TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atacado

Tese: Atacado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

Atacadista

Como o texto vem dizendo o atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços para aqueles que compram para revenda ou para uso comercial. Há uma permanente pressão ambiental de agregar valor para o sistema no qual estão inseridas. A busca por um melhor desempenho obriga as organizações a avaliar sua estrutura de custos e tomar decisões para que, com sua redução, possam garantir sua perenidade no ambiente globalizado atual. Assim, torna-se oportuno direcionar estudos na questão da viabilidade econômica das organizações em um canal de distribuição (Atacadista), validando, assim, sua atuação perante a sociedade.

Empresas atacadistas são organizações intermediárias que se situam entre a indústria e o

Varejo. Têm como principal função ajustar as discrepâncias entre produção e consumo permitindoo aumento das economias nos custos de transação entre os elos produtor e consumidor. Duas Tendências têm ameaçado a posição intermediária de empresas atacadistas, que são: o aumentodas centrais de compras no mercado varejista e a utilização da distribuição direta por parte dos fabricantes. Devido ao crescimento destes dois movimentos há o risco de instituições atacadistasserem suprimidas de um canal de distribuição. Portanto, questiona-se a utilidade econômica da empresa atacadista para intermediar transações entre fabricantes e varejistas em um determinado canal de distribuição.

Umas das maiores líderes de mercado tem um negocio de 5,5 bilhões de dólares que oferece por mais de 800 mil produtos de manutenção. Existem duas maneiras que diferem os atacadistas comerciais. Uns dos principais tipos de atacadistas e o atacado de serviço completo, atacado de comerciais, distribuidores industriais e entre outros que o texto vem citando. Atualmente os atacadistas enfrentampressões competitivas cada vez maiores, clientes mais exigentes, novas tecnologia e maior quantidade de compras diretas da parte de grandes compradores organizacionais.

Os atacadistas sofrem grande pressão para mante uma linha completa e um estoque suficiente para entrega imediata, porem essa pratica pode prejudicar os lucros. O preço também é uma importantedecisão para os atacadistas geralmente uma margem ao custo da mercadoria.Uma das principais funções do atacadista e a: Vendas e promoção, Compras e formação de sortimento, Quebra de lotes de compra, Armazenagem, Transporte, Financiamento e Administração de riscos.

Conclusão

Os atacadistas desempenham muitas funções por isso são importantes para as empresas vendedoras, atuam com; venda e promoção, compra e formação de sortimentos, quebra de lote, armazenamento, transporte, financiamento, riscos, informações de mercado e prestação de serviços de administração e consultoria e inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial.Os atacadistas atuais sempre estão buscando novos métodos para atender as necessidades constantemente em mutação de seus fornecedores e clientes-alvo, e reconhecem que o único motivo por ainda existirem é o valor que agregam para aumentar a eficiência e a efetividade totais do canal de marketing. Então o atacado atende a aumentar os serviços que oferecem aos varejistas, pois aqueles que não descobrirem formas eficientes de fornecer valores a seus clientes ficarão sem mercado. Uma das formas de ajudar os atacadistas a refrear os custos de processamento de produtos, expedição e manutenção de estoque para acelerar a produtividade e a atualização de sistemas computadorizados, automatizados e internet são as tendências do atacado.

Questões para discussão

1 – Visite o site (em inglês ) www.peapod.com e clique no link “ Groceries for your home “ ( “Produtos de mercearia para o lar”). Digite um código postal da região de Chicago( digamos 606020 e clique na seta “ Learn more “ ( “ Saiba Mais “). Compare a experiência de compras na Peapod com a de comprar em uma loja tradicional física. Quais os benefícios se pode obter usando os serviços da Peapod? Quais as desvantagens?

A experiência é muito boa, praticidade e conveniência pelo fato de poder comprar de onde estiver é consideravelmente muito bom, a questão também de ganhar tempo evitando horas de Supermercado é simplesmente fantástico, porem no meu modo de ver temos a desvantagem de não ter contato com os alimentos previamente antes de comprá-los, sem ver a qualidade, data de validade e uma serie de outros cuidados que temos que ter, me incomoda um pouco.

2 – Usando as varias características para classificar os tipos de varejistas, desenvolva um perfil da Peapod.

No meu modo de ver, não se encaixa totalmente em nenhum dos principais tipos de varejistas. E um novo conceito e mistura um pouco de cada a minha definição seria um Varejo online.

3- A quais clientes a Peapod se direciona? Como ela se posiciona no mercado? O mix de marketing sustenta essa definição do foco e posicionamento?

Principalmente ao publico acostumado com o E- Commerce, pessoas que não tem muito tempo e gostam de praticidade. A proposta esta mais voltada ao Marketing de Serviços na minha opinião, porque não é o produto que é o diferencial e sim o serviço prestado ai as pessoas, as evidencias físicas e os processos se agregariam ao Mix de Marketing, dando a sustentação ao foco e ao posicionamento.

4 - Aplique o conceito de roda do varejo ao setor de artigos de mercearia como um todo, definindo o papel da Peapod.

A ideia da roda de varejo é basicamente é que sempre há novos concorrentes varejistas entrando no mercado. As lojas de varejo precisam sempre estar se renovando, melhorando suas instalações e se tornando mais atrativas para os seus clientes, numa tentativa de retê-los. Os produtos vendidos em mercearias são, na maioria das vezes, fáceis de encontrar em lojas concorrentes, e os preços também são similares. Os consumidores atuais estão cada vez mais informados e exigentes, os varejistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com