TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Ferramentas Da Administração De Produção E Operações

Ensaios: As Principais Ferramentas Da Administração De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 6

As Principais Ferramentas da Administração de Produção e Operações

1. Resumo

Este trabalho tem o objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa sobre as produções e operações administrativas. E procurou demonstrar como o melhoramento na administração da produção é um fator importante ser utilizado como estratégia competitiva. Esse tema tem relevante importância no atual contexto, pois com o acirramento da concorrência internacional e a globalização a economia, o padrão de acumulação de capital entrou em crise devido a fatores como a saturação do mercado de bens duráveis, a perda de poder aquisitivo, a instalação de grandes multinacionais no Brasil, a substituição de produtos importados por produtos nacionais, a entrada de novos países produtores e a formação de blocos regionais. Assim, as organizações começam a buscar novos padrões e filosofias de gestão, para fazer frente a estes desafios de competitividade, através dos quais as empresas podem sobreviver. Procurou-se identificar os critérios competitivos mais relevantes na determinação da estratégia de operações da empresa de forma a serem atendidas as necessidades do seu mercado, e obtenção de vantagem competitiva no seu segmento de atuação.

2. Introdução

O comportamento da economia mundial apresenta-se como um fator de grande importância e influência nas práticas gerenciais das empresas em geral. O cenário econômico mundial atual pode ser caracterizado por alguns fatores marcantes, tais como a forte concorrência, velocidade de disseminação de informações, evolução e renovação rápida da tecnologia, diferenciação dos produtos no mercado e descentralização produtiva. “O mundo está passando por uma fase de mudanças muito rápidas” (FALCONI, 1999, p.01).

A reestruturação produtiva veio em resposta à necessidade de ajustamento frente aos padrões internacionais de produtividade e de qualidade, elemento considerado hoje, básico na competitividade nesse novo cenário. Esta reestruturação trouxe à tona questionamentos como o da inadequação dos princípios Tayloristas/Fordistas às novas condições do mercado, assim como difundiu novos conceitos como de automação, flexibilidade, qualidade total e valor percebido pelo cliente. As mudanças que estão ocorrendo não são meras tendências, mas sim consequências da necessidade das empresas buscarem novas tecnologias, novos sistemas de gestão, novos mercados e consequentemente uma redefinição dos seus processos e negócios.

Segundo Ohno (1997) neste novo tipo de concorrência torna-se necessário perceber, de forma mais precisa possível, que a fonte básica das informações está sempre disponível no mercado. Para que as empresas possam tornar-se competitivas no mercado crescentemente globalizado precisam produzir lotes cada vez menores de uma ampla faixa de produtos (variedade). Dessa forma, pode-se dizer que, a manutenção ou ampliação da competitividade neste tipo específico de mercado, depende simultaneamente do atendimento de várias dimensões da competitividade. Isto significa produzir uma ampla gama de produtos diversificados com preços compatíveis, qualidade intrínseca e atendimento e confiabilidade nos prazos de entrega.

Dentre as dimensões de competitividade, a dimensão flexibilidade do sistema produtivo tem assumido cada vez mais um papel de importância nas prioridades estratégicas.

Os sistemas flexíveis visam simultaneamente permitir a produção de artigos com baixos custos e grande variedade, atendendo dessa forma a lógica da demanda nos mercados (JUNIOR, 1998). No nível de missão da manufatura, Slack (1993) definiu quatro tipos de flexibilidade: flexibilidade de novos produtos, flexibilidade de mix de produtos, flexibilidade de volume e flexibilidade de entrega. Quando se fala em desenvolver uma estratégia de operações dirigida aos consumidores, significa que se deve iniciar com um processo de análise do mercado, o qual categoriza os consumidores da empresa, identifica suas necessidades, as limitações dos concorrentes e demais restrições do ambiente externo. Pós ser determinada a estratégia operacional, são desenvolvidas as prioridades competitivas derivadas ou habilidades que a empresa deve possuir para atender a demanda do mercado. É de suma importância o papel da estratégia de operações para que as empresas possam atingir suas metas corporativas e aumentarem sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996), a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

* Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.

* Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.

* Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.

* Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.

* Ergonomia

* Estudo de tempos e movimentos

* Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.

* Planejamento e controle de projetos

Entradas – Transformação – Saídas

O processo produtivo consiste na transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de outros materiais e serviços).

Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser de vários tipos:

* De materiais - processam suas propriedades físicas (forma, composição, características), localização (empresas distribuidoras ou de frete) ou posse (empresas de varejo).

* De informações - processam a forma da informação (ex. contadores), localização (ex. empresa de telecomunicações) ou posse (ex. consultoria, serviços de notícias, etc).

* De consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com