TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ong's E A Etica No Recolhimento Dos Recursos

Exames: As Ong's E A Etica No Recolhimento Dos Recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  7.388 Palavras (30 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 30

AS ONG’S E A ÉTICA NO RECOLHIMENTO DOS RECURSOS

- Entidades Jurídicas em busca de uma Práxis Social -

1.INTRODUÇÃO:

Os dias atuais mostram claramente que o direito social de cada homem não vem sendo respeitado em sua íntegra e poucos são os privilegiados que têm suas necessidades humanas básicas atendidas. A falta desses direitos acaba agravando ainda mais a questão social e envolve indivíduos em um ciclo: sem assistência, diminui-se a harmonia e aumenta-se a distância entre a sociedade e a convivência social justa, igualitária.

Assim, a preocupação com o bem estar social, a vontade de transformar a atual realidade social em uma situação melhor, ou até mesmo a necessidade de empresas “socialmente responsáveis”, fizeram com que surgissem as organizações do terceiro setor da economia.

Define-se como Terceiro Setor o conjunto das organizações privadas sem fim lucrativo, que geram bens e serviços de caráter público. O surgimento e a expansão deste setor ocorreu pela ineficiência dos setores público e privado em patrocinar o bem-estar da sociedade.

Todas as organizações do Terceiro Setor, em especial as Organizações Não Governamentais, tornaram-se extremamente importantes para o desenvolvimento social, uma vez que a função principal destas organizações é complementar as iniciativas desenvolvidas pelo Governo e pela Iniciativa Privada, visando proporcionar o atendimento das necessidades coletivas.

A gestão das Organizações Não Governamentais possui particularidades, sendo um fator de crucial importância para o desenvolvimento e sobrevivência das mesmas.

Quando uma organização é bem gerenciada, ela transmite maior confiabilidade ao Governo, à Sociedade Civil, aos Agentes Financiadores; o que contribui para o seu processo de busca dos recursos, fundamentais para sua sobrevivência.

O processo de recolhimento das doações apresenta-se como um dos principais desafios do gerenciamento destas organizações, tendo em vista a necessidade de garantir a sustentabilidade de seus projetos.

Dessa maneira, pode-se dizer que a qualidade ética dos gestores no terceiro setor da economia é de extrema importância para que as organizações se desenvolvam, visto que o produto proveniente das mesmas é fruto direto de “voluntariado”. É necessário que o recolhimento das doações destinadas às Organizações Não Governamentais seja feito de maneira responsável e consciente.

Portanto, o presente projeto pretende estender a devida atenção ao recolhimento de doações efetuado pelas Organizações Não Governamentais e verificar se estas incluem-se nas definições éticas recomendáveis para o setor em questão, revendo os conceitos éticos possivelmente distorcidos e propondo medidas administrativas éticas no tocante ao recolhimento das doações.

2.JUSTIFICATIVA:

A questão social, hoje tão divergente e injusta, estrutura-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas. Traduz-se, portanto, pela erosão dos sistemas de proteção social, pela vulnerabilidade das relações sociais, pelo questionamento da intervenção estatal. Nesse cenário, a exclusão social protagoniza debates, e seu enfrentamento instiga a população em geral, que busca medidas para tentar diminuir o mal provocado por ela.

Dessa maneira, a sociedade atual, diante da desunião entre seus membros, questiona constantemente o papel da cidadania, que se caracteriza como o direito e o dever de cada cidadão. Ela faz parte do ser humano a partir de seu nascimento até a morte. Entretanto, o que se vê atualmente é um excesso de obrigação e uma total apatia diante dos direitos devidos a cada indivíduo.

A existência de cidadania para a maior parte da população brasileira depende ainda de muita luta social. Por isso, qualquer ação que vise o bem-estar coletivo é amplamente aceita; toda e qualquer medida que tente diminuir a distância entre os indivíduos em uma sociedade, e ainda tente melhorar a relação entre eles é extremamente viável.

As chamadas “ONGs”, Organizações Não Governamentais, são instituições estabelecidas por indivíduos ou associações que desejam gerar oportunidade para aqueles marginalizados pela sociedade. Essa organização normalmente está vinculada à superação social e oferece aos seus beneficiados, oportunidades para que os mesmos sejam reconhecidos como cidadãos.

É importante que cada ONG trabalhe amparada pelo pilar ético, para que dessa forma, consiga maiores e melhores atuações sobre a sociedade. Ainda se tem muitas dúvidas sobre o modo como essas organizações recolhem suas doações. Essa questão, amparada talvez pela história corrupta de nosso país, acaba por afastar os possíveis “colaboradores”, de extrema importância para uma Organização Não Governamental.

É justamente a partir daí que se justifica o presente projeto. Entretanto, torna-se importante que a sociedade em geral, reconheça a importância das ações desenvolvidas por uma ONG. Além disso, é mais urgente que essa mesma sociedade saiba como é importante para a sobrevivência dessas ONG’s a ajuda recebida com as doações, responsáveis por uma práxis solidária.

A partir do projeto será elaborado um estudo sobre a relevância da ação social em meio aos marginalizados da sociedade, e ainda como as organizações não governamentais poderiam ampliar seus recursos, além de sua atuação como mediadora dos problemas enfrentados pela sociedade, sempre agindo de forma ética.

3.OBJETIVOS:

3.1Objetivos Gerais:

• Fomentar a consciência ético-social a fim de resgatar a importância da práxis solidária;

• Conscientizar a sociedade sobre a importância e o papel das ONG’s dentro de uma sociedade;

• Determinar a relação existente entre a sociedade e as ONG’s já existentes;

• Fornecer uma aproximação entre a Organização Não Governamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com