TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DO DIA DO SERVIÇO SOCIAL HOJE

Tese: O SIGNIFICADO DO DIA DO SERVIÇO SOCIAL HOJE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

1. A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE:

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das politicas sócio assistenciais, na esfera pública e privada, por meio de supervisão, planejamento, consultoria da gestão de politicas, de programas e de serviços sociais.

Desde o principio ate os dias atuais tem se redefinido, entendendo o significado social e se expressando pela demanda na realidade social, onde se revela as desigualdades sociais e econômicas, manifestadas pela pobreza, violência, fome, desemprego, carências existenciais e materiais.

Em meados do século XIX surgiu o Serviço Social, ao longo dos anos foi modificado e tem se transformando para conseguir arranjar soluções e respostas aos vários problemas que este mundo vem sofrendo.

O Serviço Social rompeu totalmente com as práticas conservadoras, pois o avanço do mundo tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais. Com isso o Serviço Social coloca hoje em dia alguns desafios imperativos, isso significa que tem vários novos desafios para resolver, para procurar soluções e para solucionar os vários problemas que esses novos desafios trazem.

Traz como desafio para o Serviço Social o direito, as lutas e respostas dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável e aumentando mais ainda a exclusão social de jovens, mulheres e crianças. Para o atendimento das necessidades sociais e para o enfrentamento da pobreza, foi merecido o direito exigível a partir da Constituição Federal de 1988, quando garante o direito da seguridade social como dever do Estado.

Foi de fundamental importância para os profissionais do Serviço Social a incorporação Teórica-Social critica no processo de formação, porque a profissão necessitava de embasamento teórico-metodológico para conhecer e intervir na realidade social, que apresentava várias fases diante do sistema capitalista. Com isso o profissional assistente social trabalha na intervenção e o combate às problemáticas sociais existentes nos vários ambientes da sociedade.

O Assistente Social tem como objeto de trabalho a questão social, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais. O Serviço Social vai ampliando suas funções até a defesa de acesso a bens e serviços, dos direitos sociais e humanos, das políticas públicas e da democracia.

2. O QUE É FILANTROPIA?

Filantropia é uma ação que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, esse é um termo de origem grega que significa “amor á humanidade”. A filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGs (Organizações Não-Governamentais), comunidades pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais com donativos, roupas, comidas, dinheiro e etc. De uma forma direta ou indiretamente.

O conceito de filantropia esta muito dispersa hoje em dia, mas esta relacionada às ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

3. QUAL É SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL:

Muitas pessoas ao referir promoção social de pessoas necessitadas materialmente confundem o significado das palavras assistencialismo e filantropia. Assistencialismo - palavra latina que significa “estar junto”, “pôr-se junto”. Consiste no conjunto de ações realizadas por alguém em prol de outro, no sentido dedar proteção, amparo, auxílio, ajuda, socorro. O termo “assistencialismo” possui o sentido um tanto negativo entre nós por que o que caracteriza especificamente o assistencialismo é o fato de não se preocupar com a erradicação das causas dos males sociais.

Filantropia - “Amor à humanidade”.

Tem mais a ver com humanitarismo, ou seja, amor à humanidade. O termo surgiu no século XVIII e era comparado a um tipo de caridade que se julgava mais esclarecedora, mais científica, em seu modo de agir, e não inspirada em motivos teológicos, mas exclusivamente humanos e sociais. Hoje, filantropia possui um significado quase que neutro para significar o “culto de atitudes humanas para com os necessitados” e, num sentido mais amplo, um vago interesse pelos problemas humanos. É uma palavra que está associada às pessoas, independentemente da religião ou condição social.

4. DEFINIÇÃO DE ASSISTENCIALISMO E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL:

Assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea. Esta ligada ao voluntariado, ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto às camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.

Assistencialismo é uma prática repudiada pela profissão, pois prega a caridade e a ajuda paliativa, que em nada resolve na situação daquela pessoa que precisa. Quem está em situação menos favorecida não precisa de caridade, nem de ser chamada de coitadinhos. Precisa sim que os direitos sociais assegurados por lei sejam efetivados!

5. MERCADO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL:

O profissional que atua no Serviço Social tem que ser multifuncional dotado de múltiplas habilidades, capacitado de execução, e ainda na gestão de políticas sociais públicas e empresariais, bem como, um profissional com sólida formação ética, de uma capacidade crítico-reflexiva a conhecer a realidade que nela atua com intencionalidade de encontrar alternativas para renovar sua prática rompendo com tarefas repetitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com