TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aimportância DoServiço Social Nos Dias De Hoje

Pesquisas Acadêmicas: Aimportância DoServiço Social Nos Dias De Hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera-Uniderp - Polo Ananindeua

Curso: Serviço Social – 4ºsemestre

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Alunas:

Titulo: A importância do Serviço Social nos dias de hoje

Tutora EAD:

• Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Ananindeua (PA), 26 de novembro de 2013.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social atualmente está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando demasiadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nesta conjuntura é se capacitar permanentemente, criando novas estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, através de uma leitura critica da realidade, refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e excludente.

O desafio para o Serviço Social como profissão no limiar do próximo século e participar como um agente ativo na formulação de políticas públicas, inserido em equipes, atuando no mundo da informática, vinculando-se nas redes mundiais. Capacitando-se permanentemente e abordando também as novas técnicas e discursos gerenciais. Como afirma Netto (1996, p. 89):

[...]As profissões não são só os resultados de processos macroscópicos devem também ser tratadas, cada qual como corpus teórico e políticos que condensam projetos sociais, onde emanam dimensões ideológicos que dão a direção aos mesmos processos sociais. (Netto 1996, p. 89)

A desigualdade tem sido uma marca histórica no nosso país, por isso os profissionais devem estar atualizados sobre estas condições e se munirem de informações que possibilitem detectar as questões sociais. Essa realidade exige aos profissionais que se qualifiquem, pois estes estão em contato direto com estas questões, podendo ser capazes de desenvolver propostas e programas que viabilizem melhorias sociais.

O campo de atuação do profissional, atualmente, abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais. Atualmente, o crescimento do terceiro setor, que inclui o trabalho em ONGs, em conselhos de políticas públicas e em assessorias ou consultorias, fez aumentar bastante a demanda por assistentes sociais. O profissional, neste caso, não trabalha apenas na execução de programas sociais como também no planejamento e na avaliação de projetos da instituição. Os maiores empregadores de assistentes sociais no Brasil são os órgãos públicos, que absorvem cerca de 80% da categoria.

Como acadêmica observo que o serviço social é uma profissão que abrange uma grande área de atuação. Ser um assistente social é pensar no objeto do Serviço Social que requer conhecimento, estudo e reflexões, embasadas teoricamente na direção dos pensamentos dos estudiosos referente ao mesmo. A questão social vem sendo posta como objeto do Serviço Social desde a nova proposta do currículo profissional, marcado com vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com