TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades dos Minerais

Por:   •  1/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Propriedades dos Minerais

O estudo da mineralogia se trata da pesquisa focada em descrever e classificar diversos tipos de minerais através de suas propriedades, origem, modos de ocorrência e constituição.

Os minerais possuem sua estrutura formada por sistemas cristalinos, originados por diversas variáveis, conhecidas como parâmetro de rede. Esses sistemas cristalinos definem o ordenamento espacial dos átomos e propriedades físicas e químicas dos minerais.

Dos minerais existentes, é possível classifica-los em sete sistemas cristalinos: cúbico, tetragonal, trigonal ou romboédrico, ortorrômbico, monoclínico, triclínico e hexagonal.

As propriedades dos minerais são consequências de sua composição química e de suas características estruturais. Com o uso de simples objetos como um imã, lupa e placa de vidro é possível testar um conjunto de propriedades que nos permite identificar as diferenças entre os minerais. Segue descrito abaixo as principais destas características:

Cor: Refere-se à tonalidade apresentada no mineral quando a luz incide ou reflete sobre ele. A variação dessa propriedade se deve à composição química dos minerais, principalmente à existência de iões metálicos e efeitos de radiação ionizante. Os minerais podem possuir uma única cor, são os chamados de monócronas, ou apresentar diversas cores, os polícronas.         

Traço: É determinado pela cor que o mineral deixa sobre uma superfície de porcelana branca. Esta cor, por sua vez, refere-se ao pó do mineral que será sempre constante. Mesmo que o mineral apresente cores diferentes, o seu traço será sempre o mesmo.

Brilho: Trata-se da aparência do mineral colocado sob a incidência de luz, havendo dois tipos: Metálico, quando semelhante ao brilho dos metais, são comuns em minerais formados por ligação metálicas, normalmente apresentam traço escuro, porém há exceções. Não metálico, não apresenta qualquer semelhança com metal, comuns em minerais que possuem ligação iônica ou covalente, é comum apresentar traço com tonalidades claras.

Odor: Embora grande parte dos minerais não apresentem cheiro algum, outros, como o enxofre, possuem odores que podem ser utilizados em um processo de classificação. Para a determinação do odor de um mineral é necessário umedecer, aquecer ou esfregar a amostra.

Magnetismo: Ocorre em minerais que possuem origem ferromagnéticas ou que contenham teor elevado de materiais que uma vez aquecidos se tornam magnetizados. Os minerais mais comuns que apresentam essa propriedade são a magnetite e a pirrotite.

Dureza: Refere-se à resistência de um mineral quando uma de suas faces é riscada com o uso de algum objeto. Reflete a força de ligação entre os átomos, iões e moléculas constituintes da estrutura do mineral. A escala de Mohs classifica a dureza de alguns minerais, que são ordenadas de forma de dureza crescente:

  • 1 – Talco;
  • 2 – Gesso;
  • 3 – Calcite;
  • 4 – Fluorite;
  • 5 – Apatite;
  • 6 – Ortoclase;
  • 7 – Quartzo;
  • 8 – Topázio;
  • 9 – Corindo;
  • 10– Diamante.

Densidade: Se trata da densidade da mássica do mineral, é a relação entre peso e volume da amostra.


Objetivos

Nesse experimento o objetivo foi observar as diferenças presentes na estrutura dos minerais, identificar e descrever algumas propriedades dos minerais como dureza, densidade, cor, magnetismo, odor, entre outras, utilizando diferentes amostras, possibilitando assim a comparação entre elas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com