TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DOCENTE DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SUPERIOR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA 1° SEMESTRE

JÉSSIKA TAVARES SANTOS SARMENTO

FORMAÇÃO DOCENTE

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

[pic 3]

Porto Grande

2019

JÉSSIKA TAVARES SANTOS SARMENTO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

 

Trabalho do 1º semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Licenciatura em Pedagogia.

         

Professora: Regina Célia Adamuz

         

Porto Grande

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA        4

1.1 DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLA        5

1.2 O PROCESSO EDUCATIVO ENTRE O ENSINAR E O APRENDER        5

1.3 DO APRENDER A APRENDER: APRENDIZAGEM E DIFERENÇA        6

2 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA        7

2.1 AS DIRETRIZES CURRICULARES INTERFEREM NA AUTONOMIA DOS DOCENTES?        7

2.2 GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA        8

3 CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A CIDADANIA E DIVERSIDADE SEXUAL        9

3.1 ESTRATÉGIAS QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO        9

3.1.1 Conhecimentos da equipe educadora        9

3.1.2 Mudanças de expectativas, conversa e alinhamento dos objetivos.        10

3.1.3 Ambiente de aprendizagem agradável.        10

4 ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE        11

4.1 TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO.        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

INTRODUÇÃO

Em busca de informações relevantes e de conhecimentos em relação ao assunto apresentado neste portfólio, podemos compreender e aprender mais com relação a realidade em que vivemos e o que podemos acrescentar de melhor para mudar nossa educação.

Ainda seguimos em luta contra um padrão que é formado por nossa sociedade e que aparenta até ser de boa intenção teoricamente, mas diante das pesquisas efetivadas chegamos à conclusão que muitas coisas precisam ser modificadas e colocadas em prática de forma rápida, porque ano após ano são formados novos profissionais e que acabam por seguir esses padrões que afetam negativamente e contradiz com seu real objetivo.

Abordamos diversos assuntos de como melhorar a forma de educar e como podemos aplicá-las. Atentamos para qualidades básicas e fundamentais de um educador e como eles podem formar melhor seus alunos para que assim possamos preparar uma sociedade que seja crítica, autônoma e com sucesso para todas as áreas.

 

1 DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA

Após o estudo dos materiais recomendados e a conversa informal com professores experientes, conseguimos entrar em um consenso, uma opinião em comum. “No processo educativo, a relação entre professor e aluno é de grande importância”.  

Torna-se necessário recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre diferentes, também se torna necessário fazer ver ao discente as introjeções das pessoas na sociedade para sua percepção de mundo e, desta maneira, recuperar a verdadeira história.  

Como estabelecer relações solidárias e de equidade na convivência entre sujeitos e suas diferenças?

Estes são os principais desafios da educação e da escola. Somos nós os responsáveis por fazer essa diferença de uma maneira que impacte na vida da sociedade positivamente, formando cidadãos com uma diversidade melhor aceita e eliminando paradigmas que são de grande influência entre nós.

O desafio da escola juntamente com os projetos educativos nos orienta para nossa prática é que, para compreender a cultura de um indivíduo e o grupo que faz parte, é necessário olhar as pessoas que estão ao seu redor, que convivem e influenciam direta ou indiretamente seus costumes. É aqui que as diferenças ganham sentido e forma de expressão como realidade e determinam o papel da alteridade nas relações da sociedade entre si.  

 A escola tem sido o veículo de projeção de padrões e modelos que impedem o verdadeiro conhecimento, onde privilegia um conhecimento que é dado e assimilado pela ordem institucional, e que nem sempre é percebido pelos agentes sociais que conduzem os processos educativos.  

O desafio que fica até então, é compreender a educação como processo de aprendizagem, baseado na troca de comunicação entre diferentes. Usar a nossa experiência como veículo importante para o ensino e formação, melhorando assim a nossa sociedade.

Temos que ter mais amor pela profissão que escolhemos, atuar com prazer e satisfação, desenvolvendo o nosso trabalho e encarando-o como algo que não seja trabalho, pois dessa maneira não nos sentiremos obrigados a fazer somente o que nos é obrigado a fazer, o que acaba gerando um desprazer pela forma que é imposta pelo sistema. Temos que ter visões e estratégias para atuar com as várias diferenças existentes no ambiente escolar, que resultarão em melhoria no convívio social.

É importante que sempre nos mantenhamos informados e em busca de novidades sobre as novas atualidades do momento para permanecer em sintonia com os alunos e poder argumentar com eles uma realidade que seja bom para todos.

1.1 DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLA

A diversidade tende a nos refletir como parte das afinidades de poder onde nos envolve nas dimensões da vida que vivemos, no nosso cotidiano e até mesmo onde nem suspeitamos de sua existência. Em relação a isso, SANTOS citado por GUSMÃO afirma:

Nos planos econômicos, social, político e das relações pessoais, "diferença" tem significado, em nosso país, quase sempre de "desigualdade"; ou mais exatamente: as diferenças étnicas,' culturais, fenotípicas, serviram de marcas entre desiguais sociais. (SANTOS apud GUSMÃO, 2003, p. 90)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com