TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Tecnologias Na Educação

Pesquisas Acadêmicas: As Novas Tecnologias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

As Novas Tecnologias n Educação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminários II

Profs. Cyntia Simione, Raquel Franco, Edlaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Célia.

Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera

Tutor(a) de sala: Dilsa Rodrigues da Silva Verbo

Vitória

2013

Introdução

Nos dias de hoje as mídias invadem as casa de todos, não conhecê-las nos tornam pessoas isoladas da sociedade. Um avanço tecnológico que parece não ter fim, primeiro apareceram os televisores, rádios, DVDs, computadores, a internet, celulares e redes sociais. Uma realidade que chama a atenção dos jovens, muitas vezes parecem ser mais interessantes do que estar em uma sala de aula com o velho giz e a lousa verde, as crianças já crescem no mundo da tecnologia e cabem as escolas acompanharem esse novo desenvolvimento, e assim tornar as aulas mais interessantes e agradáveis aos novos integrantes da sociedade.

Podemos perceber o quanto a tecnologia altera a sociedade e por consequência a cultura. Neste trabalho iremos abordar principalmente, a grande responsabilidade do gestor escolar de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, com a função de estimular o uso da tecnologia na escola e estender essa prática aos atos administrativos e pedagógicos e ampliar seu alcance em beneficio da comunidade, podendo usufruir desses meios tecnológicos que são ferramentas, quando bem utilizadas produzem excelentes resultados, No entanto não ha como promover mudanças sem o envolvimento de todos os participantes, professores, alunos, funcionários, direção, pais e comunidade. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem atuar como facilitadores dos processos nas escolas e de entendimento pelo aluno por serem fontes ricas de informação. A tecnologia tem o poder de atrair a atenção de jovens e, ao mesmo tempo, de apresentar-se como um monstro para os professores. Este olhar deve ser mudado com a ajuda dos gestores educacionais. A tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto no trabalho quanto nos estudos, nos auxiliando a organizar rotinas e processos, promovendo acesso e disseminação de informações. No que diz respeito as rotinas da escola, ela auxilia no planejamento de aulas mais dinâmicas, na aplicação de exercícios práticos, tanto em sala de aula quanto fora dela e na ampliação do conhecimento. Considerando a escola como um sistema, um organismo vivo que aprende e que ensina, que muda à medida que passa por conflitos, toma decisões e adquire novos conhecimentos. Para [3,4] Lima (2007) pode-se dizer que a:

“apropriação da tecnologia pelas escolas é um processo de aprendizagem organizacional caracterizado pela solução que seus atores dão a conflitos múltiplos. O conhecimento tecnológico deve caminhar paralelamente á decisão do coletivo em utilizar os recursos à disposição.”

As tecnologias não devem ser inseridas na escola apenas como exigência do mercado, mas como parte dos projetos pedagógicos para conhecer as novas linguagens e trazer o novo mundo à realidade do aluno.

Quando falamos em tecnologias, vem em nossa memória a palavra modernidade, logo, mudança. O novo assusta, e precisa de uma pessoa com ideias e vontade de aprender, de buscar o conhecimento e transmiti-lo. Estamos falando do gestor escolar que carrega inúmeras responsabilidades, competências e habilidades para atuação no setor administrativo, pedagógico e comunitária, a partir dos princípios de gestão democrática no âmbito da escola pública. A partir desse momento ele, passou a gerenciar, coordenar, acompanhar e executar atribuições que anteriormente não ressoavam no âmbito da escola e da comunidade com tal força, desde a implantação da nova Lei Nº.9394/96, onde ouve uma verdadeira revolução na gestão da escola.

O conceito de tecnologia é muito mais abrangente, que um computador, a internet, vídeo... etc. Podemos ver as tecnologias como os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. No entanto, em relação aos nossos educadores, principalmente àqueles com ampla experiência docente, evidenciamos um verdadeiro “pânico” em desenvolverem atividades com auxilio de tais ferramentas tecnológicas. Na sociedade, as novas tecnologias são incorporadas velozmente, porém nas escolas ainda temos que romper muitos paradigmas. A uma deficiência muito grande na infraestrutura das escolas públicas, onde os equipamentos tecnológicos ficam de certa forma trancados. Pois uma minoria usufrui desses equipamentos, pois estão despreparados para utiliza-los. Podemos começar com uma qualificação dos docentes e também dos gestores que são os responsáveis de expandir as tecnologias dentro da escola, podendo utiliza-la no contexto administrativo e pedagógico, ou seja, os gestores precisam participar do processo de inclusão digital ou de alfabetização tecnológica. A transformação da escola depende de um comprometimento e envolvimento do gestor ecolar no processo de formação continuada para o uso das novas tecnologias e mídias na educação. Será o gestor o principal responsável para que os novos recursos tecnológicos façam parte do cotidiano da escola, e assim torna-se um lugar mais interessante, que prepara o aluno para o seu futuro.

No inicio o computador começou a ser utilizado primeiro na secretaria para depois chegar à sala de aula. Neste momento há um esforço grande para que esteja em todos os ambientes e de forma cada vez mais integrada, por entender que na escola não se deve separar o administrativo e o pedagógico, pois ambos são necessários. Hoje cada escola precisa demonstrar para a sociedade, o que ela faz, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Cada escola tem uma situação concreta que interfere no processo de gestão com tecnologias. Se atender a uma comunidade de classe alta ou de periferia com os mesmos princípios pedagógicos, terá que adaptar o seu projeto de gestão à realidade em que se insere. O primeiro passo é garantir o acesso para que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com