TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente Social

Dissertações: Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

O assistente social, não trabalha com caridade, nem com assistência, mas com a garantia da proteção dos direitos da população, realizando um trabalho socioeducativo e qualificando-se para atuar em áreas ligadas a condução de politicas sociais publicas e privadas.

O assistente social é um profissional que busca diminuir as diferenças sociais. Em seu campo de atuação procura preservar, defender e ampliar os direitos humanos e a justiça social por meio de políticas sociais organizadas e planejadas, visando garantir direitos e assistência para a população menos amparada, lutando contra problemas e injustiças que os afetam socialmente.

A formação desse profissional é de caráter humanista, comprometido com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, baseando-se em seu Código de ética profissional. O compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia.

Os objetivos da profissão se expressam pela demanda em atuar nos problemas sociais. Tendo como foco, as manifestações de desigualdades sociais e econômicas manifestadas na pobreza, violência, fome, desemprego, carência material e existencial, dentre outras. Sendo feito por meio de instituições que prestam serviços públicos que atendem pessoas e comunidades e que buscam apoio para desenvolver autonomia, participação, exercício da cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com