TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Quatros Chaves Função Gerencial

Casos: As Quatros Chaves Função Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

2.1.4 Gerentes Excepcionais

A área de RH tradicional era centralizadora e monopolizadora. Hoje mudou, quem cuida da parte de seleção, treinamento são os Gestores de Pessoas sendo assim, responsáveis pela Administração de Recursos Humanos, que necessitam da área de Rh para ajudar os gerentes a administrarem seus subordinados, pois o papel dos gerentes está mudando rapidamente.

Chiavenato (2002) salienta que “é necessário substituir a mentalidade autocrática e impositiva dos gerentes por uma mentalidade mais aberta, que proporcione um estilo de administração democrático e participativo, transformando o capital intelectual em agente de competitividade empresarial”

As Organizações precisam de profissionais competentes, para que sua administração possa se modernizar, seu sucesso depende diretamente do sucesso dos gerentes em suas atividades internas e externas.

O trabalho gerencial é fundamental na definição e alcance dos objetivos organizacionais, na formulação e implementação de estratégias e na realização da visão de futuro da empresa. A motivação das pessoas, a plena utilização da tecnologia disponível, o atendimento sofisticado ao cliente, o mapeamento ambiental, a varredura da concorrência, o impulso pela qualidade e produtividade são aspectos que dependem basicamente da atuação gerencial. Esse é um trabalho difícil e de grande responsabilidade, exercido pelos gerentes, com a missão de manter o pleno funcionamento da organização. Porem, são pessoas comuns, que se sobressaem das demais, os gerentes excelentes – fazem coisas diferentes da média. Destacam-se por ter capacidade de selecionar e gerenciar pessoas. Reconhece em cada um seu potencial, conseguem extrair suas melhores qualidades, treinando, e posicionando-os nos lugares certos dentro da empresa. Sabem reconhecer e recompensar as pessoas pelos resultados alcançados. Tem o poder de definir os resultados certos a serem alcançados. Negociam objetivos e metas com seus subordinados. Mas sabem também dotá-los dos recursos necessários para desenvolverem suas funções. Esses recursos são entendidos como: Guia orientação, transmissão de conhecimento, recompensa. Outras vezes deixam que seus colaboradores encontrem seus próprios meios.

Conhece quais são os pontos fortes e fracos de seus subordinados e reuni uma equipe cujos pontos fortes reúnam todas as competências necessárias e requeridas para o sucesso do trabalho. Essa técnica é fundamental para o gerente conhecer profundamente as potencialidades de sua equipe e utilizá-las ao máximo. Avalia também os pontos fracos e incentiva a corrigi-los ou ultrapassá-los.

Gerentes excepcionais tem que criar uma cultura de excelência e desenvolver na equipe uma mentalidade de sempre aperfeiçoar e melhorar continuamente. Eles conseguem fazer essas três coisas juntas de modo que cada uma delas promova e impulsione as outras. Isso requer um continuo balanço entre exigir e conceder, entre cobrar e pagar, entre impor desafios e promover o reconhecimento e recompensa pelo sucesso alcançado.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com as crescentes mudanças nas estruturas sociais, econômicas, mercadológicas e tecnológicas, as atividades das organizações vêm se modificando e evoluindo, forçando a adaptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com