TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção De 1ª Para 3ª Idade

Pesquisas Acadêmicas: Atenção De 1ª Para 3ª Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto “Atenção de 1ª para a 3ª idade, ler para alegrar, escrever para ajudar”

1. Conteúdo da apresentação:

O projeto contempla os 3 itens especificados : melhora a qualidade de vida do idosos, estimula a sua participação e promove a integração geracional.

Relação custo/benefício :

O projeto é desenvolvido sem a necessidade de verbas especiais, uma vez que a campanha de solidariedade para arrecadação de donativos, são os pais e comunidade que participam com as doações. O transporte utilizado pelas crianças da escola para as visitas mensais ao asilo, além de cobrar um preço mais acessível que os demais devido a causa nobre, é pago pelos pais. Vez por outra a própria prefeitura municipal nos fornece um ônibus ou van gratuitamente. Os prêmios do bingo e os presentes de natal também são financiados pelos pais das crianças e comunidade onde está inserida a escola. Portanto não existe custo a ser contabilizado. O projeto se auto sustenta.

Número de beneficiados :

O número de beneficiados depende do ano. Minha turma de alunos, é sempre constituída por 32 alunos e o asilo que vistamos já por alguns anos tem aproximadamente 25 idosas e se localiza em Santo André. Em alguns anos, consegui a adesão de outras professoras com seus alunos para a realização do projeto, podendo assim, contemplar outro asilo com mais ou menos 100 idosos, este em São Bernardo do Campo, porém não é todo ano que isso acontece. Quanto mais professoras aderirem ao projeto, mais idosos serão beneficiados.

Área de abrangência :

A área de abrangência do projeto por enquanto é São Bernardo do Campo, mais especificamente o bairro Paulicéia, onde se localiza a escola em S.B.C. e em Santo André, onde está localizado o asilo.

2. Roteiro:

Título : “Atenção de 1ª para a 3ª idade, ler para alegrar, escrever para ajudar”

Entidade Responsável : E.M.E.B. Caetano de Campos

Rua Miragaia, 848

Bairro Paulicéia

São Bernardo do Campo – SP

Tel/fax : 41784858

Autor(a) : Vânia Aparecida Orlando de Almeida

Professora de Educação Infantil há 26 anos, 21 dos quais na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Professora Universitária do curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta em São Bernardo do Campo, formada em Educação Artística ( Licenciatura Plena) e Pedagogia, ministrante de cursos e oficinas para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) na área de alfabetização, participante de vários cursos e palestras com Délia Lerner, Emília Ferreiro, Telma Weisz entre outros.

Justificativa

Já há algum tempo venho observando que o descaso, desrespeito e falta de paciência por parte da maioria dos jovens para com os idosos vem crescendo bastante ultimamente. Tenho verificado isso em matérias de jornais, revistas , TV e em algumas falas das crianças nos momentos da rotina escolar, como a roda de conversa, onde entre outras coisas, narram fatos e citam situações ocorridos em sua casa, família, vizinhança, etc que me despertaram o interesse em envolver esse tema diante da necessidade por mim detectada. Considerei então, que seria bem interessante e oportuno atrelar esse tema transversal – Respeito e valorização do idoso – ao meu projeto de alfabetização, iniciando desde a infância a formação de valores e atitudes importantes para o exercício da cidadania e solidariedade.

Objetivos Gerais :

Na eterna busca de alfabetizar de maneira mais significativa e contextualizada socialmente possível, onde o empenho dos alunos em aprender é visivelmente maior, pensei em desenvolver conteúdos de leitura e escrita através de um projeto, cujo produto final compartilhado com as crianças, fosse a elaboração de uma campanha de solidariedade destinada aos idosos de um asilo. Desta forma, levaria ainda um pouco de carinho e atenção aos idosos de um asilo, garantindo-lhes momentos de alegria e distração junto ao convívio de crianças.

Objetivos Específicos :

Com o projeto os alunos em relação aos idosos deveriam se tornar capazes de :

 respeitá-los, tratando-os com carinho, atenção e paciência

 ajudá-los, começando pelos de sua família, em suas necessidades e limitações

 conhecer e saber informar alguns de seus direitos na sociedade ( ônibus, filas, descontos, etc)

 conhecer e saber informar alguns hábitos alimentares, além de algumas atividades físicas e mentais que contribuam para uma vida melhor e mais saudável.

Em Alfabetização :

 Falar – expor opiniões, fatos e idéias;

 Ouvir – com atenção nas situações de interação com os idosos do asilo, no dia a dia com os idosos de sua família, etc

 Ler , escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;

 Identificar diferentes estruturas de textos;

 Observar e refletir acerca das propriedades da escrita ( letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, posição das mesmas nas palavras, etc)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com