TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As doenças de pele mais comuns observadas em um centro de estética

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

As principais doenças observadas em um centro estético

A pele é um órgão que reveste a superfície externa do corpo, de modo que separa o organismo do meio ambiente.

É o órgão mais extenso do organismo, constituindo o maior órgão sensorial pra a recepção de estímulos táteis, térmicos e dolorosos, variando sua estrutura de local para outro, de acordo com suas funções.

A pele é muito complexa é a primeira e principal barreira de proteção pra o corpo, contra as agressões externas sendo uma de suas funções proteger organismo.

Mas a pele é afetada por várias doenças/disfunções.

E são essas doenças/disfunções de pele que os profissionais de estética se deparam muitas vezes no dia a dia em seu trabalho.

Pois, hoje as pessoas se preocupam mais com a beleza do que com a saúde e bem estar, querem se sentir bonitas, bem cuidadas esteticamente, é a procura pelo belo e pelo corpo perfeito.

E com isso há uma procura grande dessas pessoas por centros estéticos e principalmente por profissionais bem preparados e capacitados que passem confiança que possa oferecer ajuda que elas necessitam, para resolver seus problemas.

Mas com esse aumento por tratamento estéticos cresceu também o surgimento de doenças/disfunções, de pele e problemas dermatológicos.

São disfunções que os esteticistas tem a necessidade de reconhece-las, para que possa saber quando e como tratá-las, e quando ele deve encaminhar para um profissional competente nessa área, ou seja, um dermatologista.

A acne é uma doença de pele inflamatória crônica que causa espinhas, cravos e lesões vermelhas (pápulas, pústulas, cistos) e dependendo do grau pode deixar marcas e sequelas para toda vida.

As causas podem ser por predisposição genética cujo as manifestações dependem da presença de hormônios sexuais. Motivos hereditários quando os pais tem ou teve a 50% de chance de ter.

A produção de sebo pelas gandulas sebáceas, hiperqueratinização folicular que acontece um processo exagerado de produção de queratina, na camada córnea. E colonização de bactérias. A bactéria mais envolvida na acne é a (propionibacterium acnes).

O melasma e o cloasma são caracterizados por manchas acastanhadas, principalmente na face e nas regiões malares (maças do rosto) na testa, nariz, lábios superiores e têmporas, nas mãos, braços, e colo. O melasma e o cloasma são manchas de origens hormonais. O cloasma aparece na gravidez, esse último é o cloasma gravídico devido aos hormônios. Também o fator genético, característicos raciais também influencia o surgimento do melasma.

E um dos grandes motivos é a exposição ao sol, a radiação U.V provocam o aparecimento o e aumento dessas manchas. Essas manchas se intensificam a qualquer estimulo luminoso (tv, computadores, sol e lâmpadas florescentes).

No envelhecimento cutâneo, a pele fotoenvelhecida tem como característica a perda da elasticidade, manchas escuras e claras, rugas finas e profundas e a alteração da pele que pode ser apresentada mais áspera, ressecada e descamativa. Além disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com