TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DAS MULHERES FÉRTEIS NA COMUNIDADE DA RUA DA PAZ E IDENTIFICAÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE ASSISTÊNCI

Por:   •  5/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA E SERVIÇO SOCIAL I

DILMA OLIVEIRA SANTANA

NUBIA SILVA SOUZA CARDOSO

PERFIL DAS MULHERES FÉRTEIS NA COMUNIDADE DA RUA DA PAZ E IDENTIFICAÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE ASSISTÊNCIA E A NECESSIDADE DO ACESSO À ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER

CAMAÇARI – BA

2014

[pic 2]

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR

DILMA OLIVEIRA SANTANA

NUBIA SILVA SOUZA CARDOSO

PERFIL DAS MULHERES FÉRTEIS NA COMUNIDADE DA RUA DA PAZ E IDENTIFICAÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE ASSISTÊNCIA E A NECESSIDADE DO ACESSO À ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER

Pesquisa de Campo apresentado á disciplina Pesquisa e Serviço Social I do curso de Serviço Social, da Universidade Salvador – UNIFACS, para obtenção de crédito, sob a orientação da Prof.ª Monica de Souza Massa. Tutora: Emanuele Pereira.

CAMAÇARI – BA


2014

INTRODUÇÃO

No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Na década de 80 a discussão sobre saúde materno-infantil e saúde integral da mulher evoluiu para a saúde reprodutiva, que representa uma ruptura com a ideia de reprodução como um dever para situar como um direito. Sendo um conceito inovador porque incorpora explicitamente os homens na dimensão reprodutiva e inclui a noção de saúde sexual (BRASIL, 2004).

A definição de saúde reprodutiva adoptada pela Organização Mundial da Saúde, em 1988, foi ampliada e consolidada na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), no Cairo, em 1994, na qual os governos se comprometeram, até à data limite de 2015, a assegurar o acesso de todas as pessoas aos cuidados de saúde primárias e aos serviços de saúde reprodutiva.

O acesso aos estes serviços e a aconselhamento, incluindo planejamento familiar, traduz-se em benefícios diretos para a saúde de mães e filhos, permitindo àquelas uma participação na vida económica e social. O estatuto social é decisivo para a saúde reprodutiva e esta é decisiva para as mulheres, mas também para a geração seguinte.

Segundo Corral (2000 apud BRASIL, 2004), as dificuldades enfrentadas pelas mulheres podem ser demonstradas pela diferenciação dos salários entre elas e os homens, mesmo quando realizam trabalhos idênticos, e também pelo crescimento do número de famílias pobres chefiadas exclusivamente por mulheres. Para essa autora, muitos fatores devem ser analisados para se identificar as desigualdades existentes no Brasil.

De acordo com esses estudos o Ministério da Saúde vem desenvolvendo, por meio da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, em iniciativas integradas com a Área Técnica de Saúde da Mulher e intersetorialmente, ações para que a atenção à mulher adolescente ocorra segundo os parâmetros dos direitos sexuais e reprodutivos e da co-responsabilidade masculina na reprodução e na contracepção, como no planejamento familiar.

Também ressaltou que com a progressiva antecipação do início da puberdade, verificada desde 1940, e o consequente decréscimo na idade da menarca, a capacidade reprodutiva se instala mais cedo e a competência social, para a constituição de uma família, acontece mais tarde. Esse hiato provoca maior exposição à maternidade precoce.

TEMA

Perfil das mulheres férteis na comunidade da Rua da Paz e identificação das questões sobre assistência e a necessidade do acesso à assistência integral à saúde da mulher.

PROBLEMA

A mulher com idade fértil está sendo atendida na rede integral conforme as normas e diretrizes do ministério da saúde? Qual o perfil destas mulheres?

HIPOTESE

Infelizmente, o atendimento as mulheres em idade fértil não tem sido realizado de forma ampla devido a vários fatores cruciais para que ocorra esse tipo de atendimento, entre eles se podem citar, a falta de informação para essas mulheres, disponibilidade de dinheiro para tratamento, dificuldade de locomoção e outros. O perfil destas mulheres é a população feminina em idade fértil na comunidade da Rua da Paz.

JUSTIFICATIVA

O trabalho proposto, busca descrever o perfil das mulheres em idade fértil, poderá contribuir na identificação das questões sobre assistência e a necessidade do acesso à assistência integral à saúde da mulher, tornando-se relevante para pesquisas futuras.

OBJETIVOS

Investigar as necessidades básicas insatisfeitas a partir da análise de um índice sintético, construído segundo características das condições domiciliares, tais como, tipo de moradia, forma de abastecimento de água e de coleta de esgoto.

Realizar uma análise da fecundidade destas mulheres, o qual discute o comportamento por idade das diversas coortes, a evolução da taxa de fecundidade total, e da idade média da fecundidade destas coortes de mulheres.

Identifica as mudanças ocorridas na situação da saúde e da nutrição

MÉTODOS

Utilizou-se do método exploratório de estudo, realizando vinte entrevistas individuais a mulheres com idades entre os 15 e 49 anos, residentes na Rua da Paz.

Todas as entrevistas seguindo-se a sua transcrição integral. Na análise dos dados utilizaram-se procedimentos de análise de conteúdo, procedendo-se a uma análise categorial temática.

                                      QUESTIONÁRIO

1- Quantas pessoas moram com você? (incluindo filhos, irmãos, parentes e amigos (Marque apenas uma resposta) 

 (A) Uma a três

(B) Quatro a sete

(C) Oito a dez

(D) Mais de dez

2- A casa onde você mora é? (Marque apenas uma resposta)

(A) Própria

(B) Alugada

(C) Cedida

3-Qual é o seu nível de escolaridade? (Marque apenas uma resposta)

(A) Da 1ª à 8ª série

(B) Ensino Médio (antigo 2º grau)

(D) Ensino Superior

(E) Especialização

(F) Analfabeto

4- Somando a sua renda com a renda das pessoas que moram com você, quanto é, aproximadamente, a renda familiar mensal? (Marque apenas uma resposta)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (697.5 Kb)   docx (193.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com