TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As origens da ergonomia

Artigo: As origens da ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  321 Visualizações

Tornou-se banal falar da desproporção que existe entre os cuidados dedicados á fabricação das máquinas ou á definição dos organogramas e a atenção dada aqueles que, através de seu trabalho, asseguram o funcionamento cotidiano. É este desequilíbrio desde suas origens, que a ergonomia tenta corrigir seja qual for a natureza da ação empreendida: diagnóstico para compreender as dificuldades encontradas ou os agravos á saúde , inscrição em processos de mudanças, tais como, a condução de projetos .

Através de diversidades dos atores e das formas de intervenção, existe hoje um dia uma pluralidade de abordagens da ação ergonômica. O recurso á ergonomia

em situações de produção ou de serviço pode se dar através de diferentes interventores. Pode-se se tratar de pessoas não formadas em ergonomia ( ex.: projetista usando normas ou recomendações gerais), pessoas tendo recebido uma formação complementar em ergonomia em maior ou menor escala ( é o caso de certos médicos do trabalho, dos membros de CHSCT, dos profissionais de concepção e , ás vezes dos operadores), e por fim de ergonomistas qualificados. Estes podem ter estatutos extremamente diversos: assalariados da empresa a qual atuam, consultores externos, membros de organismos de serviço público ou de associação. O que distingue um ergonomista profissional de um outro interventorusando ergonomia é essa capacidade de mobilizar um largo espectro de conhecimentos e métodos , e de articulá-los de maneira pertinente nas situações singulares.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com