TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Publicas

Por:   •  7/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

Ao nos proferirmos sobre qualidade de vida associamos ao nível das condições básica e suplementares do ser humano, com isso, vinculamos o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, bem como, amigos e família, a educação e por fim a saúde. Porém, este último, é um dos fatores associados a mortalidade no mundo, conforme a OMS existem as 10 doenças que mais matam no mundo, em primeiro lugar encontramos as doenças cardiovasculares, seguidas por câncer, doenças respiratórias, infecções de vias aéreas inferiores, demência, digestivas, morte neonatal, diarreicas, diabete e fígado, etc. [1].

A primeira doenças que mais mata no mundo representa uma mortalidade de 31,8%, e a principal causa são ataques cardíacos e AVC que geralmente são uma conjunção de fatores de risco, como o uso excessivo de tabaco, dietas inadequadas e obesidades, sedentarismo ou o uso indiscriminado de álcool, hipertensão, diabete [2]. Outra doença que representa mais de 17% das mortes no mundo é o câncer, doença está, que está associada a fatores externos como, substancias químicas, radiação e vírus e internos como, hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, estes fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer [3]. Com 7%, temos as doenças respiratórias que atingem os órgãos e as estruturas do sistema respiratório causando desde irritações até inflamações podendo gerar uma obstrução das vias aéreas levando a morte, essas doenças estão diretamente ligados a infecções virais mais principalmente a poluição do ar e tabagismo [4]. E por fim e não menos importante temos em quarto lugar as doenças relacionadas a infecções de vias aéreas inferiores, onde está doença está associada a bronquite aguda, crônica e pneumonia [5].

Uma forma de prevenir estas doenças é um trabalho em conjunto da população com os seus governantes através de políticas públicas voltadas a saúde, meio ambiente, desigualdade social, dentre outros. Como exemplo, podemos citar a criação de projetos de prevenção do uso excessivo do tabagismo, álcool, etc. Promover campanhas de incentivo a atividades físicas regulares, de modo a diminuir o número de pessoas com obesidade, além de criar campanhas de combate a poluição e ao desmatamento desenfreado em todo o mundo.

Assim como no mundo, no Brasil as principais causas das mortes estão associadas as doenças cardiovasculares, canceres, diabete e doenças respiratórias crônicas, também conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). No Brasil além das que já foram apresentadas temos uma das principais causas de morte no país a diabete, onde a sua principal causa está associada a uma má alimentação em conjunto com o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercícios físicos.

No Brasil, podemos observar que as DCNT não estão muito distantes dos ambientes escolares, pois, pode-se observar crianças com hábitos cada vez menos saudáveis durante o seu dia a dia. Como exemplo podemos citar o consumo de lanches industrializados, refrigerante e doces, tornando-se de suma importância a ação em conjunta da escola e professores de modo a conscientizar os alunos para questões associadas a saúde, fornecendo o conhecimento necessário para a realização de atividades que possam ser práticas dentro e fora do ambiente escolar, promovendo uma melhor qualidade de vida. Associado a isso, podemos citar um projeto na cidade de Rio Claro-SP, onde uma escola  propôs um projeto chamado “Horta na escola”, onde principal objetivo é promover hábitos de preservação ao meio ambiente,  promovendo hortas urbanas em espaços escolares, cultivando hortaliças, vegetais e frutas, promovendo uma relação da natureza em perímetro urbano além de contribuir sobre uma alimentação mais saudável [6].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (272.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com