TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As memórias de minha infância e experiências vivenciadas na escola

Seminário: As memórias de minha infância e experiências vivenciadas na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

As memórias de minha infância e experiências vivenciadas na escola.

Sou filha de agricultores e minha vida escolar teve início aos sete anos de idade.

Como morava no sítio, andávamos cerca de quatro quilômetros até a escola, a qual era isolada e multiseriada. A professora ensinava os alunos desde a cartilha até a quarta série.

As avaliações eram feitas pelas provas bimestrais aplicadas pela própria professora, mas o conceito final era um exame aplicado pelos representantes da secretaria municipal de educação, sendo assim, se não atingisse a média exigida era reprovado.

Sempre tive respeito e admiração pela professora, para mim “professor (a)” era quem sabia tudo, talvez porque na época nossos pais tinham poucas instruções escolares a nos transmitirem.

Fui uma aluna aplicada, aprendia com facilidade e ajudava meus colegas nas tarefas das quais eles tinham dificuldades em aprendê-las.

Meu pai, grande incentivador nos estudos. Quando terminei a quarta série, ele me colocou para repetir a mesma série para que não ficasse parada uma vez que não havia mais estudo naquele local.

Depois fui matriculada no antigo ginásio. Lá tudo era diferente. Fiquei assustada, tinha várias salas, secretaria, cantina, diretora e muitas professoras, cada uma pra uma ou duas matérias. Cada aula tinha horário para acabar, os alunos eram barulhentos, e eu, tímida e curiosa.

Acredito que devido ao gosto pelas matérias escritas ao invés de cálculos, tinha mais intimidade com as professoras dessas disciplinas, era mais participativa questionava, buscando mais aprendizagem.

Na época, todo o material era comprado pelos pais. Os livros eram caros, não havia greves, tudo tranqüilo, os alunos respeitavam seus professores, se preocupavam em não reprovar, pois era vergonhoso ficar atrasado da turma numa série a menos.

O ensino aprendizagem acontecia com intensidade alcançando as metas e não apenas índices.

As expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia.

Fiz o ensino médio na modalidade EJA, devido ao horário disponível do meu trabalho.

Escolhi a pedagogia porque gosto muito desse curso, tem tudo a ver comigo, é onde me sinto satisfeita a cada disciplina estudada adquiro mais conhecimentos teóricos para pôr em prática quando for exercer minha função.

Também me facilitou cursar pedagogia devido já trabalhar na educação infantil como Agente Educacional onde acompanho passo a passo o trabalho das professoras no cuidar ensinar das crianças.

Isso foi o que realmente me levou a escolher esse curso, pois no final poderei juntar a experiência e o conhecimento no meu trabalho embora nem sempre a teoria e a prática sejam possíveis por vários fatores.

Muitas vezes os problemas são tantos, dificultando de se trabalhar como deveriam e gostariam os educadores aqueles que seriam ideais, que fazem com amor e dedicação, colocando-se a disposição, buscando aperfeiçoar-se sempre mais,aprendendo e ensinando ao mesmo tempo.

Quando for por em ação meu trabalho de educadora, acredito que as dificuldades tenderão a aumentar, principalmente com a inclusão de alunos especiais nas escolas regulares, será um desafio acompanhar o ritmo dessa geração acelerada que nos espera.

Espero estar preparada, mas cada vez mais me aperfeiçoar, estando atualizada e corresponder bem minhas obrigações, em especial com os alunos, os quais, dependerão de mim para desenvolverem suas personalidades e potencialidades na idade certa tornando-se cidadãos responsáveis e capazes.

As idéias que possuo sobre o que é Educação e o que é Pedagogia

Educação entendo que são meios pelos quais transmitimos e recebemos costumes e hábitos, também valores de uma geração mais velha para as mais novas.

A educação acontece por situações experienciais vividas e por ensinamentos de outros no decorrer da vida. É um processo de aprender e ensinar, na socialização, na família enfim, no grupo ou nos grupos. É uma forma de tornar comum o saber, a idéia e a crença. Ela pode existir imposta pelas entidades escolares e religiosas, mas em primeiro lugar vem da família.A educação está em constante reflexão e revisão.

A Pedagogia se caracteriza pelo embasamento desenvolvido no ser humano. Leva em conta as diferentes personalidades das crianças e jovens, na sua idade apropriada. Trata do mesmo assunto no ciclo escolar, mas não da mesma maneira, respeitando a capacidade da criança. Faz parte da vida escolar do aluno nas fases iniciais, na educação infantil, no ensino fundamental até certa altura.

Ela deve propiciar à infância a aquisição dos primeiros elementos do saber, de forma intuitiva e natural. Na formação da criança são importantes o envolvimento da família, a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com