TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As mídias E O Serviço Social

Artigo: As mídias E O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

As Mídias Sociais e o Serviço Social

Estamos vivendo em uma Era, em que temos que tomar muito cuidado com as informações divulgadas nas redes sociais, ao compartilharmos nas redes sociais, qualquer pessoa pode ver, e dependendo do que compartilhamos possa ser prejudicado.

Temos que ter a privacidade, porém os jovens não se preocupa com a privacidade na rede e divulga informações pessoais, pela pesquisa feita analisamos que apenas 26% dos usuários frequentes do Facebook se preocupam em manter sua privacidade.

Outra pesquisa que não podemos deixar de citar é que o Brasil já é o segundo país em usuários no Facebook (46 milhões de usuários ativos) e 72% dos brasileiros acessam a rede diariamente.

Como sabemos, as redes sociais podem sim nos prejudicar se não souber usá-las, porém as redes sociais podem nos ajudar se souber usá-las.

Por exemplo, assim como vemos as páginas criadas com os fãs, as vezes com mensagens de amor, frases engraçadas entre outros, podemos ver que também temos no Facebook, páginas criadas para ONG, de como arrumar empregos, páginas sociais que podem nos deixar por dentro no assunto, basta curtir e sempre ver as divulgações compartilhadas pela página.

Em relação as páginas de ONG, deve ser utilizada sempre o bom senso, separando o perfil pessoal do perfil da ONG, sabendo o que postar ali e o que deve ser ou não postado tanto no Facebook quanto no Twitter, deve ter informações com frequência mas sem exagero e deve ser protegida a imagem do ambiente.

Assim como já vimos até agora de acordo com nossos estudo em sala de aula podemos ver, que, em nossa profissão de Serviço Social, as Redes Sociais podem muito bem nos ajudar pois através das redes sociais podemos ter meios de ajudas as pessoas que precisam, por exemplo: Hoje em dia todos tem acesso a celular, se um sujeito estiver passando pela rua e ver uma casal morador de rua precisando de ajuda e querendo ajuda, pode muito bem pedir a permissão para tirar uma foto, e postar em uma das redes sociais assim como o Facebook que sabemos que é muito usado e muitas pessoas o acessa, e dessa forma as pessoas interessadas em ajudá-los, podem compartilhar até chegar nas pessoas que podem os oferecer um abrigo, albergue, entre outros lugares seguro para que essa família possa recomeçar a vida.

Formas que as redes sociais nos leva ajudar o próximo, é como o exemplo citado do professor Rafael Iamago, que relatou o que viveu das obras na Lapa, em que ele pode se comunicar por e-mail, com a pessoa mandante da obra.

Esses são uns dos exemplos em que as redes sociais podem nos ajudar.

O Facebook não é a única Rede Social que pode nos ajudar, também temos o Youtube, que assim como existem pessoas que postam vídeos engraçados, podemos usá-lo para fazer postagem de vídeos voltado a nossa profissão, pois no Youtube, podemos ver que os vídeos são muito acessados, e através dele podemos mostrar o nosso trabalho, e quem pode nos ajudar em algumas cousas, acessando o vídeo postado poderá entrar em contato para nos oferecer ajuda. Entre o Facebook e o Youtube, também tem o Twitter e o tumblr, que são muito conhecidos, e que podem nos ajudar.

Vemos por ai muitas divulgações desnecessárias, mas também vemos muitas postagens necessários, por isso que digo, as Redes Sociais devemos saber usá-las como usá-las saber o que divulgar e pensar duas vezes ou mais, antes de divulgar algo.

Fontes de pesquisa: http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/publicacoes/manuais-e-marcas/manuais-e-marcas-apresentacao

http://www.controlesocialdesarandi.com.br/entidades-filantropricas/ong/ongs/as-mdias-sociais-podem-ajudar-sua-ong/

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »