TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria E Consultoria Em Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Assessoria E Consultoria Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 19

Samário

I-Introdução......

II – Desenvolvimento............................

Etapa 1- I Conceitos e perspectiva histórica

Etapa 2- II A realidade econômica dos países do BRIC e de sua região....

Conclusão.............................................................................

IV - Referência Bibliográfica...........................................................................

Introdução

O Brasil é considerado ainda, um país em desenvolvimento, ao longo dos últimos anos vem passando por diversas transformações culturais, econômicas e política enfim, em todas as diversas áreas. Desde o inicio da descoberta do nosso Brasil em 1500, passamos por diversos governantes. Sendo atualmente a forma presidencialista. Nosso país sofreu alguns retardos nos avanços de sua economia graças a escravidão entre outros fatores que motivaram isso, sendo que começou a realmente crescer depois que foram implantado o sistema democrático no Brasil. Houve diversas formas de tentar reestruturar nossa economia, implantação dos planos cruzado e Real, abertura dos mercados para investidores externos, entre outros. Com esse crescimento o Brasil se tornou um país emergente juntamente com outros países que tiveram um bom crescimento econômico e um progresso rápido.

O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).

O PIB é o Produto Interno Bruto e uma economia que gera durante um determinado período de tempo. De uma forma simples, podemos dizer que o PIB é a soma de tudo o que a economia de um país produz em todos os seus setores e agentes econômicos.

Índice de Gini.

-Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade utilizada para calcular a distribuição de renda, desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912 criou uma escala para medir, e comparar, o grau de desigualdade e para medir também, o grau de concentração de renda, e qualquer distribuição estatística. Exemplo: A localização e a concentração de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica, um estado, ou uma região, ou todo o país. Neste contexto, observam-se quais atividades estão regionalmente mais concentradas.

Ao analisar o Índice de Gini para o Brasil, nos revela que a sua distribuição de rendas e uma das piores do mundo. Os dados do Índice de Gini, e o relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, nos mostram, que houve uma grande melhora em relação à distribuição de renda, comparado aos outros anos. O Brasil em 1992, foi um país com o índice de maior desigualdade, principalmente na distribuição de renda, ocupava a penúltima posição no ranking de desigualdade social da américa latina, à frente apenas da Guatemala.

Podem-se observar pelos dados do Índice de Gini, as enormes diferenças que encontramos na distribuição de renda entre as regiões do Brasil. No ano de 2006, foi calculado para as grandes regiões do Brasil, e demonstrado que a região nordeste (0,565) apresenta a maior acumulação de renda do páis,em seguida pela região Centro Oeste(0,541).O Índice de Gini tem apresentado nos ultimos anos,uma queda em todas as regiões.

Como mostra a tabela 1-.Índice de Gini segundo Grandes Regiões do Brasil-2004 e 2006.

Tabela1 - Índice de GINI - Grandes regiões do Brasil - 2004/2006

Regiões

Índice de Gini

2004 2006

Brasil 0,570 0,541

Norte 0,540 0,495

Nordeste 0,582 0,565

Sudeste 0,539 0,593

Sul 0,519 0,502

Centro Oeste 0,569 0,541

A Curva de Lorenz:

E uma Representação gráfica desenvolvida em 1905 pelo economista americano Max O. Lorenz, é a representação da distribuição da sociedade em relação a renda.

A Curva de Loren é uma construção simples, indica quanto cada fração da população detém a renda total. Ela é muito útil dentre outras coisas, porque facilita comparações de distribuições entre populações com níveis de riquezas diferentes ou das distribuições de uma mesma população entre distintos momentos no tempo.

Para se obter a Curva de Lorenz se faz necessário seguir os seguintes passos:

a) Dispor a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, reune-se a porcentagem da população de 0%a 100%.

c) No eixo vertical, soma-se a porcentagem da renda detida pela população.

O gráfico 1- de uma curva de Lorenz.

C Demonstração da Curva de Lorenz

A curva nos mostra quecomeça no ponto (0,0) e termina no ponto (100,100).

Se a renda fosse distribuida perfeitamente igual, a curva coincidiria com a linha reta diagonal ligando os pontos(0,0) e no ponto (100,100).Chama-se de linha Reta da Igualdade Perfeita, se existisse uma situação na qual todos teriam o mesmo rendimento. Se existisse uma desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa retem toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto(100,00), onde iria até o ponto(100,100). A curva se encontra numa situação intermediária entre esses dois extremos.Quanto maior for a distancia entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição de renda.

A curva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com