TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO INTERNO

Tese: RECRUTAMENTO INTERNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

2.1.1.1 RECRUTAMENTO INTERNO

Para conseguir o profissional que atenda minhas expectativas irei usar o método de recrutamento externo por se tratar de um método mais amplo com mais opções de escolhas e diversidades entre os candidatos. Mas para chegar a esta opção a foi necessária a avaliação dos dois métodos de seleção sendo eles internamente ou externamente. O recrutamento interno por sua vê se trata de haver um determinada vaga, e a empresa procura preenche-la por meio do remanejamento de seus empregados, que pode ser promovidos sendo este processo chamando de movimentação vertical ou transferindo um funcionário de outro departamento sendo este a movimentação horizontal ou ainda poderá ser transferido usando de promoção do mesmo usando a movimentação diagonal.

Sendo assim o recrutamento interno torna se um dos grandes aliados da organização na retenção de funcionários. À medida que este se esforça para dar o seu melhor a fim de ser promovido. Dentro da empresa este tipo de recrutamento só da certo quando o funcionário tem a visão de crescimento e se empenha para que de certo às vezes ate a função do cargo a ser exercido o funcionário tem uma noção tem o conhecimento sobre aquele cargo. O recrutamento interno torna se muito mais fácil para as empresas já que estas não precisam ter que investir tanto na procura de novos talentos sendo estes já existentes dentro da organização. O recrutamento interno exige o conhecimento prévio de uma serie de dados e informações relacionados com os outros subsistemas, a saber, os resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de seleção que se submeteu quando de seu ingresso na organização, das avaliações do desempenho do candidato interno, dos programas de treinamento e de aperfeiçoamento de que participou o candidato interno, a analise e descrição do cargo atual do candidato interno e do cargo que se esta considerando, a fim de ser avaliar a diferença entre ambos e dos requisitos adicionais que se farão necessários entre outros como plano de carreiras e condições de promoção do candidato interno.

Mas como todas as escolha esse processo tem várias desvantagem que devem ser destacadas sendo elas:

A. Exigência de empregados que tenham possibilidade de ser promovido com alguns níveis acima do cargo em que estão sendo admitidos tendo motivação suficiente para se chegar lá.

B. Gera conflitos criando uma situação negativa nos empregados por não demonstrarem condições de realizarem aquelas oportunidades.

C. Quando o empregado sendo promovido incessantemente eleva-o a posição em que demonstra sua incompetência se ele demonstra competência em algum cargo a organização por querer premia-lo leva o a chegar a um cargo e mostrar se incompetente estacionado se já que a organização não pode retorná-lo a posição anterior.

D. O empregado quando convivido com problemas e com situações de sua organização perdem a criatividade e a atitude de inovação (CHIAVENATO, 2004).

2.1.1.1.1 RECRUTAMENTO EXTERNO

Para Idalberto Chiavenato (2004, p. 72), “O recrutamento é externo quando havendo determinada vaga, a organização busca preenchê-la com pessoas introduzidas, ou seja, candidatos atraídos pelas técnicas de recrutamento (...)”.

Segundo Antonio Vieira de Carvalho e Luiz Paulo Nascimento (2004, p 94) os meios de processar o recrutamento, podem ser listados os seguintes:

1 Anuncio na empresa (jornais, revistas, etc.).

2 Escolas e Universidades

3 Associações de classe e sindicatos

4 Recomendações de empregados da empregados

5 Agencia de Emprego

6 Arquivos de candidatos que se apresentava à empresa anteriormente

7 Mensagens em radio e TV.

8 Apresentação espontânea de candidatos

9 Intercambio de Empresas

Assim, deve se busca encontrar os melhores candidatos que estejam dispostos a prestar serviço para a empresa com qualidade e que se sintam comprometidos com ela. De forma que leve os dois lados a ganhar.

Antonio Vieira de Carvalho e Luis Paulo do Nascimento (2004) ainda completa dizendo que há três formas de recrutamento, que são o aberto. Semi-aberto e fechado. Onde o primeiro identifica o empregador indicando o nome da organização, endereço, setor para contatos e atendimento; já o semi-aberto aparece à identificação da empresa e ocorre uma pré-triagem ao invés dos currículos serem mandados diretamente para a empresa; por ultimo aparece o fechado onde a empresa patrocinadora da vaga não se da a conhecer o candidato.

Para Chiavenato (2004, p.179) o recrutamento externo oferece as seguintes vantagens:

Renova e enriquece os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é admitir pessoal com gabarito igual, ou melhor, do que o já existente na empresa.

Aproveita os Investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal feito por outras empresas ou pelos próprios candidatos. Isto não significa que a empresa deixa de fazer esses investimentos efetuados pelos outros. Tanto assim que muitas empresas preferem executar externamente, pagando salários elevados, para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho de curto prazo.

Segundo Chiavenato (2004, p.179) ainda se destaca as desvantagens do recrutamento externo, como:

É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. O período despendido com escolha e mobilização das técnicas mais adequadas para influência às fontes de recrutamento, a atração e apresentação dos candidatos, recepção e triagem inicial, encaminhamento a seleção, aos exames médicos à documentação, liberação do candidato de outro emprego e admissão não é pequeno. Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com