TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Capitulo 7 - Livro: Aspectos Comportamentais Da Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Capitulo 7 - Livro: Aspectos Comportamentais Da Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do livro: Aspectos Comportamentais da gestão de pessoas

Capítulo 7

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Neste capítulo veremos a transformação de grupos em equipes, examinaremos os tipos de equipes e o papel da competição e da cooperação em suas atividades, por fim, as principais dificuldades enfrentadas pelas equipes, nas quais o maior desafio é a gestão de conflitos.

Formação de grupos

As equipes são grupos que evoluíram. Um grupo é uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos em comuns, e ao longo de sua existência sofre influência de três fatores: O Ambiente - no qual se formou e atua, o tipo da organização. O Grupo - recebe influências de si próprio, como seu tamanho, tipo da missão, idade e a ideologia de seus integrantes. O Indivíduo - com seu conjunto característico de traços de personalidade, conhecimentos, valores, interesses e experiências.

Nas organizações costumam-se reunir as pessoas em grupos para exercícios de atividades temporárias ou permanentes com diferentes propósitos. O grau de formalidade e a duração desses grupos podem variar, ensejando diferentes tipos: Grupo Informal - ressulta da própria natureza do ser humano, diante do fenômeno ou situação imprevista; Grupo formal Temporário - constituído para tarefa especifica, em prazo determinado; Grupo Formal Permanente - composto para cumprir atividades regulares ou objetivos a longo prazo.

A influência da cultura e do clima organizacional

Visto que a cultura organizacional diz respeito ao conjunto de valores e tradições, e geralmente são caracterizadas conservadoras, podem ser modificadas conforme o grupo que a compõe.

Os valores precisam ser igualmente aceitos pelos integrantes do grupo, o fortalecimento dessas afinidades podem comprometer o desempenho ou auxiliar nas dificuldades.

O clima organizacional, também influencia a motivação do grupo. A leitura deste, geralmente se faz através de pesquisas que adoram os métodos clássicos de coleta de dados: entrevista, questionário, entre outros.

Transformação de grupos em equipes

Entende-se por equipe um conjunto de pessoas com habilidades complementares, atuando juntas numa mesma atividade, com propósitos e objetivos em comuns, comprometidas umas com as outras e com a qualidade dos relacionamentos e dos resultados. O trabalho em equipe é um permanente processo de experimentação, troca e aprendizagem.

Competição e Cooperação

A competição é uma conduta institucionalizada e plenamente aceita, de maneira intergrupal, leal e aberta, pode ser acatada com tranqüilidade. A cooperação, é o meio pelo qual as equipes agilizam processos, reduzem custos e aprimoram a qualidade. Os indivíduos tendem a compensar suas limitações físicas, psicológicas, sociais e intelectuais, formando uma equipe eclética e versátil.

Estágios do desenvolvimento de equipes

Reunião de pessoas: definir e dividir uma tarefa, sem se preocupar com o desempenho dos demais.

Processo de formação do grupo: determinam-se as diversas funções, podendo-se igualmente dividir e otimizar recursos e informações, não há preocupação com o desempenho coletivo.

Transformação do grupo em equipe: estão comprometidas com uma missão e objetivos comuns, cooperam mutuamente nas ações, forte relação de confiança e parceira.

Evolução para uma equipe de alto desempenho: além das característica acima, o ponto alto é o empenho em superar os resultados da equipe como um todo.

Tipos de equipe

Equipes funcionais: pessoas que executam tarefas similares, a troca de informações possibilita a cooperação.

Equipes por fluxo de trabalho ou células: esse modelo favorece os processos de melhoria da qualidade e de aumento da produtividade.

Equipes multifuncionais: especialistas de várias áreas com o objetivo de desenvolver atividade especifica.

Equipes temporárias: sem características de continuidade, podendo envolver pessoas de diferentes áreas.

Equipes autogerenciais: ampla autonomia, visando à melhoria dos resultados.

Equipes em rede ou virtuais: utilizam os recursos da tecnologia da informação para que seus membros mantenham contato entre si.

Equipes de riscos: para promover o espírito empreendedor, incumbidas de apresentar inovações.

Equipes verdadeiras: demandará que a liderança passe ás mãos do integrante

Dificuldades enfrentadas nas equipes

A inadequação na escolha dos integrantes ou na definição dos propósitos de uma equipe pode levá-la ao fracasso. Alguns obstáculos são, metas confusas, conflitos de personalidade, falta de confiança, liderança ruim, inadequação do sistema de recompensas, e insuficiência de feedback e informações.

Conflitos interpessoais

Para administrar o conflito, o primeiro passo é admitir. O grande desafio do líder é saber administrar já que este não representa uma manifestação de fracasso, mas de pessoas externarem diferenças.

Táticas para lidar com conflitos interpessoais

Tática de luta: competição- reconhecer o conflito, luta aberta contra o adversário. Tática de fuga: repressão- eliminar os sintomas do conflitos; evasão- dar liberdade as emoções envolvidas. Tática de diálogo: apaziguamento- quando outro intervém no conflito; negociação- motivação positiva e autocontrole entre as partes; confrontação- negociação entre as partes mediado pelo líder; resolução de problemas- diálogo em duas partes, diferenciação e integração.

A negociação visa atingir um resultado sinérgico. É fundamental a capacidade de ouvir, de administrar emoções e de fazer concessões.

Características de equipes eficazes

Gestão participativa: é descentralizada e aberta a participação de todos.

Flexibilidade e adaptação: exige das equipes a capacidade de adaptar-se prontamente aos novos cenários.

Canal aberto de comunicação: a comunicação na equipe é uma via de mão dupla que nunca de fecha.

Capacidade de ouvir: interação com seus membros a se colocarem como observadores permanentes, alternando-se nos papéis de falante e ouvinte.

Educação e aprendizado: pernamentemente recebendo informações e aprendendo com as experiências dos demais.

Motivação: altamente motivador, tamanha é a troca de estímulos.

Criatividade: quanto maior a liberdade de pensamento, maior a possibilidade de induzir o desenvolvimento da sensibilidade e o pensamento criativo.

Crescimento pessoal: a convivência numa equipe contribui para a socialização.

CONCLUSÃO

Constatamos neste capítulo, que para a formação de uma boa equipe, implica em um bom líder, onde ele possa observar as habilidades e as capacidades de cada indivíduo do grupo, além de gerencias possíveis conflitos entre os mesmos. E o integrante do grupo para socializar-se positivamente, deve-se adequar-se ao ambiente de trabalho, as atividades, metas, e objetivos, e ainda ter uma boa relação interpessoal, com espírito de liderança ativo.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »