TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente Social

Artigo: Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Ensino a Distância/Caxias-MA

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social I e Formação social, econômica e política do brasil.

Tutor presencial: Célia Costa

Tutor à distância:

DIFERENÇA ENTRE OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Gracinete Nunes Esteves RA: 9910178497

João Dilson Alves de Sousa RA: 9910145668

Ezequiel Lima Ramos RA: 9910175105

Adriana dos Santos da Silva RA:

Neuza Andressa Carvalho Fernandes RA:

CAXIAS-MA

2014

A atuação do profissional nos anos 80 foi determinada pelo envolvimento dos movimentos sociais, pois estes buscavam transformação na sociedade por melhorias sociais, ganhando forca nas ruas dando continuidade ao processo democrático. Com o fim da ditadura militar que o serviço social ganhou forca no progresso de reconceituação para pais. Portanto na ruptura do serviço social tradicional estava vinculado ao tradicional do domínio imperialista. Atuação do Assistente social na contemporaneidade, a burguesia que era a classe dominante queria inovar as instituições sociais para romper com o serviço social tradicional norte-americano e nos anos 80 aconteceu o debate que apontava para aposentadoria, auxilio doença, auxilio nascimento, agrário seguro desemprego etc. Essa constituição foi citada por Ulisses Guimarães com que reconheceu o SUAS como política social acrecentando na CF 88, logo foi o marco na historia do Brasil abrindo uma nova área da assistência social.

O Assistente Social na atualidade deve usar os parâmetros que foram conquistados pelo reconhecimento da profissão amparado pela CF/ 88 que trata do artigo 60 dos direitos sociais que envolvem a educação, segurança, previdência, alimentação e assistência social. Permitindo a possibilitar um amplo sistema de proteção social minimizando as desigualdades sociais.

Portanto o profissional deve atuar frente às múltiplas faces dos problemas sociais e na luta por melhores políticas sociais e de proteção social alem de pautar no seu Código de Ética proposto em 1993 que aborda os direitos e deveres, logo na atuação da atualidade, deve ter o número de registro do Conselho Regional no exercício, permitindo sua proteção e valorização do profissional.

Além do mais na competência de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, está na questão de realizar visitas, perícias técnicas, laudos sobre o acesso e implementação da Política de Assistência Social. Sendo que no Brasil foi aprovada o Código de Ética junto com a lei de Regulamentação da Profissão nos anos 90. Assim umas das competências devem utilizar na atualidade.

Dessa forma o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com