TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ask Your Friends For Help...

Casos: Ask Your Friends For Help.... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

4 METODOLOGIA 7

5 AVALIAÇÃO 8

6 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A principal função de se trabalhar com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes que atuem na realidade sócio ambiental e que tenha um compromisso com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global.

É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente, para tanto, a escola precisa empreender esforços para que os alunos compreendam que as questões ambientais vão além do ambiente físico, dos aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos. Sabemos que a escola sozinha não dá conta de resolver todos os problemas sociais, mas temos consciência que ela tem uma função insubstituível, que é o compromisso de ajudar os alunos a tornarem-se sujeitos pensantes, capazes de atuar e construir uma visão crítica da realidade e ao mesmo tempo solidária no mundo que estão inseridos.

2 JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o tema meio ambiente, para que os educandos conheçam e valorizem as leis da natureza, aprendendo a cuidar buscando se conscientizar da importância da preservação do nosso planeta através da ação de cada um.

O lixo passou a ser encarado como um problema no qual deveria ser combatido pela maioria da população. A destinação final desses resíduos em lugares inadequados pode afetar a saúde dos seres humanos, ele não deixa de existir quando é colocado na lixeira, não há como não produzir, mas pode-se diminuir a sua produção e reutilizar, materiais reutilizáveis e recicláveis.

Nessa perspectiva houve a necessidade de elaborar esse projeto com o intuito de envolver os alunos na busca de obter ações que envolvam o reaproveitamento e a reciclagem do lixo, já que o tratamento do mesmo é um assunto sério que busca envolver além da escola, toda a comunidade local, uma vez que a educação tem uma importância fundamental, ela permite solução de vários problemas em nossa vida e novas ideias para a comunidade. Em acedência a essa pratica, Zuben (1998) afirma que o projeto de coleta seletiva nas escolas é muito importante, pois incentiva os alunos desde cedo a separarem o lixo, levando esse hábito para suas casas. Com essa condição o autor destaca que a principal alternativa para abrandar o problema do lixo é a reciclagem. O processo de transformação do lixo reciclável não incide somente em transformar materiais reciclados em materiais para o consumo novamente. A diminuição do consumo por parte da população, também faz parte desse processo, pois os resíduos se transformam em graves problemas ambientais. Desta forma com a amplitude existente no que se refere ao conceito de resíduos sólidos, para este trabalho, que tem cunho educacional de estimulo a prevenção, optei por trabalhar resíduos domésticos reciclável/reutilizáveis e os existentes da escola, a titulo de identificação e explanação educacional contextualizado.

3 OBJETIVOS

 Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e a solução oferecida para reciclagem;

 Construir ideias a cerca do lixo, do seu destino, da necessidade de reutilizá-los para conviver de forma sustentável com o meio ambiente;

 Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter o ambiente limpo.

4 METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização desse projeto será feito em etapas. Cada ação elaborada espera-se uma reação junto aos alunos para que os objetivos sejam alcançados.

1ª etapa

Será feito um levantamento sobre as questões ambientais e os impactos gerados pela sujeira através de uma conversa dirigida a respeito desse tema. Conterá apresentações de vídeos educativos infantis como “lixo é no lixo”, “Salve o planeta”, “Os sem florestas”, todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com