TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio com Macro Atacado Treichel

Pesquisas Acadêmicas: Relatório de estágio com Macro Atacado Treichel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE

ANHANGUERA - PELOTAS

ERLIANO SCHERWENSKE – RA: 4200059786

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PELOTAS/RS

2014

FACULDADE

ANHANGUERA - PELOTAS

ERLIANO SCHERWENSKE – RA: 4200059786

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de Administração do Centro de Educação Presencial da Universidade Anhanguera Pelotas como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

PELOTAS/RS

2014

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Erliano Scherwenske

RA: 4200059786

Curso: Administração

Semestre: 5° semestre

Ano: 2014

Início do Estágio: 03 de Março de 2014

Término do Estágio: 31 de Março de 2014

PELOTAS/RS

2014

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................05

1. 1 Apresentação da empresa.............................................................................06

1.2 Descrição do negócio, missão, visão e valores..............................................08

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................09

2.1 Relatório descritivo...........................................................................................09

2.1.2 Experiências adquiridas durante o estágio....................................................11

2.1.3 Levantamento de necessidade......................................................................12

2.1.4 Principais problemas detectados e suas consequências..............................12

2.1.5 Proposta de melhorias...................................................................................12

2.1.6 Resultados.....................................................................................................12

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

ANEXOS.....................................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório foi desenvolvido tendo como embasamento, conhecimentos teóricos abordados durante o curso de Administrações, informações encontrados em revistas, livros, sites e questionários e na prática, através do desenvolvimento do estágio supervisionado, sobre a melhor organização de um setor com mais agilidade nas suas rotinas e com mais união entre colaboradores, na qual, teve o seu início no dia 03 de Março de 2014 e termino no dia 31 de Março de 2014 (sendo que a carga horária foi 5 h/dia num total de 20 h/semanais, totalizando 100 h). Na empresa Macro Atacado Treichel que trabalha no ramo de Comércio Atacadista e varejista de gêneros alimentícios em geral que possui sua sede na Av. Fernando Osório 4842 em Pelotas.

Tem como objetivo geral analisar o andamento das notas fiscais, e objetivo específicos, conhecer diariamente como é feita o andamento das notas fiscais, analisar as opiniões dos colaboradores desse setor, em busca de maior agilidade com o andamento das notas fiscais, fazer sugestões, elaborar um plano de melhoria e acima de tudo, compreender a importância do estagio supervisionado I, alcançar enriquecimento profissional, adquirir responsabilidade, maturidade e ética profissional.

Será utilizado como instrumento para a coleta de dados, entrevista com os responsáveis do setor de Cadastro de Mercadorias, onde serão observadas informações relacionadas ao andamento de notas fiscais, comportamento entre colaboradores, quais as rotinas de uma nota fiscal, entre outras informações importantes para a descrição.

Para uma empresa obter êxito em seus objetivos num setor, é necessário um ótimo planejamento na organização desse setor juntamente colocar pessoas certas e adequadas para o nível exigido para aquele lugar.

1.1 Apresentação da empresa

A Empresa Macro Atacado Treichel está localizada na Avenida Fernando Osório n° 4842, Três vendas, Pelotas-RS, CEP 96065-000; Telefones: (53) 32848818; Site: http://www.atacadotreichel.com.br e responsáveis: Tatiane, Davi e Daiane Treichel.

A empresa teve seu início no ano de 1964, na Colônia Osório, 3° distrito de Pelotas, com a famosa “venda” ou armazém, através de Hilbert Treichel, vendendo secos e molhados, com seus principais produtos comercializados em granel.

º

Figura 1: Fundadores da empresa

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

Figura 2: Primeira loja

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

Figura 3: Meio de transporte da época

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

A partir de 1974, a empresa passa a operar com auto-serviço, já com a maioria dos produtos industrializados. Em 1987 a empresa adquiriu um terreno na Avenida Fernando Osório, n° 3341 onde começaram as construções.

A partir de 1990 começaram a atuar no ramo atacadista.

Figura 4: Prédio da segunda loja

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

No ano de 1996 a empresa decide centralizar seus depósitos, começando assim as construções na Avenida Fernando Osório, n° 4842.

Figura 5: Localização

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

No dia 8 de setembro de 1999 inaugura o Macro Atacado Treichel.

Figura 6: Loja atual

Fonte: http://www.atacadotreichel.com.br

A cada ano a empresa amplia sua atuação. Hoje, atende mais de 20 cidades, numa área com população superior a 500.000 habitantes e leva consigo o slogan “Leva a vida bem”.

A empresa atualmente possui uma média de 350 colaboradores, espalhados em 25 setores e seus principais concorrentes são Krolow, Max, Atacadão e Big.

1.2 Descrição do Negócio, Missão, Visão e Valores

O Macro Atacado Treichel é uma empresa com ramos de atividades em comércio atacadista e varejista de genêros alimentícios em geral ( material escolar, produtos de higiene e limpeza domiciliar, higiene pessoal, … ), drogaria, transporte de cargas interestaduais.

É um atacado voltado para o comerciante varejista e para o consumidor final, buscando atender a todos da melhor forma possível e com os melhores preços. Conta com a variação de cerca de 30.000 produtos dos mais diversos setores, como hortigranjeiros, açougue, padaria, friambreria, rotisseria e bazar leve.

Missão – Suprir as necessidades de abastecimento dos clientes, mantendo um amplo estoque de produtos alimentícios e não alimentícios, com qualidade, variedades e preço competitivo, proporcionando agilidade e a melhor relação custo-benefício.

Visão – Ser o melhor distribuidor de produtos alimentícios e não alimentícios da região sul.

Valores – Relação de comprometimento e confiança com os envolvidos sejam eles: clientes, fornecedores ou colaboradores, estimulando uma gestão participativa na sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Relatório descritivo

Em relação ao setor de cadastro, a manutenção do cadastro de produtos é fundamental para a conquista de um bom resultado, às empresas que possuem muitos itens são comuns à preocupação em estar atualizado e cadastrado todas as mercadorias. Por isso, o sistema de informática deve ser eficaz e cada produto deve ter seu código de barra para ser identificado.

Essa condição permite que soluções para produtos possam ser encontradas mais rapidamente e as cotações de preços para novas aquisições sejam mais ágeis e com custos menores. O envio de informações sobre preços, promoções, descontos, lançamentos etc. pode ser realizado com muita velocidade e garantia de recebimento na íntegra. Essa condição permite às empresas manterem-se atualizadas com a respectiva redução de despesas (PAOLIELLO e FURTADO, 2004).

As empresas de menor porte, não tem a mesma preocupação com o setor de cadastro, porém são prejudicadas na troca informação na cadeia de suprimentos, já que a comercialização e a distribuição dessas mercadorias não possuem um controle de estoque virtual, fazendo com que o dono do estabelecimento fique sabendo somente quando é avisado do fim desse produto ou no controle manual de estoque.

A função compras inicia-se com a identificação e a seleção de fornecedores habilitados a atender às necessidades referentes a prazo, quantidade e qualidade do cliente. Hoje o relacionamento cliente-fornecedor é totalmente diferente de alguns anos atrás, quando cada um procurava tirar o máximo proveito do outro, e se não eram inimigos, pelo menos a desconfiança era mútua. Atualmente o relacionamento é do tipo parceria, com elevada confiança, em que cliente e fornecedor se ajudam sempre na procura de soluções eficazes e que possam trazer mais benefícios aos consumidores finais (MARTINS; ALT, 2009, p. 171).

No caso do desconhecimento do uso correto do GTIN (Numeração Global de Item Comercial), nada mais do que um identificador para itens comerciais desenvolvidos e controlados, ou seja, é um codificador do código de barras, e podem ser atribuídos para qualquer item (produto ou serviço). E para aqueles que ainda não forem atribuídos ou identificados pelo GTIN e já enviados para as gráficas fornecedores de embalagens, nesse caso, gera a ambiguidade de código de barras, acarretando muitas perdas aos comerciantes.

Em um cadastro de um item, ter o código de barra é apenas o primeiro passo, é importante salientar que também são incorporados importantes atributos como: preços, descontos, impostos, dentre outros.

O Cadastro é a base de gestão da cadeia de abastecimento, nele é que se registram todos os produtos transacionados, bem como suas características, necessárias às diferentes áreas intervenientes no processo de produção, estocagem, distribuição, abastecimento, comercialização, tributação, dentre outras (PAULA, 2011).

As decisões de negócio são cada vez mais automatizadas, e tudo está relacionado no que está baseada nas informações disponíveis no cadastro do item.

O setor de cadastro não é tão simples como parecer ser, pode ser comparado como o coração de um ser vivo, qualquer falha podendo ser fatal. Por isso, deve haver regras e boas práticas para manusear o cadastro de produtos. A pratica de treinamentos e cursos é importantíssimo para esse setor. Além disso, estamos falando de um Macro Atacado com mais de 50 mil itens diferentes cadastros, e estes itens se renovam a cada dia, com novos produtos lançados pela indústria e colocados em linha pelo varejo e outros sendo substituídos por não terem a saída desejada.

Os reflexos se fazem sentir em todas as áreas das empresas, em especial na logística, no abastecimento das lojas e na comercialização, impactando nas vendas, finanças, impostos, marketing e até mesmo na satisfação do consumidor, quando encontra um buraco na prateleira da loja ou produto indisponível no comércio eletrônico em e-commerce, ruptura causada por problemas cadastrais (PAULA, 2011).

Cada campo do cadastro gera uma série de operações e qualquer erro ou divergência podem ter consequências sérias ao longo de toda a cadeia de valor e cadastro desse item. Por isso é dado uma grande importância para o setor de cadastro e grandes repercussões para cadastros de itens incompletos.

2.1.1 Experiências adquiridas durante o estágio

As atividades desenvolvidas durante o estágio estão relacionadas à área de Logística dentro do conteúdo do setor de cadastro de mercadorias.

Primeiramente tomou-se do conhecimento do funcionamento desse setor e qual a sua importância para os demais setores, quem são os colaboradores e suas funções e entre outros aspectos.

Posteriormente junto com a arquiteta falando sobre o tamanho e a localização desse setor, o estagio teve seu início efetivamente. Logo após, de volta ao cadastro foi falado do funcionamento diário das notas fiscais e da importância delas. Além disso, foi permitido o acesso do começo até o fim de uma nota fiscal.

Assim, foi possível compreender na prática, a importância de juntar setores, para ter uma rapidez das notas fiscais e informações em curto prazo, sem que necessite se mover ou usufruir do telefone.

Portanto, o desenvolvimento desse Estágio proporcionou-me adquirir e aprofundar conhecimentos referentes ao curso de Administração, bem como em refletir e qualificar a minha atuação profissional.

2.1.2 Levantamentos de necessidade

Percebeu-se que necessitaria de uma junção de setores para que o andamento das notas fiscais fossem mais rápido e as informações de dúvidas tivessem um retorno mais rápido.

2.1.3 Principais problemas detectados e suas consequências

Porque a burocracia de haver vários setores em lugares bem distantes? Atrasando o andamento das notas fiscais.

Diante de um questionamento pode-se notar que essa distância se da basicamente em virtude do aumento da loja e consequentemente o aumento em setores, e essa união para melhoramento ainda não ocorrido se da devido adição das decisões a serem adotadas, voltado para agilizar o andamento das notas fiscais.

2.1.4 Propostas de melhorias

Juntamente com a arquiteta e do questionário feito com os colaboradores do setor de cadastro de mercadorias, foi dada a proposta de uma junção de dois setores numa melhor localização, além disso, foi feita uma proposta e posteriormente aceito de fazer uma camiseta na qual tivesse o nome do setor para que demais setores e clientes desse a importância de como é bom saber onde cada colaborador executa a sua função.

2.1.5 Resultados

REFERÊNCIAS

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3 ed. rev. e atualizada. – São Paulo: Saraiva, 2009.

Notas fiscais eletrônicas. Disponível em: <https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/perguntas_frequentes/respostas_x.asp>. Acesso em: 26 de março de 2014.

PAULA, Marco Aurélio. Cadastro de Produto – O Coração do Sistema de Gestão. Blog Maio 2011. Disponível em:< http://www.idoc.net.br/blog/2011/05/cadastro-de-produto-%E2%80%93-coracao-sistema-de-gestao/>. Acesso em: 02 abril 2014.

PAOLIELLO, Cláudio de Mello; FURTADO, Antônio Luz. Sistema de Informação para Comércio Eletrônico. PUC-RioInf.MCC27/04 Julho, 2004. Disponível em: < ftp://ftp.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/04_27_paoliello.pdf>. Acesso em: 02 abril 2014.

ANEXOS

Pesquisa:

1) Por quantos setores tramita uma Nota Fiscal? Caso sejam mais de um setor, quais seriam os benefícios de um agrupamento de setores?

2) Há algum trâmite diferente para as Notas Fiscais?

3) Qualquer colaborador estaria apto a desempenhar as atividades deste setor?

4) Quais seriam as consequências, caso houvesse erro em algum dos campos do cadastro de determinado item?

5) Como foi a escolha desse lugar para esse setor?

6) Houve um dialogo com a arquiteta para a escolha desse lugar?

7) A um caminho diferente para as notas fiscais?

1° entrevista:

Nome: Ana Paula Alves Kuhn Castro

Setor: Cadastro de Mercadorias

Respostas:

1) Passa por três setores, os benefícios seriam a agilidade do serviço e também o grau de informação.

2) Não

3) Não, pois o colaborador deve ter primeiramente um treinamento e se adequar à forma de trabalho.

4) Tanto a empresa, quanto o consumidor, pois pode influenciar no valor final da mercadoria.

5) Não foi uma escolha correta, pois o melhor seria juntar os setores para dar melhor agilidade no serviço.

6) Não

7) Sim, as notas de empresas de pequeno porte, passam primeiramente pelo caixa central, logo após, pelo financeiro, que é repassada para o lançamento e por final, para o cadastro de mercadorias.

2° entrevista

Nome: Eduardo Jandt Lemos

Cargo: Cadastro de Mercadorias

Respostas:

1) As notas recebidas tramitam por 3(três) setores, sendo eles respectivamente, recebimento de mercadorias, cadastro de mercadorias, e financeiro. Os benefícios de um agrupamento destes setores seriam, agilidade do serviço e melhoria na comunicação entre os responsáveis de cada setor.

2) Não

3) Em um primeiro momento, não. Pois seria necessário passar por um treinamento para adquirir conhecimento e então estar apto.

4) As consequências são várias, a mais relevante e grave seria em relação a tributação, pois um erro como este poderia acarretar em multa para empresa.

5) A escolha foi feita de acordo com as necessidades do setor, principalmente a necessidade de estar próxima as mercadorias para proceder ao cadastramento.

6) Sim, pois embora a arquiteta responsável tenha o conhecimento técnico para saber a melhor posição e local para o setor, os profissionais atuantes deste são os que realmente sabem das necessidades. Então se faz extremamente necessário o diálogo.

...

Baixar como  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »