TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência social no Brasil

Resenha: Assistência social no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

A assistência social no Brasil foi construída por iniciativas da sociedade civil. De tal modo, a assistência social como política de proteção social apresenta-se como a garantia de um padrão básico de inclusão social. Portanto, a assistência social é direito e dever do Estado, somente é considerada e tratada assim, a partir da Constituição Federal de 1988.

As políticas sociais vem ampliando sua importância na medida em que as mesmas têm-se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual. Onde o grande objetivo desta política social é proteger todos os brasileiros em todas as situações de necessidades.

Desenvolvimento

A área social sofreu diretamente os reflexos do comportamento negativo da economia nacional. Acrescenta-se a esse quadro a herança das desigualdades sociais. As circunstâncias agravam ainda mais os já comprometidos condições de vida, porque resultavam, numa ponta, na generalização da pobreza e, noutra, na geração de uma importante crise fiscal, que tornava ainda mais precária a manutenção das políticas sociais conduzidas pelo o Estado. Foi a partir das lutas de grupos e movimentos sociais como: sindicatos, partidos políticos, trabalhadores, intelectuais, profissionais liberais, parcelas da igreja, organizações públicas e privadas entre outras, que reivindicavam tanto o avanço nos direitos políticos e sociais como também a responsabilidade do Estado no enfrentamento das expressões das questões sociais via a implantação e implementação das políticas sociais.

O resultado destas mobilizações foi à aprovação de uma Constituição Federal de 1988, onde representa um marco na história do Brasil. Isso porque ela se constrói tendo como eixo os princípios dos direitos sociais. Um dos grandes desafios foi à consagração e a instalação de um Estado de Direito democrático via direitos sociais e ainda concretude deste novo sistema de políticas sociais.

Essa mesma Constituição também inaugura uma nova orientação jurídica para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com