TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações Funcionam Como Sistemas?

Monografias: As Organizações Funcionam Como Sistemas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade - 1) Escreva um texto, de pelo menos três laudas, tendo como base os seguintes questionamentos:

A) As organizações funcionam como sistemas?

De um modo geral, as organizações funcionam sim como sistemas. As organizações são formadas por diversas partes, onde cada uma delas tem seu devido nível de importância, porém nenhuma dessas partes pode ser menosprezada ou até mesmo desprezada.

Tomando a empresa em que trabalho (FURNAS) como exemplo.

A empresa possui um organograma imenso e até muito complexo, visto que é uma empresa de grande porte e que atende a uma demanda de energia elétrica em vários estados do país.

A empresa possui diversos órgãos que vem desde a presidência até aos funcionários chamados de chão de fábrica. Cada pessoa se encaixa em um quadrinho desse organograma, cada um tem sua função pré definida.

Para que a empresa consiga alcançar um certo padrão de excelência, é necessário que todos os funcionários lotados em cada órgão, cada quadrinho do organograma desempenhe seu papel de forma eficaz. Não adianta que apenas uma parcela da empresa desenvolva suas atividades e outra não, pois assim a empresa estará fadada ao insucesso. É o desempenho de cada um funcionando como uma engrenagem que irá mover a empresa adiante. Isso é o que a torna um sistema, pois todos os seus órgãos estão de certa forma atrelados uns aos outros.

Tomemos também como exemplo nossa casa, nossa morada e a busca pela formação e manutenção de um lar, que também pode ser considerado uma organização, pois nela moram diversas pessoas, umas diferentes das outras, porém todas exercem uma determinada função.

O pai pode ser considerado o chefe da casa, é a pessoa responsável pelos ganhos financeiros que irão manter a casa em funcionamento.

A mãe pode ser considerada a administradora da casa, pois é a pessoa que irá controlar o fluxo do dinheiro, onde o mesmo deverá ser aplicado e também determinar os direitos e deveres dos demais moradores.

Por fim os filhos, que podem ser considerados os membros mais abaixo do organograma do lar, são os trabalhadores que recebem as ordens dos seus superiores e agem conforme tal.

Para que essa casa possa ser chamada de lar, é preciso que todos seus membros desempenhem sua função conforme tenha sido pré determinado, na busca pelo objetivo comum, pois caso contrario esse objetivo não será alcançado.

Assim são os sistemas, onde tudo funciona como uma engrenagem, onde para cada passo adiante, é necessário haver uma sintonia entre as diversas partes existentes, desde o nível mais baixo até o nível mais elevado.

Não se deve haver prioridades na eficiência de apenas uma das partes, o fortalecimento de uma parte pela alta gerência pode causar um certo mal estar nas demais e isso fará com que a engrenagem não rode corretamente.

B) Que benefícios e/ou malefícios isso causa para as empresas?

A minha opinião é de que o fato de as empresas serem consideradas um sistema, isso possa lhe trazer ao mesmo tempo alguns benefícios e/ou malefícios.

Creio que essa posição é algo que pode ser considerado subjetivo e vai depender do ponto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com