TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencialismo em época de Eleições Municipais

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.668 Palavras (23 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 23

Assistencialismo em época de Eleições Municipais

de SueldeAssis | trabalhosfeitos.com


Assistencialismo na cidade de Buriti de Goiás, em época de eleições municipais1

Maxwell Gideonny Ferreira de Assis, Cláudia Elaine Costa de Oliveira3

Resumo: O presente artigo tem por objetivo abordar a problemática da assistência social que durante as campanhas eleitorais, em todo o território nacional e inclusive no município de Buriti de Goiás são executadas de forma a promover a política assistencialista que se prolifera, promovendo políticos inescrupulosos que se vestem de falsos “heróis” dos menos favorecidos para garantirem-se no poder. Como ponto de partida realizou-se a contextualização histórica do município de Buriti de Goiás contemplando desde a sua fundação e, emancipação política quando foram implantadas as primeiras políticas sociais. Com relação à assistência social do município discorreu-se sobre os programas implantados, como os mesmos são desenvolvidos e, público-alvo contemplado. Para abordar a problemática geradora desse artigo, fez-se necessário estabelecer a distinção entre Assistência Social e Assistencialismo Eleitoreiro, além de verificar como esta última se propaga no munícipio de Buriti de Goiás, já que os programas da assistência social costumam ser desvirtuados de sua finalidade original para o assistencialismo político eleitoreiro, servindo como uma moeda de troca. Nesse sentido, o presente artigo foi dividido em duas linhas, o assistencialismo de gratidão e o assistencialismo consignado. Utilizou-se nessa pesquisa, bibliografias de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, e Direito Previdenciário,além de artigos publicados na internet e pesquisa de campo.

Palavras chave: Assistência social. Assistencialismo eleitoreiro, Buriti de Goiás.

Welfare in the city of Buriti de Goiás, in time of municipal elections

Abstract: This article aims to address the problems of social assistance during election campaigns across the country and even in the municipality of Buriti de Goiás are performed in order to promote the welfare policy that proliferates, promoting political unscrupulous who wear false "heroes" of the less fortunate to ensure themselves in power. As a starting point there was the historical context the town of Buriti de Goiás contemplating since its founding, and political emancipation when implemented the first social policies. With regard to welfare of the municipality spoke out about the programs implemented, how they are developed and contemplated people. To discuss the issues giving rise to that article, it was necessary to distinguish between Social Assistance and electioneering assistentialism, and see how the latter propagates in the municipality of Buriti de Goiás, since social welfare programs are often distorted its original purpose to the political electioneering welfare, serving as a bargaining. In this sense, this article is divided into two lines, the assistentialism of thanksgiving and consigned assistentialism. It was used in this research, bibliographies of Constitutional Law, Election Law, and Social Security Law, as well as articles published on the internet and field research.

Keywords: Buriti deGoiás. Social assistance. Welfarism electioneering.

1. Contextualização do município de Buriti de Goiás

O município de Buriti de Goiás foi fundado em 31 de Agosto de 1949, pelo comerciante José Onofre dos Reis e emancipado em 29 de abril de 1992 pela lei nº 11.702, assinada pelo então governador do Estado de Goiás, Íris Rezende Machado.

Originou-se da propriedade dos fazendeiros Joaquim Costa e Ramiro Ramos da Silva, que cederam as terras à população, em sua maioria de origem mineira, que chegava à procura de melhoria de vida.

O povoado recém criado recebeu o nome de Buriti, devido à abundância de palmeiras com esse mesmo nome, encontradas nas nascentes da região.

De acordo com informações contidas no site http://cidades.ibge.gov.br/, quanto à organização administrativa o povoado de Buriti foi elevado à condição de Distrito pela lei municipal nº 119, de 02-12-1962, subordinado ao município de Mossâmedes.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o distrito figura no município de Mossâmedes e pela lei municipal nº 173, de 11-02-1966, o distrito de Buriti passou a denominar-se Campo das Perdizes e, em divisão territorial datada de 31-12-1968, o distrito já denominado Campos das Perdizes permanece no município de Mossâmedes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1983, quando ocorreu a alteração toponímica distrital de Campos das Perdizes para Buriti de Goiás, e através da lei estadual nº 11.702, de 29-04-1992 elevou o Distrito de Buriti de Goiás à condição de Município.

O Município de Buriti de Goiás situado no oestegoiano limita-se, ao sul com Córrego do Ouro, a leste com Sanclerlândia e Mossâmedes a oeste com Novo Brasil e Fazenda Nova e ao norte com o município de Goiás e está a aproximadamente 151 km de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Buriti de Goiás é reconhecido como uma cidade pacata, de gente humilde e acolhedora, localizada às margens da Serra Dourada, tem como principal acesso a rodovia GO-326. O município foi abençoado por Deus, pois possui um grande potencial turístico, devido ter em sua área, locais de grandes belezas naturais, predominando as serras e suas nascentes, as cachoeiras, os córregos, além da vegetação do cerrado característico do Planalto Central. Entre os pontos turísticos destaca-se o Balneário Serra Dourada (conhecido como Paredão, devido a uma enorme parede de pedra que o circunda), ainda nessa região, é possível contemplar a beleza da Pedra Goiana Filha. Encontra também no município a Cachoeira da Onça (conhecida como Cachoeira do Biné), o Poção da Serra, entre outros.

Segundo o Censo-IBGE/2010, o município possui uma área territorial de 199,292 kmº, com uma população estimada em 2.560 habitantes. Um dado curioso a respeito do município há mais eleitores do que os habitantes, na última eleição o numero de eleitores aptos a votar era de 2882 eleitores. Esse fato ocorre porque muitos dos eleitores buritienses migraram principalmente para a capital do Estado em busca de melhores condições de vida: trabalho, estudos, mas mantem vínculos com o município.

A economia do município se baseia na agricultura e agropecuária,com destaque para a criação de gado de corte e principalmente a criação do gado leiteiro, que produz em média 300.000 mil litros de leite por mês. Há também 13 confecções que empregam mais de 300 trabalhadores, além do comercio local que é formado por supermercados, farmácias, agropecuárias, postos de combustíveis, lanchonetes e restaurantes, lojas de roupas, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com