TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando a inclusão de estudantes surdos nas escolas municipais de Bom Jesus das Selvas-MA

Pesquisas Acadêmicas: Estudando a inclusão de estudantes surdos nas escolas municipais de Bom Jesus das Selvas-MA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO EDUCACIONAL DE DESENVOLVIMENTO-IED

CURSO DE PEDAGOGIA/LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/LIBRAS

Luciane dos Santos Silva

Prof. Orientador John Pablo

05/12/2013

A IMPORTÂNCIA DA LIBRA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

RESUMO

Este artigo teve por objetivo investigar a inclusão dos alunos surdos nas escolas municipal de Bom Jesus das Selvas-MA. Inclusão investigada e interpretada à luz dos desafios colocados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O artigo caracterizou-se por uma pesquisa de campo e teve como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada realizada com professores da 1ª Fase do Ensino Fundamental, pais de alunos surdos, gestor escolar. O método adotado é de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada por meio de análise de discurso. Os resultados indicam que os entrevistados têm pouco conhecimento sobre questões inerentes à inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino. De acordo com os relatos foi possível perceber a insegurança e o despreparo do professor e da escola de modo geral para atender as necessidades educacionais dos alunos com surdez na sala de aula comum. Diante do cenário encontrado e o idealizado para atender as peculiaridades educacionais do aluno surdo na classe regular da instituição analisada o estudo poderá contribuir para implementação e ampliação de ações e projetos educacionais visando à acessibilidade de alunos surdos na escola investigada. O Município de Bom Jesus das Selvas a inclusão social acontece de maneira que as crianças surdas e mudas vão à escola do município as que frequentam a escola são apenas minoria sendo eles Daniel Batista de Jesus, Roberto Sousa e Adenilda (EJA).

Na escola do município eles apenas escrevem o que o professor escreve no quadro, pois faltam professor de libras em todas as escolas do município, os matriculados totalizam 18 alunos, porém frequente são no total de 02 alunos. Os que não frequentam a escola e porque os pais não levam pela a preocupação e a falta de interesse e uns porque sofrem preconceito dos outros alunos devido não saberem se comunicar com eles.

Na APAE eles também são recebidos, estudam fazem teatro, bordados, e se socializam muito bem uns com os outros, são carinhosos entre si, ajudando sempre que possível com o acompanhamento do coordenador. Sendo que cada turma só pode ter no máximo 8 alunos. Há também alunos no estado, ele tem professora de libras a Celia que são Aline, Robson, Roni, Adailton que dominam a libra.

Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade que e marca da vida social basileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um. Aprender a conviver a relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sócias próprias, e condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a solidariedade. A criança que conviver com a diversidade nas instituiç~pes educativas poderá aprender muito com ela. Pelo outro lado das crianças que apresentam necessidades especiais o convívio com as outras crianças se tornam benéficos na medida em que representa uma inserção de fato no universo social e favorece o desenvolvimento e a aprendizagem, permitindo a formação de vinculo estimulada, o confronto com a diferença e o trabalho com a própria dificuldade.

A interação social em situações diversas e uma das estratégias má importante do professor para a promoção de assim abe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagem orientadas que garantem a troca entre crianças de forma que podem-se expressar-se, que propiciem a confiança e auto – estima.

PALAVRAS-CHAVE: Surdo, Educação Inclusiva, Acessibilidade, Docência.

1 INTRODUÇÃO

Desafios colocados para a educação dos alunos surdos no ensino regular são diversos e tem sido objeto de discussões, assim como de esforços, de diversos atores sociais, governo e sociedade civil organizada.

Todas as discussões em torno do processo de inclusão dos deficientes nos sistemas de ensino é secular, mas só passou a ser amplamente disseminado após o encontro das nações na Espanha (1994) que conclamava os países a adotarem o princípio da educação inclusiva, que significa matricular todas as crianças em escolas regulares, nesse contexto encontra-se os deficientes auditivos (KONZEN et al., 2000).

Sendo que a partir da Declaração de Salamanca (1994), que em consonância com os princípios norteadores de justiça social, humanização, tolerância de forma a enriquecer a convivência de grupos sociais e a cooperação internacional proclamados pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos, (1990) o mundo voltou-se com mais veemência para as causas dos excluídos, entre eles os alunos com surdez (KONZEN, et al 2000).

E pressupõe-se que os debates em nível de Brasil e de mundo que envolve questões de inclusão social e educacional requerem visibilidade sobre a própria condição dos marginalizados, não apenas das pessoas deficientes, mas também sobre elas. A perspectiva da Política Nacional de Educação Especial, Inclusiva preconiza uma educação em que todos aos alunos devem aprender em condições de igualdade, sem sofrer nem um tipo de preconceito e discriminação. E que a aprendizagem por eles desenvolvidas sejam significativas para sua formação pessoal enquanto seres dotados de potencialidades e habilidades (MEC/SEESP, 2007).

Ao se tratar da universalização do ensino, há que se levar em consideração os determinantes de um ensino de qualidade, nem sempre claros na lei; condições regionais, sociais, culturais e econômicas dos alunos, suas fragilidades e potencialidades, bem como as condições e fragilidades da instituição família e escola, devem ser considerados. Nesse contexto optou-se, então, por investigar nesse estudo sobre acessibilidade educacional dos alunos surdos na sala regular de ensino, especificamente, na escola municipal de ensino fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com