres continuam a conquistar posições de destaque nas carreiras jurídicas, mesmo diante dos desafios. É fundamental apoiar e incentivar a presença feminina no campo jurídico, a fim de promover uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com