TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto político

Ensaio: Aspecto político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Ensaio  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Obviamente, quando olhamos para a imagem, não temos como deixar de notar os a linguagem utilizada, a concordância, etc. Entretanto, o dito erro, aproxima o individuo a quem tal “informe” deseja atingir. É, digamos, uma Imagem Acústica, que aproxima a “compreensão”, porém, de certa forma, afasta do lado sócio-político, restringindo-se aquele grupo de indivíduos.

Nesse aspecto – sócio-político – mora o grande desafio do educador (mediador do conhecimento): usar a linguagem do aluno, seu conhecimento de mundo prévio para trazer-lhe o entendimento primário, porém, apresentar-lhe opções. Ou seja, ajudá-lo a ver que existe outra forma de se expressar, seja na fala ou na escrita.

O uso desta linguagem “aproximativa”, de compreensão mais nítida que se encerra na linguagem usual do público alvo (conhecimento sociointeracionista), deve ser utilizada até o limite da compreensão, porém não levada ao extremo da aprendizagem como algo definitivamente correto ou errado. Ao aluno, deve ser introduzido, das mais diversas formas a maneira correta, sem julgamentos da sua maneira pessoal, sem tarefas engessadas, mas de forma abrangente, leve, não como única opção de comunicação, afinal, estamos tratando de pessoas que já se comunicam e sabem que, pelo menos dentro do universo delas, seu modo de comunicação funciona.

Em relação a questão do erro em si, tratado na questão, podemos dizer que que a variação é uma característica inerente a qualquer língua. Não existe uma única língua no mundo sem variação linguística. Não seria no Brasil, um país de colonização tão diversificada e de tanta desigualdade social a se distanciar dessa realidade.

A sociedade costuma fazer uma avaliação de cada uma dessas variedades, considerando uma “errada” e outra “certa”, uma “feia” e outra “bonita”, uma que “soa bem” e outra que “soa mal”. Cria-se assim uma língua boa, bonita, elegante e que seria mais inteligível e exata do que outras variedades dela – pelo menos na cabeça das pessoas.

Esse mito de que existe uma língua certa e outra errada começa aqui, em achar que o outro é quem fala errado, tomando como viés a sua própria fala. As pessoas acabam por julgar o que a diferença é um defeito. Ou um erro.

Bom, o que de fato podemos constatar que só o fato de uma pessoa falar, já demonstra que ela sabe falar.

A noção de certo e errado, no português, tem origem na sociedade, não na estrutura da língua. Numa língua, é certo o que a sociedade considera certo e errado o que a sociedade considera errado. E, claro, essa avaliação muda com o passar dos anos.

Podemos dizer que o errado na língua vêm com os grandes escritores. Em tese, a gramática normativa se baseia num modo peculiar de atividade linguística (escrita) de um grupo seleto de cidadãos que fizeram uso de uma das variantes prestigiadas no que costumam ser chamadas de obras clássicas. Em outras palavras, a sociedade elege, às vezes de maneira arbitrária ou baseada no que ela convencionou chamar elegante, uma variante linguística, torna-a padrão e em seguida passa a estigmatizar todo e qualquer falante que não siga aquela variação.

Questão 2

A música do Chico Buarque, “Apesar de Você”, foi escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com