TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO semi-PRESENCIAL CONECTADO de Pedagogia

FRANCIELE DE ARAÚJO OLIVEIRA

KÁTIA S. DE OLIVEIRA HIRATA

MARIA DA GLÓRIA SILVA SALATINI

PAOLA ESTEPHANIE PADILHA SOARES

desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar

[pic 3]

Campo Mourão-PR

2019

FRANCIELE DE ARAÚJO OLIVEIRA

KÁTIA S. DE OLIVEIRA HIRATA

MARIA DA GLÓIA SILVA SALATINI

PAOLA ESTEPHANIE PADILHA SOARES

desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, referente a temática Interdisciplinar.

Orientadora: Prof. Janilce Meire Gomes Muniz.

Campo Mourão-PR

2019


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

4.        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O problema de pesquisa envolvido nesse artigo refere-se em como a igualdade de gênero vem sendo promovida através das escolas de ensino fundamental. No entanto, tem se focado que a discriminação de gênero pode ocorrer nos ambientes escolares, elevando-se através das construções familiares, sociais, políticas e escolares vivenciadas pelos alunos e professores sendo assim cabem a escola gerir projetos que promovam a busca por igualdade.

O objetivo geral apresenta-se na análise das ações de promoção da igualdade de gênero na educação. Os principais objetivos específicos apresentam-se nas análises das principais impressões sobre gênero e equidade na escola, e observando os comportamentos dos problemas na geração de debates do tema proposto e na descrição das práticas pedagógicas direcionadas a promoção e igualdade de gênero e na investigação de ações de promoção de igualdade.

Desta maneira, construir a igualdade de gênero na escola é evitar que os processos de discriminação ocorram, para isso é importante que seja aplicada desde os primeiros anos da vida escolar.

Com tudo a participação do professor é de extrema importância para que o ambiente escolar não seja um espaço de educação discriminatória, porém, um espaço onde se construa a igualdade e o respeito ao próximo, pois se sabe que o ambiente escolar contribui de maneira relevante para a formação dos mesmos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Por muitas décadas vê que a desigualdade em salas de aulas vem crescendo de forma generalizada, o machismo, a inclusão e assédio tem sido assuntos considerados inadequados para debate, mas com a nova realidade que estamos esses assuntos voltaram sua atenção toda para si.

Quando uma criança é vítima de abuso a escola e os educadores devem ficar atentos a sinais que a criança apresenta como, por exemplo: se a criança se isola ou se torna agressiva com as outras crianças, quando ocorrem casos assim o educador junto com a instituição deve notificar as autoridades responsáveis para que possam tomar as devidas providências.

Vítimas de estupro enfrentam o machismo que atualmente é um dos maiores debates em sala de aula, mas desde pequenos vemos que o sexo masculino sempre é considerado o mais forte, que meninos são mais inteligentes que meninas, meninos jogam futebol e meninas vôlei, diferenças assim que passam despercebidas por nós e acabam tendo grandes consequências no futuro da criança, pois passa uma impressão errada e acaba moldando um caráter errado para ela.

É papel da escola proporcionar um ambiente estável e agradável para receber todo e qualquer tipo de aluno independente de cultura, manias e gêneros, e assim também é papel da escola preparar os alunos para chegada de novos alunos.

Hoje cerca de 16 milhões de meninas nunca terão a chance de ir a escola, elas são as primeiras a ficarem sem educação e representam dois terços da população analfabeta do mundo. Um exemplo bem conhecido no mundo atual que temos é de Malala Yousafzai “anexo A”, uma Paquistanesa que defende os direitos das mulheres de frequentar escolas e foi baleada quando ia pra escola. Sua luta ganhou o mundo e aos 17 anos ela se tornou a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel da Paz.

A ONU com seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem metas de curto, médio e longo prazo para a igualdade de gênero e o emponderamento das mulheres e meninas.

No Brasil embora tenha sido alcançada a paridade de gênero nas matrículas em praticamente todas as etapas da educação básica e no ensino superior em relação as mulheres seja de 14 para cada homem, os desafios ainda são muitos.

A entrada das jovens mulheres no mundo do emprego é muito diferente daquela vivida por jovens homens, no que se diz respeito á representatividade das diferentes carreiras aponta Viviana Santiago, gerente de gênero e Incidência Política da Plan International Brasil.

A discriminação de gênero salta aos olhos quando o escopo é o ambiente familiar, as meninas são as únicas responsáveis pelos afazeres domésticos e que os meninos podem namorar e as meninas não. A desigualdade começa em casa, é um fato em nosso país, desde a divisão de tarefas domésticas, no mundo do trabalho as hierarquias de gênero e o patriarcado.

A igualdade de gênero é descrita no primeiro inciso do artigo 5º da constituição federal. Onde prevê que todas as pessoas independente do seu gênero são iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (72.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com