TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos práticos e teóricos do fluxo no canal em que há um salto hidráulico

Projeto de pesquisa: Aspectos práticos e teóricos do fluxo no canal em que há um salto hidráulico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Ressalto Hidráulico é ou salto hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico. O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível d’água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma conseqüente perda de energia em forma de grande turbulência. O ressalto ocupa uma posição fixa em um leito uniforme, desde que o regime seja permanente, e pode ser considerado com uma onda estacionária. Este fenômeno local ocorre freqüentemente nas proximidades de uma comporta de regularização ou ao pé de um vertedor de barragem. O ressalto é, principalmente, utilizado como dissipador de energia cinética de uma lâmina líquida que desce pelo paraleito do canal de restituição.

OBJETIVO

Analisar os aspectos, práticos e teóricos, do escoamento em um canal no qual ocorre um ressalto hidráulico.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

O experimento foi realizado no canal de ensaios do Laboratório de Hidráulica, onde uma comporta estava instalada. Após estabelecimento de um escoamento completamente desenvolvido, foram medidas no experimento as alturas antes (y1) e depois do ressalto (y2), bem como o seu comprimento (L) e a vazão (Q) que estava escoando no canal.

CONCLUSÃO

O ressalto apresentado foi de fraco para o inicio do experimento e nas duas vazões seguintes este ressalto passou a ser oscilante. O comprimento teórico do ressalto ficou abaixo do valor dos comprimentos medidos. O escoamento a montante é mais lento e mais profundo, e a jusante, mais veloz e mais raso.

Referências

Manual de Hidráulica, - Azevedo Neto, José Martiniano de Azevedo Neto; coordenação Roberto de Araujo; co-autores Miguel Fernandez, Acácio Eiji Ito. 8°edição – São Paulo: Editora Blucher 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com