TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As baterias conduzem

Tese: As baterias conduzem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Acumuladores de Chumbo

Acumuladores de Chumbo são, na verdade, baterias. Isso mesmo, aquelas que usamos em automóveis.

Esses acumuladores ou baterias fornecem ao veículo energia elétrica para o seu motor.

O inventor desse dispositivo foi o engenheiro francês Gastón Plante que, em 1859, construiu o primeiro acumulador de chumbo, usando placas de chumbo mergulhadas numa solução aquosa proveniente de diluição de ácido sulfúrico.

As baterias que usamos hoje são muito mais modernas, pois são fabricadas para terem uma maior durabilidade e, para isso, os eletrodos são feitos de chumbo e misturados em antimônio.

Baterias de níquel-cádmio

A bateria de níquel-cádmio é uma das mais utilizadas em todo o mundo, são elas as responsáveis por manter aparelhos como filmadoras e celulares em funcionamento, e, além disso, podem ser recarregadas milhares de vezes. Dizemos que uma bateria possui este aspecto por que todas as semirreações que ocorrem para seu funcionamento podem acontecer de forma reversível.

A energia necessária para a recarga desse tipo de bateria é fornecida por um gerador externo (carregadores). Acompanhe as semirreações que ocorrem no interior da bateria de níquel-cádmio:

Polo negativo (ânodo)

Cd + 2 OH- → Cd(OH)2 + 2 é (elétrons)

Polo positivo (cátodo)

NiO2 + 2 H2O + 2 é → Ni (OH)2 + 2 OH-

Essa bateria ganhou o mercado por sua grande durabilidade

Pilha leclanché

As pilhas comuns são chamadas de pilhas de Leclanché em homenagem ao seu inventor, o químico francês George Leclanché (1839-1882).

Leclanché criou esse tipo de pilha no ano de 1866. Ela é chamada também de pilha seca porque até então só existiam pilhas que usavam soluções aquosas, como a Pilha de Daniell.

Outras duas denominações que esse tipo de pilha recebe devido a sua constituição é pilha acida ou pilha de zinco-carbono. Ela é basicamente formada por um envoltório de zinco separado das demais espécies químicas que compõem a pilha por meio de um papel poroso.

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas recebem este nome por que são feitas a partir de bases, possuem d.d.p de 1,5 V e não são recarregáveis.

Quais as diferenças entre pilhas ácidas e alcalinas?

1. Composição: A pilha alcalina é composta por uma mistura eletrolítica: pasta básica de NaOH (hidróxido de sódio - bom condutor eletrolítico). Já a pilha seca comum contém cloreto de amônio NH4Cl (sal ácido) e recebe a classificação de ácida.

2. Aplicação: A pilha seca é usada para produzir correntes pequenas em serviços contínuos, sendo por isso indicada para rádios portáteis, telefones, campainhas, lanternas, serviços de sinalização, etc. A pilha alcalina, por sua vez, é apropriada para equipamentos que requerem descargas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com