TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEMORIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 15

 [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 AS MEMORIAS DE SUA INFÃNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.......................................................................................................................4

 

3 AS EXPECTATIVAS QUANTO A PASSAGEM DO ENSINO MEDIO PARA EDUCAÇAO SUPERIO NO CURSO DE PEDAGOGIA..............................................7  

 

4 REFERÊNCIAS        12

 


  1. INTRODUÇÃO

Este memorial representa uma análise do meu desenvolvimento ao longo do período de formação, como é reconfortante recordar momentos de descobertas e aprendizados, De comparar o velho com o novo, reconstituir a memória constitui o caminho que encontramos para compreender como a educação de jovens e adultos foi ganhando a configuração que hoje conhecemos, processo este marcado por uma construção na qual lutas, avanços tecnológicos e muito estudo sobre a educação   são os fatores importantes para o desenvolvimento do individuo na sociedade.

Ele resulta de algumas reflexões sobre a educação e a alfabetização diante das comparações de minha infância, acabei por descobrir minha motivação nestes dois anos resultante do meu dia-a-dia de contato com os alunos onde trabalho,  tenho apenas meus conhecimentos provindos do magistério e as lembranças e marcas deixadas pelos meus professores que são peças fundamentais para percepção da vida .Percebemos com tudo o quanto evoluiu a maneira de se educar Mesmos com os avanços alcançados nos últimos tempos e a melhoria no nível dos indicadores educacionais e, com o salto obtido na meta de universalização do acesso ao ensino, muito ainda tem que ser feito para classificar esse acesso e vencer a tendência histórica de exclusão social do sistema.

Ainda existe por parte da escola uma grande desconfiança, lentidão e falta de junção da tecnologia, além de capacitar os docentes, e necessário que os gestores também se qualifiquem para o uso das novas tecnologias, ou seja, os gestores necessitam participar do processo de inclusão digital ou de alfabetização tecnológica.

 São através dessas novas tecnologias que a escola e sua equipe concedem ao aluno os conhecimentos necessários para promover o cidadão perante a sociedade, ou seja, o papel do professor é formar o cidadão para ser capaz, reflexivo, competente e que tenha pensamento crítico perante as diversas situações encontradas no decorrer da sua vivencia. Devemos sempre respeitar a bagagem cultural que cada um traz consigo e procurar sempre somar e não subtrair.  

Cada ser humano pode se identificado pelo conjunto de suas memórias ,como      disse, PAULO FREIRE1975’’...INACABADO SEI QUE SOU UM SER CONDICIONADO,MAS CONSCIENTE DO INACABAMENTO, SEI QUE POSSO IR MAIS ALÉM DELE...                                            


2 AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E AS EXPECTATIVAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.

Nasci no ano de 1977 no dia vinte e dois de setembro em Nova Lima, Minas Gerais ,morei ate os meus 14 anos em um bairro chamado Ribeiro Machado na    cidade de Rio Acima, um bairro rural distante do centro da cidade ,não havia farmácia, hospital ,supermercado e nem energia elétrica tudo ficava no centro da cidade .Meu pai Miguel de Lima Filho cursou até a quarta série, minha mãe Maria Sampaio de Lima é analfabeta ,tenho um irmão mais velho chamado Denilton, minha família é bem pequena, mesmo sem ter estudos meus pais nunca deixaram de proporcionar o melhor para nós. Além de trabalhar no sítio que morávamos, meu pai trabalhava a noite em uma cerâmica que fabricava telhas e tijolos no centro da cidade, e na época era a única fabrica da cidade quase todos trabalhavam nela, pois não exigia estudo algum.  

Junto com meu irmão vivemos grandes e valiosos momentos, sempre fui muito levada, e arteira, meus pais sempre me mimaram muito por ser a filha mais nova e me mimam até nos dias de hoje, nossa casa era muito simples, esquentávamos água para tomar banho, o fogão a lenha era uma diversão, ficar ao redor do fogão escutando as histórias contadas por meu pai. Brincávamos muito de fazer sombras com as luzes das velas acesas sempre saia um cachorro um coelho ou uma pomba como figura na parede, fora as brincadeiras de crianças como pega-pega, pula corda, rouba bandeira, esconde- esconde ,ficávamos juntos na rua com várias crianças pois, não havia perigo nenhum comparado com os dias atuais, lembro dos gritos de minha mãe:-Vem tomar banho menina antes que escureça ,anda rápido.  

Quando a energia chegou ao nosso bairro foi uma festa, eu e meu irmão ficávamos ascendendo e apagando toda hora o interruptor só para ver a luz, já ficou para traz a brincadeira de sombras com as luzes das velas. Lembro-me que o dono do sítio, Sr. Dirceu e sua esposa dona Marisa levaram uma televisão para o sitio me sentia a tal, pois no bairro  só  no sitio que tinha um televisor na época. Os patrões só apareciam lá nos finais de semana, então durante a semana vizinhos e amigos reunindo-se lá para assistir, ás vezes respondíamos tudo o que se passava na telinha hoje ao relembrar achei muito bobo, pois como era simples e boa a vida naquela época. As condições financeiras do meu pai aos poucos foi melhorando ai ele comprou uma geladeira, e um televisor não dependíamos Do televisor dos patrões, eles eram pessoas boas que se preocupavam conosco, também traziam brinquedos e roupas sempre que viam ao sítio, pois nossos brinquedos eram feitos de potes de margarina, folhas de bananeira, meus pais não tinham condições de comprar brinquedos para nós. Minha infância foi simples, mas muito bem aproveitada comparando com as crianças de hoje, pois, naquela época não ficávamos presos  em jogos eletrônicos e nem em televisões, aproveitávamos o máximo que podíamos para sermos ‘’crianças’’ ,hoje em dia a falta de segurança tornou-se  a maior de todas as preocupações pois não temos liberdade de  ir e vir. Minha  mãe acho que devido a sua infância dura ela não era tão carinhosa conosco. MEU irmão tinha que cuidar de mim enquanto ela trabalhava ajudando meu pai a capinar, plantar, pois o sítio era muito grande tinha duas lagoas cheias de peixe uma varanda enorme na casa e todo gramado, Lembro-me que todo final de semana os patrões traziam pacotes de pão velho para jogar para os peixes e minha mãe sempre pegava alguns pacotes e fazia um  delicioso pudim de pão já era o nosso café da manha garantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com