TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO PELOTAS - CENTRO

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

JOSIANE MACHADO DA SILVA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

PELOTAS

2019

JOSIANE MACHADO DA SILVA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

Portfólio Interdisciplinar apresentado no curso de Letras Português e Inglês da Anhanguera Educacional como requisito parcial para conclusão das disciplinas de Ética, Política e Cidadania; Políticas Públicas na Educação Básica; Educação e Diversidade, Psicologia da Educação e da Aprendizagem;.

Tutor(a): Eraides Ribeiro do Prado.

PELOTAS

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04

  1. DESENVOLVIMENTO        05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        08

4 REFERÊNCIAS        09

1 INTRODUÇÃO

A igualdade de gênero é um direito assegurado por lei a todos os brasileiros e estrangeiros aqui residentes em nossa Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 5º.

 A escola, como local de convívio social, troca de ideias e valorização de pessoas, deve ser ferramenta indispensável para que se assegure esse direito e que se criem condições para que todos os agentes realizem essa socialização e coloquem em prática suas vivências e experiências pessoais e as adquiridas ao longo dos anos que permeiam a passagem pela vida escolar.

Partindo-se desse pressuposto, iremos realizar análises que nos levarão a concentrar esforços na realização de adaptações e ajustes de nossa grade curricular para que possamos concretizar ações de interação entre nossos alunos em espaços comuns e que possibilitem a realização de projetos que visem à ampliação da troca de experiências e a inserção do esporte como meio de socialização entre meninos e meninas do ensino médio e fundamental.

A adolescência, por se tratar de uma fase de transição entre a vida infantil e a adulta, é um momento em que os jovens estão experimentando novas situações, testando novos conhecimentos, aprendendo a pensar por si próprios e a escola tem fundamental importância nessa formação, pois tem o dever, em conjunto com a família, de preparar estes jovens para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, orientando e proporcionando material para que estes tenham o devido suporte e embasamento moral, cultural e científico.

2 DESENVOLVIMENTO

Historicamente, as lutas pela inclusão das minorias sociais fazem parte do desenvolvimento de nossa sociedade. Para Sassaki (2003), a inclusão social é parte importante de uma sociedade, pois através dela, os indivíduos aprendem a lidar, respeitar e conviver com as diferenças entre as pessoas. Muitas vezes ao deparar-se com o diferente, novas experiências são vividas e novos conhecimentos são adquiridos.

Para Bickel, Marques e Santos (2012), o esporte é um meio muito importante para mudar a vida das pessoas, principalmente crianças e adolescentes, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças. Além de o esporte proporcionar diversos benefícios físicos, ele também vem agregar na parte social da população, proporcionando uma visão de valores como o coletivismo e a amizade.

Vários são os desafios a serem superados para que possamos realizar a inclusão da igualdade de gênero em nosso ambiente escolar e, para tanto, necessitamos do auxílio das políticas publicas vigentes para que possamos criar mecanismos que dêem o suporte necessário aos professores e que estes se sintam protagonistas dessas transformações.

Devemos, enquanto educadores, nos apropriar dos conhecimentos das leis que dão sustentação à educação para que através delas, venhamos a desenvolver habilidades que nos permitam transmitir os valores morais e culturais que nos foram apresentados ao longo de nossa jornada, tanto na educação formal quanto pelos demais meios e assim, estimular nossos alunos a criarem uma visão crítica a respeito da vida e da sociedade, das diferenças e das igualdades e em função destes novos conceitos, realizarmos um maior aproveitamento das experiências de cada um e de todos como um organismo coexistente.

Trazer novas questões da prática e buscar compreendê-las sob o enfoque da teoria e na própria prática permite articular novos saberes na construção da docência, dialogando com os envolvidos no processo que envolve a formação (IMBERNÓN, 2010). Assim sendo, a formação continuada passa a ser entendida como perspectiva de mudança das práticas no âmbito dos docentes e da escola, possibilitando a experimentação do novo, do diferente a partir das experiências profissionais que ocorrem neste espaço e tempo orientando um processo constante de mudança e intervenção na realidade em que se insere e predomina esta formação.

A união entre as práticas pedagógicas e a prática esportiva no ambiente escolar deve ser levada em consideração para que possamos efetivar a construção de conhecimento sobre as diferenças entre o masculino e o feminino, fazendo com que os alunos desenvolvam habilidades para enfrentar as diferenças e aprender a compartilhar as experiências provenientes dela.

Para tanto, a estruturação ou reestruturação do currículo escolar e do projeto político pedagógico devem considerar a necessidade de inclusão de atividades que propiciem a interação entre os estudantes, tais como campeonatos e gincanas, respeitando a estrutura física da escola e a carga horária dos envolvidos, dentro de uma dinâmica que vise a expansão das atividades extra-curriculares, o que irá desenvolver a visibilidade dos alunos para questões como a diversidade.

Imbernón (2010, p.50) coloca a necessidade da formação continuada para a reflexão prático-teórica sobre a própria prática. “[...] mediante a análise, a compreensão, a interpretação e a intervenção sobre a realidade, a capacidade do professor de gerar conhecimento pedagógico por meio da prática educativa”. Podemos dizer que a formação de professores que consigam enfrentar as diferentes situações que podem vir a acontecer na escola é um ponto importante pois nem sempre teremos a presença de profissionais especializados que possam auxiliar-nos no momento em que um situação se apresenta. A psicologia na educação vem nos dar suporte em momentos como este e por meio dos conceitos nela inseridos é que teremos embasamento para saber como agir diante a um enfrentamento com algum tipo de preconceito com os diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com