TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE QUE PODEM SE OBSERVADAS EM UM CENTRO DE ESTÉTICA.

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

                             camila ferreira da silva

                             mylena alves silva

           morgana gonçalves azevedo

                 regiane santos borges oliveira

PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE QUE

PODEM SE OBSERVADAS EM UM CENTRO DE ESTÉTICA.

Produção Textual em grupo apresentado a Unopar campus de Palmas/To, como requisito parcial para a obtenção de nota Curso de Estética e Imagem Pessoal.

Orientadores: Prof. Natália Ribeiro ,Vânia Terra, Poliana Milreu, Luciane Barbosa, Renata Andrade Teixeira, José Adir Lins Machado, Juliana De Lima Arruda, Heloisa Licha.    

Palmas-To

2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.......................................................................................04

2-DESENVOLVIMENTO..................................................................................04

3- CONCLUSÃO..............................................................................................06

4-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS...............................................................07

1 – INTRODUÇÃO

A pele é o maior órgão de todo o corpo humano. Sua principal função é proteger a parte interna do corpo de fatores externos como vírus, fungos, bactérias, sol, vento, calor, frio, poluição.

Essa barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial “como um manto protetor”. Mais mesmo com toda essa proteção a pele não esta livre de algumas doenças.

A pele pode ser afetada por diversos tipos de doenças, doenças essa que os profissionais de estética se deparam no decorrer de seu trabalho.

A seguir iremos abordar através de pesquisas realizada em Centros de Estética e Salões de Beleza conforme os conceitos baseado nos estudos de Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, sobre algumas das principais doenças e disfunções da pele mais comuns encontrados em Centros de Estética e Salão de beleza.

2 – DESENVOLVIMENTO

Para compreender a postura do profissional de Estética em relação a doenças de Pele encontradas em um procedimento estético, realizamos entrevistas com três pessoas que atuam na área da beleza.

Entre eles uma Esteticista, uma profissional que trabalha em um Salão de Beleza e outra que faz atendimento em sua residência. Obs.: Não entrevistamos os três centros de estética devido a dificuldade em conseguirmos as entrevistas nos mesmos.

Fizemos entrevista em salão de beleza por sabermos que em salões de beleza também é encontrado um grande índice de doenças de pele tais como Micose, Psoríase de couro cabeludo entre outras doenças.

Foi de fácil entendimento a entrevista devido ao fato de as profissionais entrevistadas serem bastante atenciosas e colaborarem com desenvolvimento da pesquisa e assim nos trouxe um maior esclarecimento sobre doenças e disfunções da pele.

Apenas a Esteticista Priscila Guanaes e a Cabelereira Bruna Mayara concordou em expor sua identidade. A terceira entrevistada preferiu ter a identidade preservada. Portanto, a trataremos de entrevistada 3.

              A entrevistada Priscila Guanaes, concluiu o curso de Estética a cinco anos mais atua no mercado de beleza a quatro anos. A entrevistada Bruna Mayara fez um curso profissionalizante de cabelereiro a dois anos e ao terminar o curso já começou a trabalhar na área.

                       E a entrevistada 3  não é graduada, Porém possui o Curso técnico em limpeza de pele e atua seus atendimentos em sua própria residência.

                         

             A seguir com a entrevista fizemos à mesma pergunta as

três profissionais que foram entrevistadas.

                        Abordamos as entrevistas com a seguinte questão, se ao decorrer de algum de seus atendimentos elas já se deparam com alguma doença de pele e que se elas já se depararam nessa situação que elas relatassem, qual foi a sua conduta e procedimento indicado para com o cliente.

   •       A primeira entrevista foi a Esteticista Priscila Guanaes, ela respondeu que sim que já se deparou com um cliente que apresentava sintomas de câncer de pele isso ocorreu ao iniciar no cliente uma limpeza de pele o procedimento dela foi de suspender de imediato o atendimento ela nem iniciou a seção e logo indicou ao cliente para que procurasse um especialista na área da doença que no caso é um dermatologista.

              Ela relatou que outra doença muito comum encontrada em seus atendimentos é a acne disse tratar a acne dos tipos 1 e 2 e, muito dificilmente, do grau 3, mais quando está  no grau 4 e 5, indicam um Dermatologista, pois nesses casos só podem ser  tratados com antibioticoterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com